Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouTomás Matos Alterado mais de 9 anos atrás
1
1
2
2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA A COERÊNCIA DA CONCEPÇÃO GERAL DA AVALIAÇÃO COM OS OBJETIVOS E A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
3
3 SISTEMA NACIONAL ENVOLVE TODAS IES (PUBLICAS E PRIVADAS) DEPENDENTES DO MEC VALORIZA O REGIME DE COLABORAÇÃO ENTRE SISTEMA FEDERAL E SISTEMAS ESTADUAIS AVALIA 10 DIMENSÕES LEGAIS COM O RESPEITO À IDENTIDADE E DIVERSIDADE INSTITUCIONAIS
4
4 AVALIAÇÃO É UMA ATIVIDADE COMPLEXA QUE ENVOLVE MÚLTIPLOS INSTRUMENTOS ARIOS PROCESSOS AVALIATIVOS ENVOLVENDO DIFERENTES AGENTES É UM PROCESSO SISTEMÁTICO DE IDENTIFICAÇÃO DE MÉRITO E VALOR NÃO É DIAGNÓSTICO OU PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 3. TRANSCENDE O DESEMPENHO E RENDIMENTO: BUSCA SIGNIFICADOS MAIS AMPLOS DA FORMAÇÃO V
5
5 PRINCÍPIOS NORTEADORES RESPONSABILIDADE SOCIAL RECONHECIM. DIVERSIDADE DO SISTEMA RESPEITO À IDENTIDADE INSTITUCIONAL GLOBALIDADE CONTINUIDADE COMPROMISSO FORMATIVO PUBLICIDADE PARTICIPAÇÃO
6
6 PROCESSOS DO SINAES AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A - AUTO-AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO EXTERNA PARECER CONCLUSIVO DA CONAES RELATÓRIOAUTO-REFLEXÃO CRITICA VISITA E PARECER COMISSÃO DE AVALIAÇÃO EXTERNA
7
7 PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DO SINAES AUTO-AVALIAÇÃO ORIENTADA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA ENADE AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO
8
8 INSTRUMENTOS COMPLEMENTARES DE INFORMAÇÃO CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR CADASTRO DAS INSTITUIÇÕES E CURSOS SISTEMAS DE REGISTRO DA CAPES, SESU, SETEC E OUTROS QUESTIONÁRIO DOS ALUNOS PDI OUTROS
9
9 ENADE – EXAME NACIONAL DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES OBJETIVA AFERIR DOS ALUNOS DO PRIMEIRO E ULTIMO ANO: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES BÁSICAS DAS ÁREAS; CONHECIMENTO SOBRE CONTEÚDOS BÁSICOS E PROFISSIONALIZANTES QUESTÕES TRANSDISCIPLINARES
10
10 CARACTERISTICAS ENADE 1. APLICAÇÃO TRIENAL POR GRUPOS DE ÁREAS; 2. APLICAÇÃO POR AMOSTRAGEM; 3. APLICAÇÃO NO FINAL DO PRIMEIRO E DO ÚLTIMO ANO DO CURSO; 4. PROVA QUE PERMITA COMPARABILIDADE; 5. CONCEITOS EM CINCO NÍVEIS COM PADRÃO MÍNIMO.
11
11 ARTICULAÇÃO AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO “Os resultados da avaliação (..)constituirão referencial básico dos processos de regulação e supervisão da educação superior ETAPAS INCLUÍDAS NO SINAES: Autorização; Reconhecimento de cursos; reconhecimento de curso; credenciamento de IES e re-credenciamento O PARECER CONCLUSIVO DA CONAES É VINCULATIVO NO PROCESSO REGULATÓRIO
12
12 ATRIBUIÇÕES CONAES FUNÇÕES COORDENAR O SIST. NACIONAL DE AVALIAÇÃO ASSEGURAR A QUALIDADE E COERÊNCIA DO SINAES ATRIBUIÇÕES PROMOVER O APERFEIÇOAMENTO DO SINAES ATRAVÉS DA META-AVALIAÇÃO PERIODICA INSTÂNCIA NACIONAL ORGÃO COLEGIADO DE COORDENADAÇÃO E SUPERVISÃO DELIBERATIVO E NORMATIVA VINCULADO AO GABINETE DO MEC
13
13 COMPOSIÇÃO DA CONAES Constituído por 13 membros nomeados pelo Presidente da República: 5 represent. do MEC e 8 externos ao MEC 5 especialistas com notório saber cientifico, filosófico e artístico e reconhecida competencia em avaliação ou gestão da educação superior; 3 representantes da comunidade universitária (1 docente, 1 técnico-administrativo e 1 estudante) 5 representantes do MEC: SESu, SETEC e SEAD, CAPES e INEP;
14
14 O QUE MUDA? (1) 1. CRIAÇÃO DA CONAES PARA: a) coordenar o processo b) integrar os instrumentos c) estabelecer diretrizes para organização e designação de comissões d) definir política de recrutamento e capacitação de avaliadores
15
15 O QUE MUDA (2) 2. AVALIAÇÃO SUBSTITUI VERIFICAÇÃO (comissões ganham novo papel); 3. ADEQUAÇÃO DE INSTRUMENTOS EXISTENTES À NOVA FILOSOFIA; 4. ENC SERÁ SUBSTITUÍDO PELO ENADE, COM APLICAÇÃO TRIENAL PARA GRUPOS DE ÁREAS;
16
16 O QUE MUDA (3) 6. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL TORNA- SE O EIXO CENTRAL DO SISTEMA 7. AUTO-AVALIAÇÃO COMO ETAPA PRELIMINAR DA AVALIAÇÃO EXTERNA 8. META-AVALIAÇÃO PERIÓDICA 9. FIM DOS RANKINGS A PARTIR DO EXAME
17
17 O QUE MUDA (4) 10. INCORPORAÇÃO DE INDICADORES QUALITATIVOS A TODOS OS INSTRUMENTOS 11. INFORMAÇÃO DOS RESULTADOS À SOCIEDADE ATRAVÉS DE PERFIS INSTITUCIONAIS E DE CURSOS E NÃO SIMPLESMENTE ATRAVÉS DE CONCEITOS
18
18 A QUEM A AVALIAÇÃO ATENDE? Às próprias IES, no desenvolvimento da auto-consciência institucional, na definição da missão, de seus planos, métodos e trajetória; Ao governo e a seus planos de desenvolvimento e políticas públicas; Aos alunos e futuros alunos À sociedade como um todo
19
19 QUEM AVALIA AS IES Comissões de pares constituídas pelo INEP a partir de diretrizes da CONAES Pessoas com capacitação, habilidades e experiência em avaliação da educação superior; Nos processos de auto-avaliação, com a participação de alunos, ex-alunos e a comunidade externa, coordenados pelas Comissões Próprias de Avaliação CPAs
20
20
21
21
22
22 ETAPAS DO SINAES 1. CONAES ORIENTA A AUTO-AVALIAÇÃO; 2. CPAs FAZEM AUTO-AVALIAÇÃO E SUBMETEM RELATÓRIOS; 3. INEP ENVIA COMISSÕES PARA AVALIAÇÃO IN LOCO; 4. RELATÓRIOS DAS COMISSÕES SERÃO ENVIADOS À CONAES PARA PARECER CONCLUSIVO; 5. PARECER CONCLUSIVO ENCAMINHADO À SESU PARA FINS DE REGULAÇÃO
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.