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Profa. Karina. Dado x Informação O que é DADO? O que é Informação?

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Apresentação em tema: "Profa. Karina. Dado x Informação O que é DADO? O que é Informação?"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Karina

2 Dado x Informação O que é DADO? O que é Informação?

3 ◦ Qualquer tipo de material em formato desorganizado que geralmente não tem significado próprio isoladamente. ◦ Elemento da informa ç ão, um conjunto de letras, n ú meros ou d í gitos, que tomado isoladamente não transmite nenhum conhecimento, ou seja, não cont é m um significado claro.

4 ◦ Simples observações sobre o estado do mundo; ◦ Fragmentos sem relevância isoladamente; ◦ Peça de quebra-cabeça;

5 Dado Código, Descrição, Quantidade, Estoque Mínimo, Localização, Valor Unitário e Valor Estoque são dados

6 Dado OBS: Dado seria cada uma das linhas da tabela acima, isoladas.

7 ◦ Forma final da transformação/ processamento dos dados originais, em algo com valor e significado para o usuário. ◦ Todo o dado trabalhado, ú til, tratado, com valor significativo atribu í do ou agregado a ele e com um sentido natural e l ó gico para quem usa a informa ç ão.

8 ◦ Dados processados e dotados de relevância própria; ◦ Possui significado claro; ◦ Quebra-cabeça montado;

9 Informação Valor Estoque = quantidade * valor unitário PROGRAMA: CONSULTA DE ESTOQUE

10 Informação Mensagem só aparece se Quant Min < Quantidade PROGRAMA: CONSULTA DE ESTOQUE Solicitar compra de peça! Quantidade real < Estoque mínimo

11 DADOS Quando? (dia / Hora) Quanto? (litros, valor) Como Pagou? (cartão, dinheiro, etc) Qual veículo? (marca/ chapa) Quem? (cliente) Cliente abastece num posto de gasolina: INFORMAÇÃO Porque o escolheu o posto? O cliente é assíduo? O cliente tem crédito?

12 A transformação de dados em informação é um processo ou uma série de tarefas logicamente relacionadas, executadas para atingir um resultado definido. O processo de definição das relações entre dados requer conhecimento.

13 Processo Conjunto de tarefas logicamente relacionadas desenvolvidas para atingir um resultado específico. É ação de transformar DADOS em INFORMAÇÃO

14 Processo

15 Processo

16 ◦ Informação valiosa da mente humana; ◦ Experiência adquirida pela vivência, pela atuação e por interpretação pessoal; ◦ Algo pessoal de difícil transferência e de captura em máquinas; ◦ Adquirido através da prática. O que é conhecimento?

17 ◦ Não necessita estar diretamente atrelada a uma informação; ◦ Inclui reflexão, síntese, contexto, percepção, é influenciado por outros conhecimentos prévios;

18 Conhecimento Será que existe necessidade real da compra do material? PROGRAMA: CONSULTA DE ESTOQUE Solicitar compra de peça! Quantidade real < Estoque mínimo

19  Conjunto de conhecimentos e técnicas ligadas ao tratamento racional e automático da informação, através do uso de sistemas computacionais.

20 ◦ É um ativo nas organizações. É tratada atualmente como um bem; ◦ Representa a inteligência competitiva; ◦ Domínio da tecnologia para controle das informações – TI (tecnologia da informação) e SI (sistemas de informação); ◦ Auxilia na identificação de ameaças e oportunidades para a empresa;

21 ◦ É a base para a tomada de decisões gerenciais; ◦ Diferencial para empresas e profissionais que desejam se destacar; ◦ Mercado globalizado - a informação é estratégica na competição mercadológica; ◦ Crucial para o sucesso das organizações; ◦ Novas estruturas organizacionais, valorizando a informação;

22  Um sistema é um conjunto de elementos ou componentes que interagem para atingir metas ou objetivos. Entrada Processamento Saída Feedback

23 A todo sistema devem ser associadas as razões de sua existência, de modo que seus elementos possam ser devidamente entendidos. Essas razões constituem-se os “objetivos” do sistema e estão diretamente relacionadas às saídas que o sistema produz.

24  Um automóvel pode se definido, numa versão simplista de suas razões, como um sistema do qual se quer “movimento dirigido com transporte de carga”. Transporta pessoas, cargas e animais Trabalho dirigido (força aplicada); Fonte geradora de energia;

25  Uma Padaria - Objetivo: produzir pães e comercializá-los; Transformar insumos em um novo produto; Satisfazer as necessidades dos clientes; Tornar a relação custo x beneficio favorável para gerar lucro e crescimento da empresa; Vender outros produtos;

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27 É uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback, apoiando o controle, a coordenação e a tomada de decisão em uma organização; auxiliam gerentes e funcionários a analisar problemas, visualizar soluções e a criar novos produtos.

28 Os sistemas de informação podem ser manuais ou computadorizados. Sistema de Informação

29 O sistema de informação baseado em computador (SIBC) é composto pelo hardware, software, banco de dados, telecomunicações, pessoas e procedimentos, que estão configurados para coletar manipular, armazenar e processar dados em informação. Recursos e Tecnologias dos Sistemas de Informação

30  Recursos de Hardware: consiste no equipamento do computador usado para executar as atividades de entrada, processamento e saída.  Recursos de Software: consistem nos programas e nas instruções dadas ao computador e ao usuário.  Recursos de Base de Conhecimento: é uma coleção organizada de fatos e informações. O banco de dados de uma empresa pode conter fatos e informações sobre clientes, empregados, estoque, informações sobre vendas de concorrentes.  Recursos de rede: permitem às empresas ligar os computadores em verdadeiras redes de trabalho. Recursos e Tecnologias dos Sistemas de Informação

31  Recursos Humanos: elemento mais importante na maior parte dos sistemas de informação baseado em computador. Os profissionais de sistemas de informação incluem todas as pessoas que gerenciam, executam, programam e mantêm o sistema do computador. Os usuários são administradores, tomadores de decisões, empregados e outros que utilizam o computador em seu benefício. Alguns usuários de computador também são profissionais de SI.  Procedimentos: incluem as estratégias, políticas, métodos e regras usadas pelo homem para operar o SIBC. Por exemplo, alguns procedimentos descrevem quando cada programa deve ser rodado ou executado. Outros procedimentos descrevem quem pode ter acesso a certas informações em um banco de dados. Recursos e Tecnologias dos Sistemas de Informação

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35 1. Produzir informações realmente necessárias, confiáveis, em tempo hábil e com custo condizente, atendendo aos requisitos operacionais e gerenciais de tomada de decisão. 2. Ter por base diretrizes capazes de assegurar a realização dos objetivos, de maneira direta, simples e eficiente. 3. Integrar-se à estrutura da organização e auxiliar na coordenação das diferentes unidades organizacionais (departamentos, divisões, diretorias, etc.) por ele interligado. Características de um Sistema de Informação

36 4. Ter um fluxo de procedimentos (internos e externos ao processamento) racional, integrado, rápido e de menor custo possível. 5. Contar com dispositivos de controle interno que garantam a confiabilidade das informações de saída e adequada proteção aos dados controlados pelo sistema 6. Ser simples, seguro e rápido em sua operação. Características de um Sistema de Informação

37 Os sistemas de informação desempenham 3 papéis vitais em qualquer tipo de organização:  Suporte de seus processos e operações.  Suporte na tomada de decisões de seus funcionários e gerentes.  Suporte em suas estratégias em busca de vantagem competitiva. Os papéis principais do sistema de informações na empresa

38 Exemplo: Estudo de Caso de uma loja de varejo Suporte dos processos e operações da loja de varejo A maioria das lojas de varejo utiliza sistema de informação computadorizado para registrar compras efetuadas por seus clientes, administrar estoque, pagar funcionários, adquirir novas mercadorias. Suporte na tomada de decisões de seus funcionários e gerentes Os sistemas de informação também ajudam os gerentes de loja a tomarem melhores decisões na tentativa de obter uma vantagem competitiva e estratégica. As decisões sobre quais linhas de mercadorias precisam ser adicionadas ou descontinuadas, ou sobre o tipo de investimento que elas exigem são normalmente tomadas depois de uma análise fornecida por sistemas de informação computadorizados.

39  Apoio à vantagem estratégica A conquista de uma vantagem estratégica sobre os concorrentes requer o uso inovador da tecnologia de informação. Os gerentes de loja poderiam, por exemplo, tomar a decisão de instalar um sistema computadorizado de pedidos por catálogos em monitores acionados pelo tato em todas as suas lojas, conjugado com sistemas de pedidos por telefone controlados por computador pelo site via Internet. Isto poderia atrair novos clientes e afastar clientes das lojas concorrentes por causa da facilidade de pedir mercadorias fornecidas por tais sistemas de informação inovadores. Dessa forma sistemas de informação estratégicos podem ajudar a fornecer produtos e serviços que conferem a uma organização uma vantagem comparativa sobre seus concorrentes.

40 Vantagem sobre o concorrente melhores decisões na tentativa de obter uma vantagem competitiva e estratégica. registrar compras efetuadas por seus clientes, administrar estoque, etc

41 Sistemas de Informação Sistemas de Apoio as Operações Sistemas de Apoio Gerenciais Sistemas de Processament o de Transações Sistemas de Controle de Processos Sistemas Colaborativos Sistemas de Informação Gerencial Sistemas de Apoio à Decisão Sistemas de Informação Executiva Apoio à tomada de decisões Apoio às operações Processamento de transações Controle de Processos Industriais Colaboração entre equipes e grupos de trabalho Relatórios padronizados para gerentes Apoio interativo a decisão Tipos de Sistema de Informação

42  Sistemas de Processamento de Transações - O objetivo de muitos desses primeiros sistemas era reduzir custos. Um dos primeiros sistemas empresariais a ser computadorizado foi o sistema de folha de pagamento. - Como esses sistemas tratavam e processavam transações, eles foram chamados de sistema de processamento de transações.

43 Ex. Sistema de Folha de Pagamento

44  Sistemas de Controle de Processos ou Sistema de Fluxo de Trabalho  Monitoram e controlam processos físicos. Uma refinaria de petróleo, por exemplo, utiliza sensores eletrônicos conectados a computadores para monitorar continuamente os processos físicos e fazer reajustes (em tempo real) que controlam o processo de refino. Sistema de Apoio às Operações

45  Sistemas Colaborativos ou Sistema de Planejamento de recursos empresarias (ERP)  É um conjunto de programas integrados capaz de gerenciar as operacionais vitais de negócios de uma companhia  Aumentam as comunicações e a produtividade de equipes e grupos de trabalho. A equipe de projetos, por exemplo, podem usar o correio eletrônico e videoconferência para realizar reuniões eletrônicas e coordenar as suas atividades. Sistema de Apoio às Operações

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47  Sistemas de Informação Gerencial – (MIS – Management information system)  Começaram a ser desenvolvidos na década de 60 e são caracterizados pelo uso de sistemas de informação para produzir relatórios gerenciais. Estes relatórios ajudam administradores a executar suas obrigações.  Por exemplo, um relatório resumido dos custos totais de folha de pagamento poderia ajudar um gerente de contabilidade a prever futuros custos com folha de pagamento. Esse mesmo relatório pode ser útil para o gerente de produção para ajudar a monitorar e controlar os custos do trabalho e das tarefas. Sistema de Apoio Gerencial

48 Banco de Dados Comum Sistema de Informação Gerencial de manufatura Sistema de Informação Gerencial de Marketing Sistema de Informação Gerencial Financeira Outros sistemas de Informação Gerencial Sistema de Processamento de Transição

49  Sistema de Apoio a Decisão  Nas décadas de 70 e 80, grandes aperfeiçoamento na tecnologia resultaram em sistemas de informação que custavam menos e eram mais poderosos. Pessoas de todos os níveis da empresa passaram a utilizar microcomputadores para fazer uma variedade de tarefas; elas não dependiam mais de um setor de sistema de informação para realizar as suas atividades. Durante esse período foi reconhecido que sistemas de informação baseado em computadores poderiam dar apoio adicional de tomada de decisão. Os sistemas de apoio à decisão vão além da emissão de relatórios, fornecendo alternativas para auxiliar na decisão final de gerentes e administradores. Assim, sistemas de apoio à decisão são de extrema importância para o auxílio na resolução de problemas complexos. Sistema de Apoio Gerencial

50  Sistema de Informação Executiva  Fornecem informações críticas em quadros de fácil visualização para uma multiplicidade de gerentes. Os altos executivos, por exemplo, podem utilizar terminais acionados por toque para visualizarem instantaneamente textos e gráficos que destacam áreas fundamentais de desempenho organizacional e competitivo. Sistema de Apoio Gerencial

51  Inteligência Artificial : as organizações freqüentemente usam sistemas baseados na noção da Inteligência Artificial (IA), na qual um sistema de computador toma as características da inteligência humana. A IA inclui os sistemas especialistas e realidade virtual  Um sistema especialista (ES – Expert System) é um sistema de informação baseado em conhecimento que pode fazer sugestões e chegar a conclusões de modo bem semelhante ao de um profissional especialista.  Realidade Virtual – Refere-se à realidade virtual imersiva, o que significa o usuário se colocar totalmente imerso em um mundo artificial, tridimensional e completamente ferado por computador. Outros tipos de Sistema de Informação

52  Sistemas de Informação Estratégica: aplicam a tecnologia de informação aos produtos, serviços ou processos de negócios de uma empresa para ajudá-la a obter uma vantagem estratégica sobre seus concorrentes. Sistema de Apoio Gerencial

53 Para identificar um sistema de informação você deve analisar:  As pessoas, os recursos de hardware, software, redes e dados que o sistema utiliza;  Os tipos de produtos de informação que eles produzem;  O modo como os sistemas executam as atividades de entrada, processamento, saída, armazenamento e controle;  Como o sistema de informação apóia a tomada de decisão gerencial ou a busca de vantagem competitiva da empresa.


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