A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 7 Modelagem do Trabalho Análise e Descrição de Cargos Conceito de Cargo. Desenho de Cargos. Modelos de Desenho de Cargos. Natureza do Trabalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 7 Modelagem do Trabalho Análise e Descrição de Cargos Conceito de Cargo. Desenho de Cargos. Modelos de Desenho de Cargos. Natureza do Trabalho."— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 7 Modelagem do Trabalho Análise e Descrição de Cargos Conceito de Cargo. Desenho de Cargos. Modelos de Desenho de Cargos. Natureza do Trabalho. Descrição e Análise de Cargos. Métodos de Colheita de Dados sobre Cargos.

2 7.2. Posicionamento do cargo no organograma.

3 7.3. As cinco competências básicas no local de trabalho.

4 O desenho dos cargos nas organizações não tem um dono definido. Na maior parte das vezes, fica nas mãos do órgão de engenharia industrial (que desenha os cargos tipicamente fabris) ou de organização e métodos – o tradicional O&M – (que desenha os cargos típicos de escritório) que se incumbem do planejamento e da distribuição das tarefas e atribuições da maior parte da organização. Os demais cargos – da área administrativa, financeira e mercadológica – quase sempre são desenhados pelas respectivas gerências em um processo contínuo de resolução de problemas e melhoria contínua. Isto significa que os cargos não são estáveis, nem estáticos ou definitivos, mas que estão sempre em evolução, inovação e mudança para se adaptarem às contínuas transformações que envolvem a organização. O que está acontecendo atualmente é uma completa revolução no conceito de cargo devido às exigências do mundo moderno e da globalização da economia. Para melhor entender isso, devemos conhecer os diferentes modelos de desenho de cargos. AVALIAÇÃO CRÍTICA: Quem desenha os cargos da organização?

5 7.6. As cinco dimensões essenciais no desenho contingencial.

6 7.9. Abordagens no desenho de cargos.

7 7.10. Os seis conceitos implementadores.

8 7.11. Atitude do funcionário frente ao cargo e frente à empresa.

9 7.12 O conteúdo do cargo segundo a descrição do cargo.

10 7.13. Exemplo de descrição de cargo.

11  Descrição de Cargos é uma definição escrita do que o ocupante do cargo faz, como ele faz e porque ele faz (22).  Descrição de cargos é um documento escrito que identifica, descreve e define um cargo em termos de deveres, responsabilidades, condições de trabalho e especificações. (23).  Descrição de cargos é uma definição escrita do que o ocupante do cargo faz, como ele faz e em que condições o cargo é desempenhado. Essa definição é utilizada para definir as especificações do cargo, a qual relaciona os conhecimentos, habilidades e capacidades necessárias ao desempenho satisfatório do cargo (24). DICAS: Definições de Descrição de Cargos.

12  Análise de Cargos é uma informação a respeito do que o ocupante do cargo faz e os conhecimentos, habilidades e capacidades que ele precisa para desempenhar o cargo adequadamente. (25).  Análise de cargos é um processo sistemático de coletar informação utilizado para tomar decisões a respeito de cargos. A análise de cargos identifica as tarefas, deveres e responsabilidades de um particular cargo (26).  Análise de cargos é o procedimento para determinar os requisitos de deveres e responsabilidades de um cargo e o tipo de pessoa que deverá ocupá-lo (27). DICAS: Definições de Análise de Cargos.

13 7.14. Fatores de especificações na análise de cargos.

14 Prós: 1. É o método de obtenção de dados mais amplamente utilizado. 2. Permite que o ocupante do cargo relacione suas atividades e comportamentos que outros não conseguiriam definir. 3. Proporciona oportunidade para mostrar as possíveis frustrações que o cargo impõe, mas que o supervisor não percebe. 4. É um método simples e rápido para obter informação. Contras: 1. Pode apresentar distorções de informação, falsificações ou preconceitos. 2. O ocupante pode exagerar certas responsabilidades, enquanto minimiza outras. 3. O ocupante pode legitimar sua visão do cargo para obter vantagens pessoais quanto a remuneração ou importância do seu cargo. PRÓS E CONTRAS: Método da Entrevista para colheita de dados.

15 O US Employment Service e o US Office of Personnel Management utilizam os seguintes conceitos básicos sobre análise de cargos:  Análise de Cargos: é um processo sistemático e proposital para coletar informações sobre os aspectos mais importantes relacionados com o trabalho de um cargo.  Descrição de Cargos: representa um sumário escrito do cargo como uma unidade organizacional identificável.  Especificações do Cargo: é uma explanação escrita dos conhecimentos, habilidades, capacidades, traços e outras características necessárias para o desempenho adequado de um determinado cargo.  Tarefas: são séries agregadas e coordenadas de elementos do trabalho necessárias para produzir um determinado resultado (como uma unidade de produção ou serviço ao cliente).  Posição: consiste nas responsabilidades e deveres desempenhados por uma pessoa.  Cargo: é um agrupamento de posições que são similares em seus deveres, como um programador ou vendedor.  Família de Cargos: um grupo de dois ou mais cargos com deveres similares. DICAS: O Vocabulário da Análise de Cargos (28).

16 7.16. Participação nos envolvidos na colheita de dados.

17 7.17. Os seis passos no processo de análise de cargos.

18 7.18. Procedimentos gerais na análise e descrição de cargos.

19 7.19. Usos da informação proporcionada pela análise de cargos.


Carregar ppt "Capítulo 7 Modelagem do Trabalho Análise e Descrição de Cargos Conceito de Cargo. Desenho de Cargos. Modelos de Desenho de Cargos. Natureza do Trabalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google