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Lógica: Resolução de Problemas e Introdução a Dados PROFº RICARDO JOSÉ BATALHONE FILHO Log.a02.

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1 Lógica: Resolução de Problemas e Introdução a Dados PROFº RICARDO JOSÉ BATALHONE FILHO Log.a02

2 Resolução de Problemas Problema: Proposta duvidosa que pode ter numerosas soluções, ou questão não solvida que é objeto de discussão; No ponto de vista da Lógica: Questão que foge a uma determinada regra, ou desvio de um percurso, o qual impede de atingir um objetivo determinado com eficiência e eficácia; Os diagramas de blocos são um dos melhores instrumentos para a avaliação de problemas no fluxo de informações de um dado Sistema;

3 Procedimentos Prioritários Os diagramas devem ser feitos e quebrados em vários níveis. Os primeiros devem conter apenas as idéias gerais, deixando para as etapas posteriores os detalhamentos necessários; Para o desenvolvimento correto de um fluxograma, sempre que possível, deve ser desenvolvido de cima para baixo e da esquerda para a direita; É incorreto e “proibido” ocorrer cruzamento das linhas de fluxo de dados;

4 Diagrama de Bloco para o cálculo da media escolar

5 Diagramas apresentando a entrada das notas e a saída se houve aprovações

6 Uso de uma condição em um diagram de blocos.

7 Exemplo da utilização de variáveis

8 Exemplo de Lógica Linear

9 Exemplos de Lógica Estruturada

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11 Exemplos de Lógica Modular

12 Diagrama de Chapin Tenta substituir o diagrama de blocos tradicional por um diagram de quadros, que permite apresentar uma visão hierárquica e estruturada da lógica do programa

13 Diagrama de Chapin

14 Português/Inglês Estruturado Técnica de algoritmização baseada em PDL Program Design LanguageI; Parecida com a notação da linguagem PASCAL, usada como referência genérica para uma linguagem de projeto de programação, tendo como finalidade mostrar uma notação para elaboração de algoritmos, os quais serão utilizados na definição, criação e desenvolvimento de uma linguagem computacional (Clipper, C, Pascal, Delphi, Visual-Objects) e sua documentação; A diferença entre o PDL ou português/inglês estruturado e uma linguagem de programação plena é que o PDL não pode ser compilado em um computador, embora existam “processadores de PDL” que traduzem essa linguagem numa representação gráfica de projeot;

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16 Tipos de Dados Inteiros (números inteiros positivos ou negativos); Reais (numerous positivos ou negativos, fracionários ou não); Caractere (Letras, números, símbolos especiais, devem estar entre aspas); Lógico (valores Verdadeiro-True ou Falso-False);

17 Variável Aquilo que é sujeito a variação, incerto, instável e inconstante; Todo dado a ser armazenado deve ser previamente identificado. Armazenando o dado desejado na memória, ele pode ser manipulado e utilizado a qualquer momento; Nomes de Variáveis: pode ser com um ou mais caracteres, sempre deverá começar com uma letra, não deve possuir espaços, não se deve confundir com instruções de programa, somente usar letras e números em seu nome;

18 Operadores Aritiméticos

19 Fórmulas Matemáticas X = {43. [55 : (30 + 2) ] } X←(43*(55/(30+2)))

20 Fórmulas Matemáticas


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