A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

C APÍTULO 5 E FEITOS DE SENTIDO. S ENTIDO LITERAL E SENTIDO FIGURADO  Sentido literal – as palavras são empregadas em sentido “básico” de dicionário.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "C APÍTULO 5 E FEITOS DE SENTIDO. S ENTIDO LITERAL E SENTIDO FIGURADO  Sentido literal – as palavras são empregadas em sentido “básico” de dicionário."— Transcrição da apresentação:

1 C APÍTULO 5 E FEITOS DE SENTIDO

2 S ENTIDO LITERAL E SENTIDO FIGURADO  Sentido literal – as palavras são empregadas em sentido “básico” de dicionário.  Sentido figurado – as palavras sofrem modificações em seu significado primário, ganhando assim novos sentidos.

3 P ISAR EM OVOS...

4

5

6

7 Qual é sua reação diante deste anúncio?

8 Em diferentes situações e momentos da comunicação, exploramos a possibilidade de palavras ou expressões receberem mais de uma interpretação.

9 Duplo sentido é a propriedade que algumas palavras ou expressões têm de sugerir mais de uma intepretação diferente, de acordo com o contexto e a intenção do falante.

10 METAFORICAMENTE, QUANDO UTILIZAMOS PALAVRAS E EXPRESSÕES COM DUPLO SENTIDO, CRIAMOS UMA SITUAÇÃO SEMELHANTE A DA IMAGEM A SEGUIR: FICA A CRITÉRIO DO INTERLOCUTOR A INTERPRETAÇÃO, MUITAS VEZES EQUIVOCADA O QUE É DITO.

11

12 DUPLO SENTIDO E CONOTAÇÃO

13

14 N A PUBLICIDADE

15

16 Cálice (Chico Buarque) Refrão (2 x) Pai, afasta de mim esse cálice Pai, afasta de mim esse cálice Pai, afasta de mim esse cálice De vinho tinto de sangue

17 AMBIGUIDADE: INDETERMINAÇÃO PROBLEMÁTICA Em alguns casos, o duplo sentido não é intencional e acaba por prejudicar a compreensão do enunciado. Ambiguidade é a indeterminação de sentido criada a partir da duplicidade de sentidos possíveis no enunciado, criando dificuldade de compreensão do que é dito.

18 Ambiguidade estrutural – Criada a partir do posicionamento de determinada palavra ou expressão em um enunciado. O advogado disse ao réu que suas palavras convenceriam o juiz. As palavras do réu ou do advogado? Vendo carne aos fregueses sem pelanca. As pelancas são dos fregueses ou da carne?

19 Ambiguidade lexical – criada a partir do emprego de palavras que carreguem duplicidade de sentidos. A secretária do meu escritório é muito bonita. Refere-se à moça ou à mesa? O cadáver foi encontrado perto do banco. Banco – assento ou agência bancária?

20 T AREFA Pg. 77 e 78 – ex. 1, 4, 5, 7 e 8.

21 I RONIA

22 I RONIA É o efeito que resulta do emprego de uma expressão que, em contexto específico, adquire sentido oposto ou diverso daquele com que costuma ser utilizado. Exemplos – p. 78 e 79.

23 AS OUTRAS FUNÇÕES DA IRONIA A ironia pode ser utilizada como um recurso crítico.

24 Como um recurso literário na construção do olhar do leitor. Exemplo da utilização deste recurso – p. 81 Trecho de Brás Cubas, de Machado de Assis

25 H UMOR É a quebra de expectativa. Não necessariamente está ligada a ter “graça” ou fazer “rir”, mas a conduzir o leitor/espectador a um desfecho inesperado. O humor está ligado ao conhecimento de mundo pressuposto por quem o usa. A compreensão do humor está ligada ao fato do leitor dominar este mesmo universo mencionado.

26

27

28 TAREFA Pg. 82 – ex. 3, 4 e 6. Pg. 86 – ex. 1 Pg 87 – ex. 3 e 6


Carregar ppt "C APÍTULO 5 E FEITOS DE SENTIDO. S ENTIDO LITERAL E SENTIDO FIGURADO  Sentido literal – as palavras são empregadas em sentido “básico” de dicionário."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google