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Demonstrações Financeiras e sua Análise Administração Financeira Prof. Fabini Hoelz Bargas Alvarez.

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1 Demonstrações Financeiras e sua Análise Administração Financeira Prof. Fabini Hoelz Bargas Alvarez

2 Relatório da Administração Carta aos acionistas: comunicação de iniciativa da administração da empresa. Descreve os fatos que ela julga terem exercido impacto mais forte sobre a empresa durante o exercício. Discute também a filosofia de gestão, estratégias, as providências tomadas e os planos para o próximo período.

3 Relatório da Administração Demonstração do resultado do exercício Fornece uma síntese financeira dos resultados operacionais da empresa durante o período de exercício. Balanço patrimonial Apresenta uma descrição sintética da posição financeira de empresa em uma certa data; Iguala os ativos da empresa (o que ela possui) ao seu passivo (financiamento composto por dívida e capital próprio).

4 Relatório da Administração Demonstração de lucros retidos Permite que se faça a conciliação do lucro líquido obtido em certo exercício, mais pagamento de dividendos, com a variação do lucro retido entre o início e o final do período. Demonstração dos Lucros Retidos Saldo inicial lucro retido$1.012 Lucro depois IR$231 Dividendos: Ações preferenciais($10) Ações ordinárias($98) Total dividendos($108) Saldo final lucro retido$1.135

5 Relatório da Administração Demonstração de fluxos de caixa Resume os movimentos de entrada e saída de caixa durante o período considerado. Demonstração de fluxos de caixa Fluxo de caixa operacional Lucro depois IR231 Depreciação239 Redução estoques(138) Caixa operacional gerado332 Fluxo de caixa de investimento Aumento de ativo imobilizado(347) Caixa investimento gerado(347) Fluxo de caixa de financiamento Aumento de dívidas longo prazo56 Alterações patrimônio líquido11 Caixa financiamento gerado67 Aumento líquido 52

6 Relatório da Administração Notas explicativas das demonstrações financeiras Usualmente associadas às contas relevantes das demonstrações; Fornecem informações detalhadas sobre as políticas, procedimentos, cálculos e transações contábeis. Consolidação internacional de demonstrações financeiras Método de conversão à taxa corrente: todos os ativos e passivos em moeda estrangeira devem ser convertidos à moeda local à taxa de câmbio do final do exercício.

7 Utilização de índices financeiros As informações contidas nas quatro demonstrações financeiras básicas são extremamente importantes para diversos grupos que necessitam construir medidas relativa da eficiência operacional da empresa; A análise de índices envolve métodos de cálculo e interpretação de índices financeiros visando analisar e acompanhar o desempenho da empresa.

8 Utilização de índices financeiros Análise em corte transversal Comparação de índices financeiros de diferentes empresas na mesma data. Análise de séries temporais Avalia o desempenho com o passar do tempo. A comparação entre desempenho corrente e desempenho passado, utilizando índices financeiros, permite avaliar o progresso da empresa. Análise combinada Une as características das duas análises anteriores.

9 Índices de liquidez A liquidez de uma empresa é medida por sua capacidade de cumprir as obrigações de curto prazo à medida que vencem. Índice de liquidez corrente Mede a capacidade da empresa de saldar suas obrigações de curto prazo. Índice de valor corrente = Ativo circulante Passivo circulante Quanto mais alto o índice, mais a empresa é líquida.

10 Índice de liquidez Índice de liquidez seca Semelhante ao índice de liquidez corrente, exceto pelo fato de que exclui os estoques, geralmente ativos circulantes menos líquidos; As causas da baixa liquidez são:  Tipos de estoques que não podem ser vendidos com facilidade;  Produto estocado normalmente vendido a prazo. Índice liquidez seca=Ativo circulante – Estoques Passivo circulante

11 Índices de atividade Medem a velocidade com que várias contas são convertidas em vendas ou caixa – entradas ou saídas. Giro de estoques Mede a atividade ou liquidez do estoque; O giro resultante tem significado se comparado ao de outras empresas do mesmo setor; Giro de estoques = custo produtos vendidos estoques Índice idade média estoques = giro estoques (dias)360

12 Índices de atividade Prazo médio de recebimento Também chamado de idade média das contas a receber; É útil para a avaliação das políticas de crédito e cobrança, pois afere o desempenho do setor; Prazo médio recebimento = contas a receber vendas anuais 360

13 Índices de atividade Prazo médio de pagamento Ou idade média das contas a pagar; Prazo médio pagamento = contas a pagar compras a pagar 360 Giro do ativo total Indica a eficiência com que a empresa usa seus ativos para gerar vendas; Giro ativo total = vendas ativo total

14 Índices de endividamento Indica o volume de dinheiro de terceiros usado para gerar lucros; Quanto mais capital de terceiros é usado por uma empresa em relação a seus ativos totais, maior sua alavancagem financeira; A utilização de mais capital de terceiros traz mais risco, bem como um retorno potencialmente mais elevado; O grau de endividamento mede o volume de capital de terceiros em relação ao ativo; Já, o índice de cobertura reflete o poder da empresa de fazer seus pagamentos no prazo programado.

15 Índices de endividamento Índice de endividamento geral Mede a proporção dos ativos totais financiada pelos credores da empresa; Índice endividam. geral = passivo exigível total ativo total Quanto mais alto o valor desse índice, maior o volume relativo de capital de outros investidores usado para gerar lucros na empresa.

16 Índice de endividamento Índice de cobertura de juros Mede a capacidade de efetuar os pagamentos de juros; Índice cobertura juros = LAJIR Juros Quanto mais alto o valor desse índice, maior a capacidade de pagamento dos juros da empresa; O recomendado pelo mercado é aproximadamente 5.

17 Índice de endividamento Índice de cobertura de pagamentos fixos Reflete a capacidade da empresa de saldar todas as suas obrigações fixas, tais como o pagamento de juros e amortização, pagamento de aluguéis e os dividendos de ações preferenciais; ICPF = LAJIR + aluguéis Juros+alug.+{(amort+divid).[1/(1-IR)]} Quanto maior esse índice, maior a capacidade de pagamento da empresa.

18 Índices de rentabilidade Margem do lucro bruto Mede a porcentagem de cada unidade monetária de vendas que resta após o pagamento do custo dos produtos vendidos; Marg.lucro bruto=Rec.Vendas – Custoprod.vend. Receita de vendas Quanto mais alta essa margem melhor, ou seja, menor o custo relativo dos produtos vendidos.

19 Índices de rentabilidade Margem de lucro operacional Mede a proporção da cada unidade monetária de receita de vendas que permanece após a dedução de todos os custos e despesas, não incluindo juros, impostos e dividendos de ações preferenciais; Margem lucro operac. = resultado operacional receita de vendas Quanto mais alta a margem, melhor.

20 Índices de rentabilidade Margem de lucro líquido Representa a proporção de cada unidade monetária de receita de vendas restante após a dedução de todos os custos e despesas, incluindo juros, impostos e dividendos de ações preferenciais; M. lucro líq. = lucro disp. aos acionistas ordin. receita de vendas Quanto mais alta a margem, melhor.

21 Índices de rentabilidade Lucro por ação (LPA) Representa o número de unidades monetárias de lucro obtido no período por cada ação ordinária; É observado principalmente pelos investidores da empresas; Lucro por ação = lucro disp. acionistas ordin. número de ações ordinárias Quanto maior esse índice, melhor.

22 Índices de rentabilidade Retorno do ativo total (returns on total assets - ROA) Também chamado de retorno do investimento – return on investment –ROI); Afere a eficácia da administração em termos da geração de lucro com os ativos disponíveis; ROA = lucro disponível acionistas ordinários ativo total Quanto mais alto for, melhor.

23 Índices de rentabilidade Retorno do capital próprio (returns on common equity - ROE) Mede o retorno obtido no investimento do capital dos acionistas ordinários da empresa; ROE = lucro disponível acionistas ordinários patrimônio dos acionistas ordinários Quanto mais alto, melhor.

24 Índices de valor de mercado Esses índices mostram quão bem os investidores acham que a empresa está funcionando, em termos de risco e retorno; Índice preço/lucro (P/L) Mede a opinião dos investidores quanto ao valor da ação; P/L = preço mercado da ação ordinária lucro por ação Representa o montante que os investidores estão dispostos a pagar por unidade monetária de lucro da empresa.

25 Índices de valor de mercado Índice preço/valor patrimonial (P/V) Oferece a idéia de como os investidores vêem o desempenho da empresa; Valor patrim. ação ord.=patrim. acionist.ordin. número de ações ord. P/V = preço mercado ação ordinária valor patrimonial ação ordinária Representa o montante que os investidores estão dispostos a pagar por cada unidade monetária de patrimônio da empresa.


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