A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA."— Transcrição da apresentação:

1 1

2 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA A COERÊNCIA DA CONCEPÇÃO GERAL DA AVALIAÇÃO COM OS OBJETIVOS E A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

3 3 SISTEMA NACIONAL ENVOLVE TODAS IES (PUBLICAS E PRIVADAS) DEPENDENTES DO MEC VALORIZA O REGIME DE COLABORAÇÃO ENTRE SISTEMA FEDERAL E SISTEMAS ESTADUAIS AVALIA 10 DIMENSÕES LEGAIS COM O RESPEITO À IDENTIDADE E DIVERSIDADE INSTITUCIONAIS

4 4 AVALIAÇÃO É UMA ATIVIDADE COMPLEXA QUE ENVOLVE MÚLTIPLOS INSTRUMENTOS ARIOS PROCESSOS AVALIATIVOS ENVOLVENDO DIFERENTES AGENTES É UM PROCESSO SISTEMÁTICO DE IDENTIFICAÇÃO DE MÉRITO E VALOR NÃO É DIAGNÓSTICO OU PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 3. TRANSCENDE O DESEMPENHO E RENDIMENTO: BUSCA SIGNIFICADOS MAIS AMPLOS DA FORMAÇÃO V

5 5 PRINCÍPIOS NORTEADORES  RESPONSABILIDADE SOCIAL  RECONHECIM. DIVERSIDADE DO SISTEMA  RESPEITO À IDENTIDADE INSTITUCIONAL  GLOBALIDADE  CONTINUIDADE  COMPROMISSO FORMATIVO  PUBLICIDADE PARTICIPAÇÃO

6 6 PROCESSOS DO SINAES AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A - AUTO-AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO EXTERNA PARECER CONCLUSIVO DA CONAES RELATÓRIOAUTO-REFLEXÃO CRITICA VISITA E PARECER COMISSÃO DE AVALIAÇÃO EXTERNA

7 7 PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DO SINAES  AUTO-AVALIAÇÃO ORIENTADA  AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA  ENADE  AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO

8 8 INSTRUMENTOS COMPLEMENTARES DE INFORMAÇÃO  CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR  CADASTRO DAS INSTITUIÇÕES E CURSOS  SISTEMAS DE REGISTRO DA CAPES, SESU, SETEC E OUTROS  QUESTIONÁRIO DOS ALUNOS  PDI  OUTROS

9 9 ENADE – EXAME NACIONAL DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES OBJETIVA AFERIR DOS ALUNOS DO PRIMEIRO E ULTIMO ANO:  COMPETÊNCIAS E HABILIDADES BÁSICAS DAS ÁREAS;  CONHECIMENTO SOBRE CONTEÚDOS BÁSICOS E PROFISSIONALIZANTES  QUESTÕES TRANSDISCIPLINARES

10 10 CARACTERISTICAS ENADE 1. APLICAÇÃO TRIENAL POR GRUPOS DE ÁREAS; 2. APLICAÇÃO POR AMOSTRAGEM; 3. APLICAÇÃO NO FINAL DO PRIMEIRO E DO ÚLTIMO ANO DO CURSO; 4. PROVA QUE PERMITA COMPARABILIDADE; 5. CONCEITOS EM CINCO NÍVEIS COM PADRÃO MÍNIMO.

11 11 ARTICULAÇÃO AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO “Os resultados da avaliação (..)constituirão referencial básico dos processos de regulação e supervisão da educação superior ETAPAS INCLUÍDAS NO SINAES: Autorização; Reconhecimento de cursos; reconhecimento de curso; credenciamento de IES e re-credenciamento O PARECER CONCLUSIVO DA CONAES É VINCULATIVO NO PROCESSO REGULATÓRIO

12 12 ATRIBUIÇÕES CONAES FUNÇÕES COORDENAR O SIST. NACIONAL DE AVALIAÇÃO ASSEGURAR A QUALIDADE E COERÊNCIA DO SINAES ATRIBUIÇÕES PROMOVER O APERFEIÇOAMENTO DO SINAES ATRAVÉS DA META-AVALIAÇÃO PERIODICA INSTÂNCIA NACIONAL ORGÃO COLEGIADO DE COORDENADAÇÃO E SUPERVISÃO DELIBERATIVO E NORMATIVA VINCULADO AO GABINETE DO MEC

13 13 COMPOSIÇÃO DA CONAES Constituído por 13 membros nomeados pelo Presidente da República:  5 represent. do MEC e 8 externos ao MEC  5 especialistas com notório saber cientifico, filosófico e artístico e reconhecida competencia em avaliação ou gestão da educação superior;  3 representantes da comunidade universitária (1 docente, 1 técnico-administrativo e 1 estudante)  5 representantes do MEC: SESu, SETEC e SEAD, CAPES e INEP;

14 14 O QUE MUDA? (1) 1. CRIAÇÃO DA CONAES PARA: a) coordenar o processo b) integrar os instrumentos c) estabelecer diretrizes para organização e designação de comissões d) definir política de recrutamento e capacitação de avaliadores

15 15 O QUE MUDA (2) 2. AVALIAÇÃO SUBSTITUI VERIFICAÇÃO (comissões ganham novo papel); 3. ADEQUAÇÃO DE INSTRUMENTOS EXISTENTES À NOVA FILOSOFIA; 4. ENC SERÁ SUBSTITUÍDO PELO ENADE, COM APLICAÇÃO TRIENAL PARA GRUPOS DE ÁREAS;

16 16 O QUE MUDA (3) 6. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL TORNA- SE O EIXO CENTRAL DO SISTEMA 7. AUTO-AVALIAÇÃO COMO ETAPA PRELIMINAR DA AVALIAÇÃO EXTERNA 8. META-AVALIAÇÃO PERIÓDICA 9. FIM DOS RANKINGS A PARTIR DO EXAME

17 17 O QUE MUDA (4) 10. INCORPORAÇÃO DE INDICADORES QUALITATIVOS A TODOS OS INSTRUMENTOS 11. INFORMAÇÃO DOS RESULTADOS À SOCIEDADE ATRAVÉS DE PERFIS INSTITUCIONAIS E DE CURSOS E NÃO SIMPLESMENTE ATRAVÉS DE CONCEITOS

18 18 A QUEM A AVALIAÇÃO ATENDE?  Às próprias IES, no desenvolvimento da auto-consciência institucional, na definição da missão, de seus planos, métodos e trajetória;  Ao governo e a seus planos de desenvolvimento e políticas públicas;  Aos alunos e futuros alunos  À sociedade como um todo

19 19 QUEM AVALIA AS IES  Comissões de pares constituídas pelo INEP a partir de diretrizes da CONAES  Pessoas com capacitação, habilidades e experiência em avaliação da educação superior;  Nos processos de auto-avaliação, com a participação de alunos, ex-alunos e a comunidade externa, coordenados pelas Comissões Próprias de Avaliação CPAs

20 20

21 21

22 22 ETAPAS DO SINAES 1. CONAES ORIENTA A AUTO-AVALIAÇÃO; 2. CPAs FAZEM AUTO-AVALIAÇÃO E SUBMETEM RELATÓRIOS; 3. INEP ENVIA COMISSÕES PARA AVALIAÇÃO IN LOCO; 4. RELATÓRIOS DAS COMISSÕES SERÃO ENVIADOS À CONAES PARA PARECER CONCLUSIVO; 5. PARECER CONCLUSIVO ENCAMINHADO À SESU PARA FINS DE REGULAÇÃO


Carregar ppt "1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google