A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PECS e TEACCH: além do contexto escolar Equipe TEACCH Juliana Campos de Jesus PECS e TEACCH: além do contexto escolar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PECS e TEACCH: além do contexto escolar Equipe TEACCH Juliana Campos de Jesus PECS e TEACCH: além do contexto escolar."— Transcrição da apresentação:

1 PECS e TEACCH: além do contexto escolar Equipe TEACCH Juliana Campos de Jesus PECS e TEACCH: além do contexto escolar

2 Características Comportamentos disruptivos Dificuldades em generalização AUTISMOAUTISMO PECS e TEACCH: além do contexto escolarAPAE-CL

3 TEACCH Intervenção continua e estruturada Uso de estímulos visuais Sistema avaliativo Comunicação alternativa Adaptação do ambiente e dos materiais PECS e TEACCH: além do contexto escolarAPAE-CL

4  Tecnologia Assistiva PECS (Picture Exchange Communication System): Consiste em uma forma de comunicação por meio da troca de estímulos visuais por objetos ou atividades de interesse. Tem como objetivo ensinar comportamento verbal não vocal a indivíduos com déficit no repertório verbal para que eles possam se comunicar funcionalmente (FROST E BONDY, 1994). PECS e TEACCH: além do contexto escolarAPAE-CL

5 Objetivo geral Generalizar o uso das figuras do PECS, aprendidos através da aplicação do método TEACCH, para o contexto familiar. PECS e TEACCH: além do contexto escolarAPAE-CL

6 Objetivos Específicos  Favorecer o uso da comunicação através das figuras no ambiente familiar;  Facilitar a independência na comunicação e a orientação de rotinas do ambiente familiar;  Capacitar os familiares quanto ao uso das figuras;  Adaptar o ambiente familiar a fim de estruturá-lo;  Criar agenda de atividades;  Facilitar a comunicação de alterações nas rotinas. PECS e TEACCH: além do contexto escolarAPAE-CL

7

8  25 anos, gênero feminino;  Diagnóstico: Transtorno do Espectro Autista;  Escolaridade: 4º período do EJA;  Principais Características;  Ambiente familiar e rotinas. PECS e TEACCH: além do contexto escolarAPAE-CL

9  Levantar as queixas referentes ao comportamento da aluna em casa: Dormir, esperar o transporte, escovar os dentes, sair para passear, vestir o uniforme, esperar o jantar; ajudar na faxina e aceitar alterações na rotina. PECS e TEACCH: além do contexto escolarAPAE-CL

10 Sequência da Rotina Diária SegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábadoDomingo 1 Escovar os dentes 2Lazer Figura a escolha dos pais (passeio e outros) 3Banho 4 Uniforme da escola Almoçar 5 Figura a escolha dos pais (passeio e outros) 6Sentar Jantar 7 Atividade da APAE Dormir 8Jantar 9Dormir PECS e TEACCH: além do contexto escolarAPAE-CL

11 Figuras (PECS ) SinalizadorFoto PECS e TEACCH: além do contexto escolarAPAE-CL

12  Agenda (painel) Espaço de emparelhamento do sinalizador Rotina diária posicionada conforme a sequência das ações PECS e TEACCH: além do contexto escolarAPAE-CL

13  Boardmaker PECS e TEACCH: além do contexto escolarAPAE-CL

14  Encontros realizados na APAE-CL e residência;  Instrução teórica e prática sobre a comunicação por figuras;  Apresentação aos estímulos utilizados na pesquisa;  Adaptação da casa ao material;  Acompanhamento familiar. PECS e TEACCH: além do contexto escolarAPAE-CL

15

16  A aluna deveria seguir a sequência da agenda;  A aluna recebia um estímulo sinalizador que a direcionava até o painel;  A aluna deveria: Dirigir-se ao painel de atividades, pegar sempre a primeira figura da agenda, fazer o emparelhamento dela junto à outra figura idêntica no local adequado;  A agenda podia sofrer alterações de acordo com a necessidade da família. PECS e TEACCH: além do contexto escolarAPAE-CL

17  Ajudas Níveis de Ajuda 0Recusa 1Ajuda Total 2Ajuda Gestual 3Ajuda Verbal 4Sem Ajuda  Dias da semana  Folhas de registro  Fotos e filmagens PECS e TEACCH: além do contexto escolarAPAE-CL

18 SEG.TER.QUAR.QUIN.SEX.SAB.DOM. Escovar os dentes Lazer Banho Uniforme da escola Almoçar Sentar Atividade da APAE Jantar Dormir PECS e TEACCH: além do contexto escolarAPAE-CL

19  A intervenção durou 50 dias;  10 figuras foram usadas na comunicação;  Os gráficos registram a diminuição de ajuda e a aquisição da comunicação de maneira independente. PECS e TEACCH: além do contexto escolarAPAE-CL

20 Gráfico 1: Representação dos níveis de ajuda quanto ao comportamento de usar a figura Escovar os dentes no ambiente familiar. PECS e TEACCH: além do contexto escolarAPAE-CL

21 Gráfico 3: Representação dos níveis de ajuda quanto ao comportamento de usar a figura Lazer (Brincar) no ambiente familiar. PECS e TEACCH: além do contexto escolarAPAE-CL

22 Gráfico 3: Representação dos níveis de ajuda quanto ao comportamento de usar a figura Banho no ambiente familiar. PECS e TEACCH: além do contexto escolarAPAE-CL

23 Gráfico 4: Representação dos níveis de ajuda quanto ao comportamento de usar a figura Uniforme da APAE no ambiente familiar. PECS e TEACCH: além do contexto escolarAPAE-CL

24 Gráfico 5: Representação dos níveis de ajuda quanto ao comportamento de usar a figura Lanchar no ambiente familiar. PECS e TEACCH: além do contexto escolarAPAE-CL

25 Gráfico 6: Representação dos níveis de ajuda quanto ao comportamento de usar a figura Sentar no ambiente familiar. PECS e TEACCH: além do contexto escolarAPAE-CL

26 Gráfico 7: Representação dos níveis de ajuda quanto ao comportamento de usar a figura Estudar no ambiente familiar. PECS e TEACCH: além do contexto escolarAPAE-CL

27 Gráfico 8: Representação dos níveis de ajuda quanto ao comportamento de usar a figura Lanchar no ambiente familiar. PECS e TEACCH: além do contexto escolarAPAE-CL

28 Gráfico 9: Representação dos níveis de ajuda quanto ao comportamento de usar a figura Relaxar no ambiente familiar. PECS e TEACCH: além do contexto escolarAPAE-CL

29 Gr á fico 10: Representa ç ão dos n í veis de ajuda quanto ao comportamento de usar a figura Mercado/ Restaurante no ambiente familiar. PECS e TEACCH: além do contexto escolarAPAE-CL

30 Gr á fico 11: Representa ç ão dos n í veis de ajuda quanto ao comportamento de usar a figura Faxina no ambiente familiar. PECS e TEACCH: além do contexto escolarAPAE-CL

31  Número significativo de respostas sem ajuda em todos os comportamentos;  Generalização das figuras já utilizadas na APAE para o contexto familiar;  Ausência de respostas com ajuda verbal;  Melhor compreensão das rotinas familiares e alterações da mesma;  A intervenção contribuiu para que a aluna: dormisse no horário estipulado, sentasse de forma apropriada enquanto esperava pela Van,esperasse o jantar realizando uma atividade. PECS e TEACCH: além do contexto escolarAPAE-CL

32  Passear: mostrou aos familiares que a compreensão que eles tinham de que a aluna não gostava de sair estava errada, pois foram observadas iniciativas de uso independente da mesma.  A aluna demonstrou independência em realizar as atividades e em escolher as atividades a serem realizadas;  Em alguns momentos demonstrou autonomia ao mudar a rotina das atividades;  Perante o acima exposto, ressalta-se a necessidade de permanência da intervenção para o ambiente de casa, assim como ampliação do numero de figuras a serem utilizados, a fim de favorecer melhoria da comunicação e orientação a J. PECS e TEACCH: além do contexto escolarAPAE-CL

33 Juliana Campos de Jesus - Psicóloga Viviane Anastácia de Souza – Psicóloga Daniel Augusto Fonseca – Terapeuta Ocupacional Renata Miranda Gonçalves Pinto - Pedagoga Thalita Azevedo – Terapeuta Ocupacional PECS e TEACCH: além do contexto escolarAPAE-CL

34 AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Diagn ó stico e Estat í stico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR). Porto Alegre: Artmed p. BAER, D. M.; WOLF, M. M.; RISLEY, T. R. Some current dimensions of Applied Behavior Analysis. Journal of Applied Behavior Analysis,v.1, p ,1968. CALLAHAN, K.; SHUKLA- MEHTA, S.; MAGEE, S.; WIE, M. ABA Versus TEACCH: the case for defining and validating comprehensive treatment models in autism. Journal of Autism and Developmental Disorders, v.40, p.74-88, CAPELLARI, Luciene Moraes. Educação e Comunicação do autista e asperger f. Monografia (Conclusão de Curso) – Centro de Referência em Distúrbios de Aprendizagem, São Paulo. CIOLA, J. C. B.; FONSECA, M. E. G. Adapta ç ões curriculares e propostas de trabalho para crian ç as com autismo na perspectiva educacional. 2. ed. CEDAP, p. CORSELLO, C. M. Early intervention in autism. Infants & Young Children, v.18, n.2, p , ERBA, H. W. Early intervention programs for children with autism: conceptual frameworks for implementation. American Journal of Orthopsychiatry, v.70, n.1, p , FACION, J. R. Transtornos Invasivos do Desenvolvimento Associados a Graves Problemas do Comportamento: Reflexões sobre um Modelo Integrativo. Bras í lia: CORDE, p. FAZZIO, D.; MARTIN, L. G. Discrete-trials with children with autism: a self-instructional manual. Canad á : Hugo Science Press, FERNANDES, Salom é. A adequabilidade do modelo TEACCH para a promo ç ão do desenvolvimento da crian ç a com autismo f. Monografia (Conclusão de Curso) - Escola Superior de Educa ç ão Paula Frassinetti, Porto, Portugal. FROST, L. A.; BONDY, S. The Picture Exchange Communication System training manual. Cherry Hill (NJ): Pyramid Educational Consultants Inc, GADIA, C. A.; TUCHMAN, R.; ROTTA, N. T. Autismo e doen ç as invasivas de desenvolvimento. Jornal de Pediatria, v. 80, n.2, p.83-94, GREEN, G. Behavior analytic instruction for learners with autism: Advances in stimulus control technology. Focus on autism and other developmental disabilities, v.16, n.2, p , HUME, K.; ODOM, S. Effects of an Individual Work System on the independent functioning of students with autism. Journal of Autism and Developmental Disorders, v.37, p.1166 – 1180, KLIN, A. Autismo e síndrome de Asperger: uma visão geral. Revista Brasileira de Psiquiatria,v.28, n.1, p. 3-11, KUSMIERSKI, S.; HENCKEL, K. Effects of the TEACCH program on maladaptive and functional behaviors of children with autism. Department of Occupational Therapy, p , KWEE, C. S.; SAMPAIO, T. M. M.; ATHERINO, C. C. T.. Autismo: uma avalia ç ão transdisciplinar baseada no Programa Teacch. Revista CEFAC, v.11, n.2, p , 2009.

35 LAMPREIA, C. Os enfoques cognitivista e desenvolvimentista no autismo: uma an á lise preliminar. Psicologia: Reflexão e Cr í tica, v.17, n.1, p , LAMPREIA, C. Perspectivas da pesquisa prospectiva com bebês irmãos de autistas. Psicologia: Ciência e Profissão,v. 29, n.1, p , LLANEZA, D. C.; DELUKE, S. V.; BATISTA, M.; CRAWLEY, J. N.; CHRISTODULU, K. V.; FRYE, C. A. Communication, interventions, and scientific advances in autism: a commentary. Physiology & Behavior, v. 100, p , MARQUES, M. B.; MELLO, A. M. S. R. TEACCH – Treatment And Education Of Autistic And Related Communication Handicapped Children. In: Revista Terceiro Milênio. In: CAMARGOS, Jr. W. et al. Transtornos Invasivos do Desenvolvimento: 3 º Milênio. Bras í lia: CORDE, p MARTELETO, M. R. F.; SCHOEN-FERREIRA, T. H.; CHIARI, B. M.,; PERISSINOTO, J. Problemas de comportamento em crian ç as com transtorno autista. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.27, n.1, p. 5-12, MARTINS, Ana Luisa Ferreira. Avaliação dos distúrbios da linguagem no autismo infantil f. Dissertação (Mestrado em Medicina) - Universidade da Beira Interior, Faculdade de Ciências da Saúde, Covilhã. MESIBOV, G. B.; SHEA, V. The Culture of Autism: from theoretical understanding to educational practice Dispon í vel em:. Acesso em: 10 out ROSA, Kaliane Gomes Pio. Aquisi ç ão e generaliza ç ão de comportamentos em uma crian ç a com diagn ó stico de autismo f. Disserta ç ão (Mestrado em Psicologia) - Universidade Cat ó lica de Goi á s, Goi á s. PANERAI, S.; FERRANTE, L.; ZINGALE, M. Benefits of the Treatment and Education of Autistic and Communication Handicapped Children (TEACCH) programme as compared with a non-specific approach. Journal of Intellectual Disability Research, v.46, n.4, p , PELOSI, M. B. Comunica ç ão Alternativa e Suplementar. In: CAVALCANTI, A.; GALVÂO, C. (Org.) Terapia Ocupacional: Fundamenta ç ão e Pr á tica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p SADOCK; SADOCK. Transtornos Globais do desenvolvimento. In: SADOCK. Compêndio de Psiquiatria: Ciência do Comportamento e Psiquiatria Clinica. Tradu ç ão de Cl á udia Dornelles. 9. ed. Porto Alegre: Artmed, Cap. 42, p SOUZA, R. D. B.; JULIANI, J. O transtorno autista e a an á lise do comportamento Dispon í vel em:. Acesso em: 14 out


Carregar ppt "PECS e TEACCH: além do contexto escolar Equipe TEACCH Juliana Campos de Jesus PECS e TEACCH: além do contexto escolar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google