A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SICOM EM PAUTA Juiz de Fora 27/05/2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SICOM EM PAUTA Juiz de Fora 27/05/2014."— Transcrição da apresentação:

1 SICOM EM PAUTA Juiz de Fora 27/05/2014

2 Municípios Mineiros e a Transparência ...
Administração Pública 2012 2013 2014

3 Sistema Informativo de Contas dos Municípios – SICOM
REMESSA ANUAL Plano Plurianual Diretrizes Orçamentárias Orçamento Anual REMESSA MENSAL Receitas Despesas Licitações Dispensas Inexigibilidades Contratos Notas Fiscais Legislação Municipal sobre Licitação Empenhos Restos a Pagar Liquidação Cadastro de Veículos ou Equipamentos etc.

4 O TCE/MG passa a se interessar mais pelo
planejamento integral da gestão municipal, não só acerca dos instrumentos de planejamento orçamentário vigentes, mas principalmente quanto aos procedimentos da efetivação das despesas públicas.

5 O TCE/MG preparou um pacote de tecnologias para ampliar seu poder de fiscalização e aumentar sua capacidade de resposta às demandas da sociedade por meio do cruzamento de dados.

6 ANALISTA VIRTUAL Os dados informados mensalmente serão submetidos a um procedimento automatizado chamado de Analista Virtual.

7 ANALISTA VIRTUAL O sistema informatizado fará verificações mais criteriosas das declarações, com base na experiência do corpo técnico do TCE/MG, de forma que os problemas receberão pontuações e serão listados a partir dos que precisem de maior atenção dos servidores dedicados às inspeções.

8 Os gestores públicos municipais que não informarem corretamente seus gastos ao TCE/MG vão correr o risco de cair na “malha fina” da Corte de Contas.

9 A “malha fina” do TCE/MG será feita com o cruzamento de diversos bancos de dados, entre eles o da Receita Federal, Secretaria da Fazenda e da Justiça Eleitoral.

10 O responsável pela prestação de informações se sujeita às responsabilidades civis, penais e administrativas pela inexatidão, supressão ou falsidade das declarações prestadas.

11 As informações, declaradas mensalmente ao SICOM, passam - no momento do envio - por validações e verificações de consistência, que, se não atendidas, podem impedir a transmissão dos dados.

12 Comunicado nº 18 – 23/05/2014 Não haverá prorrogação do prazo para as prestações de contas mensais referentes a janeiro e fevereiro de 2014 e para o reenvio das informações de 2013, ou seja, permanece o prazo final para o dia 30/05/2014.

13 Comunicado nº 18 – 23/05/2014 A omissão relativa à remessa dos módulos Acompanhamento Mensal/AM e ou Instrumentos de Planejamento/IP ensejará a aplicação de multa pessoal no valor de R$ 3.000,00 por mês de inadimplência.

14 Comunicado nº 18 – 23/05/2014 As informações enviadas mensalmente pelos gestores municipais por meio do SICOM serão consideradas para efeito de prestação de contas anual do Chefe do Poder Executivo Municipal a partir do exercício 2014, sob pena de configuração de contas não prestadas.

15 Comunicado nº 18 – 23/05/2014 O TCE/MG no término do prazo estipulado iniciará os procedimentos de imputação de sanção aos responsáveis pelos documentos e informações prestados, inclusive, vai inserir os municípios, as câmaras e ou as entidades na Matriz de Risco para deflagração de inspeção in loco.

16 As informações estarão sujeitas à inspeção e auditoria pelo TCE/MG e serão disponibilizadas aos cidadãos através dos portais:

17 Minas Transparente Mensais Anuais

18 Veículos e Equipamentos

19 Dados dos Veículos

20 Gasto com Combustível

21 Transporte Escolar

22

23

24 Detalhamento da NF

25

26

27 AÇÕES DE CONTROLE ADMINISTRATIVO

28 Designar responsáveis pelo preenchimento dos dados e envio das informações mensais ao Tribunal de Contas, mediante ato administrativo.

29 É obrigatória a declaração no SICOM que no mês do envio não há informações inerentes aos atos e fatos de repercussão na execução orçamentária/financeira, bem como de licitações, dispensa, inexigibilidade, contratos, convênios e outros registros. 

30 Controle Concomitante
Prestação de Contas Controle Concomitante

31 Quebra de Paradigma

32 Prestação de Contas Contábil Análise da conformidade dos dados
SIACE PCA e LRF Prestação de Contas Contábil Análise da conformidade dos dados

33 Controle da Gestão dos Recursos Públicos
SICOM Controle da Gestão dos Recursos Públicos Tribunal de Contas Ministério Público Sociedade

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46 A análise do SICOM está toda orientada por fontes de recursos

47 Fonte/Destinação de Recursos
LRF “Art. 8º – Parágrafo único. Os recursos legalmente vinculados a finalidade específica serão utilizados exclusivamente para atender ao objeto de sua vinculação, ainda que em exercício diverso daquele em que ocorrer o ingresso.” “Art. 50 – Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes: I – a disponibilidade de caixa constará de registro próprio, de modo que os recursos vinculados a órgão, fundo ou despesa obrigatória fiquem identificados e escriturados de forma individualizada;”

48 OBJETIVOS DA CLASSIFICAÇÃO:
Fonte/Destinação de Recursos OBJETIVOS DA CLASSIFICAÇÃO: Evidenciação das fontes de financiamento das despesas Evidenciação de vinculações Transparência no gasto público O controle das disponibilidades financeiras por fonte/destinação de recursos deve ser feito desde a elaboração do orçamento até a sua execução.

49 Estabelecida pelo TCE/MG
Fontes / Destinação de Recursos CODIFICAÇÃO: Estabelecida pelo TCE/MG EXEMPLOS: 00 – Recursos Ordinários 17 – Contribuição para o custeio dos serviços de iluminação pública 23 – Transferências de convênios vinculados à saúde 47 – Transferência do salário educação 57 – Multas de trânsito 92 – Alienação de bens

50 O novo modelo de organização exige:
Gestão Controle Informação

51 A Garantia da Boa Informação
Responsável INFORMAÇÃO

52 A Garantia da Boa Informação
Controle Interno Responsável INFORMAÇÃO

53 A Garantia da Boa Informação
Controle Social Controle Externo Controle Interno Responsável INFORMAÇÃO

54 ... Convivendo com as mudanças... .
“Não é o mais forte nem o mais inteligente que sobrevive. É o mais adaptado às mudanças.” (Charles Darwin )

55

56 Carlos Henrique Leal Porto
Planejar Consultores Associados Carlos Henrique Leal Porto Maria Aparecida Fontes Cal Marcia Maria Pimentel Mendes Muito obrigado!


Carregar ppt "SICOM EM PAUTA Juiz de Fora 27/05/2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google