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PECS e TEACCH: além do contexto escolar

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Apresentação em tema: "PECS e TEACCH: além do contexto escolar"— Transcrição da apresentação:

1 PECS e TEACCH: além do contexto escolar
Equipe TEACCH Juliana Campos de Jesus

2 A U T I S M O PECS e TEACCH: além do contexto escolar APAE-CL
Características Comportamentos disruptivos Dificuldades em generalização A U T I S M O PECS e TEACCH: além do contexto escolar APAE-CL

3 PECS e TEACCH: além do contexto escolar APAE-CL
Intervenção continua e estruturada Uso de estímulos visuais Sistema avaliativo Comunicação alternativa Adaptação do ambiente e dos materiais PECS e TEACCH: além do contexto escolar APAE-CL

4 Comunicação alternativa
Tecnologia Assistiva PECS (Picture Exchange Communication System): Consiste em uma forma de comunicação por meio da troca de estímulos visuais por objetos ou atividades de interesse. Tem como objetivo ensinar comportamento verbal não vocal a indivíduos com déficit no repertório verbal para que eles possam se comunicar funcionalmente (FROST E BONDY, 1994). PECS e TEACCH: além do contexto escolar APAE-CL

5 Objetivos Objetivo geral
Generalizar o uso das figuras do PECS, aprendidos através da aplicação do método TEACCH, para o contexto familiar. PECS e TEACCH: além do contexto escolar APAE-CL

6 Objetivos Específicos
Favorecer o uso da comunicação através das figuras no ambiente familiar; Facilitar a independência na comunicação e a orientação de rotinas do ambiente familiar; Capacitar os familiares quanto ao uso das figuras; Adaptar o ambiente familiar a fim de estruturá-lo; Criar agenda de atividades; Facilitar a comunicação de alterações nas rotinas. PECS e TEACCH: além do contexto escolar APAE-CL

7 PROCEDIMENTOS

8 CARACTERIZAÇÃO 25 anos, gênero feminino;
Diagnóstico: Transtorno do Espectro Autista; Escolaridade: 4º período do EJA; Principais Características; Ambiente familiar e rotinas. PECS e TEACCH: além do contexto escolar APAE-CL

9 ENTREVISTA INICIAL Levantar as queixas referentes ao comportamento da aluna em casa: Dormir, esperar o transporte, escovar os dentes, sair para passear, vestir o uniforme, esperar o jantar; ajudar na faxina e aceitar alterações na rotina. PECS e TEACCH: além do contexto escolar APAE-CL

10 SEQUÊNCIA DA ROTINA DIÁRIA Sequência da Rotina Diária
Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo 1 Escovar os dentes 2 Lazer Figura a escolha dos pais (passeio e outros) 3 Banho 4 Uniforme da escola Almoçar 5 6 Sentar Jantar 7 Atividade da APAE Dormir 8 9 PECS e TEACCH: além do contexto escolar APAE-CL

11 MATERIAL Foto Sinalizador Figuras (PECS)
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12 Agenda (painel) Espaço de emparelhamento do sinalizador
Rotina diária posicionada conforme a sequência das ações PECS e TEACCH: além do contexto escolar APAE-CL

13 Boardmaker PECS e TEACCH: além do contexto escolar APAE-CL

14 TREINAMENTO DOS PAIS Encontros realizados na APAE-CL e residência;
Instrução teórica e prática sobre a comunicação por figuras; Apresentação aos estímulos utilizados na pesquisa; Adaptação da casa ao material; Acompanhamento familiar. PECS e TEACCH: além do contexto escolar APAE-CL

15 ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE
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16 INTERVENÇÃO A aluna deveria seguir a sequência da agenda;
A aluna recebia um estímulo sinalizador que a direcionava até o painel; A aluna deveria: Dirigir-se ao painel de atividades, pegar sempre a primeira figura da agenda, fazer o emparelhamento dela junto à outra figura idêntica no local adequado; A agenda podia sofrer alterações de acordo com a necessidade da família. PECS e TEACCH: além do contexto escolar APAE-CL

17 Coleta de dados Ajudas Dias da semana Folhas de registro
Fotos e filmagens Níveis de Ajuda Recusa 1 Ajuda Total 2 Ajuda Gestual 3 Ajuda Verbal 4 Sem Ajuda PECS e TEACCH: além do contexto escolar APAE-CL

18 FOLHA DE REGISTRO PECS e TEACCH: além do contexto escolar APAE-CL SEG.
TER. QUAR. QUIN. SEX. SAB. DOM. Escovar os dentes Lazer Banho Uniforme da escola Almoçar Sentar Atividade da APAE Jantar Dormir PECS e TEACCH: além do contexto escolar APAE-CL

19 Resultados A intervenção durou 50 dias;
10 figuras foram usadas na comunicação; Os gráficos registram a diminuição de ajuda e a aquisição da comunicação de maneira independente. PECS e TEACCH: além do contexto escolar APAE-CL

20 Gráfico 1: Representação dos níveis de ajuda quanto ao comportamento de usar a figura Escovar os dentes no ambiente familiar. PECS e TEACCH: além do contexto escolar APAE-CL

21 Gráfico 3: Representação dos níveis de ajuda quanto ao comportamento de usar a figura Lazer (Brincar) no ambiente familiar. PECS e TEACCH: além do contexto escolar APAE-CL

22 Gráfico 3: Representação dos níveis de ajuda quanto ao comportamento de usar a figura Banho no ambiente familiar. PECS e TEACCH: além do contexto escolar APAE-CL

23 Gráfico 4: Representação dos níveis de ajuda quanto ao comportamento de usar a figura Uniforme da APAE no ambiente familiar. PECS e TEACCH: além do contexto escolar APAE-CL

24 Gráfico 5: Representação dos níveis de ajuda quanto ao comportamento de usar a figura Lanchar no ambiente familiar. PECS e TEACCH: além do contexto escolar APAE-CL

25 Gráfico 6: Representação dos níveis de ajuda quanto ao comportamento de usar a figura Sentar no ambiente familiar. PECS e TEACCH: além do contexto escolar APAE-CL

26 Gráfico 7: Representação dos níveis de ajuda quanto ao comportamento de usar a figura Estudar no ambiente familiar. PECS e TEACCH: além do contexto escolar APAE-CL

27 Gráfico 8: Representação dos níveis de ajuda quanto ao comportamento de usar a figura Lanchar no ambiente familiar. PECS e TEACCH: além do contexto escolar APAE-CL

28 Gráfico 9: Representação dos níveis de ajuda quanto ao comportamento de usar a figura Relaxar no ambiente familiar. PECS e TEACCH: além do contexto escolar APAE-CL

29 Gráfico 10: Representação dos níveis de ajuda quanto ao comportamento de usar a figura Mercado/ Restaurante no ambiente familiar. PECS e TEACCH: além do contexto escolar APAE-CL

30 Gráfico 11: Representação dos níveis de ajuda quanto ao comportamento de usar a figura Faxina no ambiente familiar. PECS e TEACCH: além do contexto escolar APAE-CL

31 Conclusão Número significativo de respostas sem ajuda em todos os comportamentos; Generalização das figuras já utilizadas na APAE para o contexto familiar; Ausência de respostas com ajuda verbal; Melhor compreensão das rotinas familiares e alterações da mesma; A intervenção contribuiu para que a aluna: dormisse no horário estipulado, sentasse de forma apropriada enquanto esperava pela Van,esperasse o jantar realizando uma atividade. PECS e TEACCH: além do contexto escolar APAE-CL

32 Passear: mostrou aos familiares que a compreensão que eles tinham de que a aluna não gostava de sair estava errada, pois foram observadas iniciativas de uso independente da mesma. A aluna demonstrou independência em realizar as atividades e em escolher as atividades a serem realizadas; Em alguns momentos demonstrou autonomia ao mudar a rotina das atividades; Perante o acima exposto, ressalta-se a necessidade de permanência da intervenção para o ambiente de casa, assim como ampliação do numero de figuras a serem utilizados, a fim de favorecer melhoria da comunicação e orientação a J. PECS e TEACCH: além do contexto escolar APAE-CL

33 Equipe Juliana Campos de Jesus - Psicóloga
Viviane Anastácia de Souza – Psicóloga Daniel Augusto Fonseca – Terapeuta Ocupacional Renata Miranda Gonçalves Pinto - Pedagoga Thalita Azevedo – Terapeuta Ocupacional PECS e TEACCH: além do contexto escolar APAE-CL

34 Referências AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR). Porto Alegre: Artmed p. BAER, D. M.; WOLF, M. M.; RISLEY, T. R. Some current dimensions of Applied Behavior Analysis. Journal of Applied Behavior Analysis,v.1, p ,1968. CALLAHAN, K.; SHUKLA- MEHTA, S.; MAGEE, S.; WIE, M. ABA Versus TEACCH: the case for defining and validating comprehensive treatment models in autism. Journal of Autism and Developmental Disorders, v.40, p.74-88, 2010. CAPELLARI, Luciene Moraes. Educação e Comunicação do autista e asperger f. Monografia (Conclusão de Curso) – Centro de Referência em Distúrbios de Aprendizagem, São Paulo. CIOLA, J. C. B.; FONSECA, M. E. G. Adaptações curriculares e propostas de trabalho para crianças com autismo na perspectiva educacional. 2. ed. CEDAP, p. CORSELLO, C. M. Early intervention in autism. Infants & Young Children, v.18, n.2, p , 2005. ERBA, H. W. Early intervention programs for children with autism: conceptual frameworks for implementation. American Journal of Orthopsychiatry, v.70, n.1, p , 2000. FACION, J. R. Transtornos Invasivos do Desenvolvimento Associados a Graves Problemas do Comportamento: Reflexões sobre um Modelo Integrativo. Brasília: CORDE, p. FAZZIO, D.; MARTIN, L. G. Discrete-trials with children with autism: a self-instructional manual. Canadá: Hugo Science Press, 2011. FERNANDES, Salomé. A adequabilidade do modelo TEACCH para a promoção do desenvolvimento da criança com autismo f. Monografia (Conclusão de Curso) - Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, Porto, Portugal. FROST, L. A.; BONDY, S. The Picture Exchange Communication System training manual. Cherry Hill (NJ): Pyramid Educational Consultants Inc, 1994. GADIA, C. A.; TUCHMAN, R.; ROTTA, N. T. Autismo e doenças invasivas de desenvolvimento. Jornal de Pediatria, v. 80, n.2, p.83-94, 2004. GREEN, G. Behavior analytic instruction for learners with autism: Advances in stimulus control technology. Focus on autism and other developmental disabilities, v.16, n.2, p , 2001. HUME, K.; ODOM, S. Effects of an Individual Work System on the independent functioning of students with autism. Journal of Autism and Developmental Disorders, v.37, p.1166–1180, 2007. KLIN, A. Autismo e síndrome de Asperger: uma visão geral. Revista Brasileira de Psiquiatria,v.28, n.1, p. 3-11, 2006. KUSMIERSKI, S.; HENCKEL, K. Effects of the TEACCH program on maladaptive and functional behaviors of children with autism. Department of Occupational Therapy, p , 2002. KWEE, C. S.; SAMPAIO, T. M. M.; ATHERINO, C. C. T.. Autismo: uma avaliação transdisciplinar baseada no Programa Teacch. Revista CEFAC, v.11, n.2, p , 2009.

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