A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sessão Especial de Bolsa Oferta Pública de Venda de 26,35% do capital social da SCT Veríssimo Pinto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sessão Especial de Bolsa Oferta Pública de Venda de 26,35% do capital social da SCT Veríssimo Pinto."— Transcrição da apresentação:

1 Sessão Especial de Bolsa Oferta Pública de Venda de 26,35% do capital social da SCT Veríssimo Pinto

2 2 A procura foi 2 vezes superior a quantidade disponível. Procura Total para acções. Oferta Pública de Venda Foi um SUCESSO!

3 3 Privatização da Sociedade Cabo-verdina de Tabacos, S.A.  A OPV é parte de um processo integrado que visa a privatização de 77,5% do capital social da SCT, correspondente a acções pertencentes ao Estado de Cabo Verde.  A Privatização Integra:  Uma venda, por concurso limitado, destinado a um agrupamento de pessoas colectivas nacionais e/ou estrangeiras, de um bloco indivisível de acções correspondente a 51,15% do capital social da SCT  Uma Oferta Publica de Venda de acções representativas de 26,35% do capital social da SCT

4 4 Distribuição de acções por segmento Tranche Quantidade %Capital Social da SCT Trabalhadores ,9% Público em Geral ,48% Total % OPV:28 de Novembro a 9 de Dezembro Registada na Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários sob o número 001/2005

5 5 Consórcio de colocação Liderança

6 6 RESULTADOS DO SEGMENTO RESERVADO AOS TRABALHADORES Oferta Pública de Venda Oferta Pública de Venda

7 7 Preço de venda do segmento Trabalhadores e condições Preço – OPV 5.700$00 Máximo por Subscritor 226 Mínimo por Subscritor 30 Ordens em Múltiplos de 2 O Prospecto estabelece que as acções eventualmente não colocadas no segmente reservado a Trabalhadores acrescem às acções que integram o segmento Público em Geral, ao preço previsto para as acções que integram este segmento.

8 8 Critérios de rateio do segmento Trabalhadores  Conforme estipulado no Prospecto a atribuição das acções fez-se de acordo com os seguintes critérios:  (a)atribuição de Acções proporcionalmente à quantidade da ordem não satisfeita;  (b)satisfação das ordens que mais próximo ficarem da atribuição de um lote e, em caso de igualdade de condições, sorteio.

9 9 Segmento Trabalhadores: Resultado da OPV PROCURAEFECTUADO Nº Ordens38 Quantidade5.394 Valor (cve) ,00

10 10 Segmento Trabalhadores: Resultado da OPV

11 11 RESULTADOS DO SEGMENTO RESERVADO AO PÚBLICO EM GERAL Oferta Pública de Venda Oferta Pública de Venda

12 12 Preço de venda do segmento Público em Geral e condições Preço - OPV 6.335$00 Máximo por Subscritor Mínimo por Subscritor 2 Ordens em Múltiplos de 2 Conforme descrito no Prospecto poderão ser acrescidas as Acções não colocadas no segmento Trabalhadores, ao preço previsto para as Acções deste segmento.

13 13 Critérios de rateio do segmento Público em Geral  Conforme estipulado no Prospecto a atribuição das acções fez-se de acordo com os seguintes critérios:  (a)atribuição de Acções proporcionalmente à quantidade da ordem não satisfeita;  (b)satisfação das ordens que mais próximo ficarem da atribuição de um lote e, em caso de igualdade de condições, sorteio.

14 14 Segmento Público em Geral : Resultados da OPV PROCURAEFECTUADO Nº Ordens210 Quantidade Valor (cve) , ,00 Factor de rateio:(0, )

15 15 Segmento Público em Geral : Resultados da OPV

16 16 RESULTADOS TOTAIS Oferta Pública de Venda Oferta Pública de Venda

17 17 Resultados Globais da Oferta Pública de Venda PROCURA VÁLIDAEFECTUADO N. ORDENS QUANT. VALOR (cve) Trabalhadores ,00 Público em Geral ,00 Total OPV ,00

18 18 Resultados Globais da Oferta Pública de Venda

19 19 O Papel da Bolsa de Valores de Cabo Verde  Decorridos apenas 6 meses de Actividade:  A Intermediação da Bolsa possibilitou o Estado o encaixe de ,00 ECV;  Permitiu a criação de uma nova alternativa de aplicação de poupanças;  A Abertura na Bolsa com 44 Obrigações do Tesouro Nova Série e 3 Empresas, constituirá um novo paradigma no Sistema Financeiro;  Num contexto de rigor, de transparência e de salvaguarda dos interesses nacionais e dos accionistas.

20 20 Admissão à negociação  Terá lugar no dia 15 de Dezembro de  Código: SCT ISIN: CVSCTOAM0007  Vantagens:  As acções de uma empresa cotada em bolsa têm um valor de mercado justo, determinado pelo encontro entre a oferta e a procura.  A admissão em bolsa é, também, potenciador de liquidez, o que incentiva os investidores a alocarem os seus consumos para períodos futuros de maior utilidade, através dos valores mobiliários, com a segurança de que podem desfazer-se de uma posição accionista a um preço justo e sem as complicações que hoje é nossa realidade.

21 21 Atenção às Práticas de Corporate Governance!  Nas empresas de capital disperso e, principalmente aquelas cotadas em Bolsa de Valores, é inevitável a separação entre a propriedade e a gestão das empresas. Os accionistas (os proprietários da empresa) delegam assim poderes aos gestores  A adopção de boas práticas de Governo das Sociedades, constitui um conjunto de mecanismos através dos quais os investidores tentam mitigar o risco de apropriação indevida, por parte de accionistas maioritários ou por parte dos gestores da empresa, de parcela da rendibilidade do seu investimento.

22 22 Atenção às Práticas de Corporate Governance!  As sociedades cotadas em Bolsa devem estar à altura das expectativas nelas depositadas pelos investidores. Nesta conformidade, cada empresa deve ser administrada e gerida em benefício de todos os accionistas e não em função de interesses de determinados grupos de accionistas ou para o benefício de determinados elementos da Administração.

23 23 Lista Parcial das Melhores Práticas de Governo das Sociedades  O primado da informação relevante, fidedigna e em bases regulares;  A eleição de um representante que defende os interesses dos pequenos accionistas, que monitorize a gestão da empresa e com influência significativa na tomada de decisões;  Incentivo ao exercício do direito de voto  Tratamento equitativo dos accionistas

24 Sessão Especial de Bolsa Oferta Pública de Venda de 26,35% do capital social da SCT Veríssimo Pinto


Carregar ppt "Sessão Especial de Bolsa Oferta Pública de Venda de 26,35% do capital social da SCT Veríssimo Pinto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google