A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos essenciais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos essenciais."— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos essenciais

2 Papel das tecnologias na sociedade
Conceitos essenciais Papel das tecnologias na sociedade No dia a dia, encontramos a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas mais variadas situações. Em casa No mundo empresarial No comércio Na medicina/investigação No ensino Na Web social

3 Papel das tecnologias na sociedade – Em casa
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC] desempenham uma papel fundamental em praticamente todos os setores de atividade. No dia a dia, encontramos a sua utilização nas mais variadas situações, desde a compra de um simples jornal a complexas transações financeiras. No início da década de 80, o aparecimento dos computadores pessoais e o desenvolvimento da informática originou uma crescente utilização dos computadores em casa. Em Portugal, o microcomputador ZX Spectrum "in­vadiu" milhares de lares. No entanto, devido às suas características, a sua utilização era especialmente dirigida para jogos e pequenos programas.

4 Papel das tecnologias na sociedade Em Casa
Hoje em dia, os computadores pessoais são utilizados para um vasto nú­mero de atividades como, por exemplo: planificação e gestão das tarefas e despesas domésticas; gestão de contas bancárias e diversas transações financeiras; realização de compras online; atualização noticiosa online; estudo e investigação; momentos lúdicos; visionamento de vídeos e audição de ficheiros áudio; comunicação via áudio e vídeo; etc.

5 Papel das tecnologias na sociedade Mundo empresarial
Atualmente, a eficácia das empresas não pode ser pensada sem o recurso às TIC. Esta utilização reflete-se em todos os setores empresariais, visto que influencia a produtividade e a qualidade dos produtos e serviços. Por exemplo, na área da produção industrial, o recurso à robótica é cada vez mais comum.

6 Papel das tecnologias na sociedade No comércio
No comércio, inclusive no tradicional, a maior parte das operações são controladas pela utilização de meios informáticos e programas adequados. Estas operações podem ser, por exemplo, o registo de vendas e pagamentos, a gestão de stocks, a codificação de produtos, etc.

7 Papel das tecnologias na sociedade Na medicina/investigação
A medicina e a investigação são áreas em que as TIC têm especial importância e que muito têm contribuído para facilitar o trabalho dos profissionais, nomeadamente para: armazenar dados relacionados com os pacientes; prescrever receitas; agendar consultas; efetuar trabalhos de pesquisa e investigação; efetuar diagnósticos; efetuar cirurgias assistidas por computador; partilhar conhecimento entre médicos geograficamente distantes.

8 Papel das tecnologias na sociedade No ensino
As TIC são um importante meio de ensino e aprendizagem. A sua utilização faculta o acesso a uma infindável quantidade de informação, em diversos formatos, permitindo ao professor apresentar e explorar as matérias de formas diversificadas, potenciando, nos alunos, a construção de conhecimento. A aplicação das TIC no ensino à distância (e-learning) permite ensinar e aprender independentemente do local onde nos encontramos. Assim, a sua aplicação na sala de aula pode permitir que alunos, incapacitados de se deslocarem à escola, possam participar ativamente nas aulas. A instrução assistida por computador engloba atividades diversas como, por exemplo, o ensino da Matemática, da História, da condução de veículos, simulação de voos, etc.

9 Papel das tecnologias na sociedade A Web social
"A comunicação mediada por computador permite que as pessoas se conectem de diferentes formas, fazendo com que pequenos palpites entrem em contacto com outros pequenos palpites para dar forma a ideias inovadoras." (Steven Johnson) A Web social caracteriza-se pelo estabelecimento de relações sociais entre os utilizadores da Web, potenciadas pela comunicação, colaboração e interatividade. 0 desenvolvimento de ferramentas e plataformas, inovadoras e interativas, alicia a partilha colaborativa e a participação ativa em, por exemplo: redes sociais; blogues; grupos de discussão; chats; plataformas de ensino-aprendizagem.

10 Cidadania digital Sabes o que significa a palavra cidadania?
Segundo o dicionário Priberam: Cidadania significa "qualidade de cidadão". in Segundo a Wikipédia: "Cidadania (do latim, civitas, "cidade") é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive." in As regras - cumprir e fazer cumprir - a que diariamente temos de estar atentos, devem ser estendidas ao "mundo digital".

11 Conceitos essenciais Cidadania digital Cidadania digital são os direitos e deveres de cada cidadão enquanto utilizador das Tecnologias de Informação e Comunicação, em diversas vertentes.

12 Cidadania digital Etiqueta
Cidadania digital Etiqueta Normas ou procedimentos de conduta adequadas ao meio digitais (netiqueta). Comunicação Troca eletrónica de informação respeitando as "normas de etiqueta". Literacia Conhecer a tecnologia para a poder utilizar eficazmente, no contexto adequado. Acesso Garantir o acesso à tecnologia de toda a sociedade, em condições equitativas. Comércio Compra e venda eletrónica de bens, de forma consciente e ética. Lei Utilizar a tecnologia de forma ética (ex.: respeitar os direitos de autor, não pla­giar, não criar/propagar vírus intencionalmente, etc.]. Direitos e responsabilidades Direitos, por exemplo, à privacidade e liberdade de expressão devem ser garanti­dos em ambientes digitais. Contudo, devemos ser responsáveis pelo que publi­camos (desde o conteúdo à forma]. Saúde e bem-estar Utilizar a tecnologia adequadamente, garantindo a preservação do bem-estar físico e psicológico. Segurança Conhecer e adotar medidas adequadas para preservação da privacidade e garan­tir a nossa segurança e a da informação.

13 PraTICa Cria um documento para responderás questões que exijam resposta escrita e guarda-o com o nome PT1, seguido do número dos elementos do grupo. Recursos: Manual e Internet. Como suporte, consulta: Refere os grandes marcos da história das TIC. Na Internet, pesquisa imagens de computadores que caracterizem uma geração à tua escolha. Copia a imagem para o teu documento e, num pequeno texto, caracteriza-a (geração a que pertence, tecnologia que a caracteriza, etc.). Os teus pais e/ou encarregados de educação utilizam as TIC na sua atividade profissional? Se sim, de que forma as utilizam? Relativamente ao papel das tecnologias na sociedade, refere duas áreas em que a aplicação das TIC seja fundamental. Justifica a tua resposta. Em termos de cidadania digital devemos utilizar as TIC de forma ética e segura. O que devemos fazer para que estes dois aspetos sejam cumpridos?


Carregar ppt "Conceitos essenciais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google