A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BIOMASSA Letícia e Gabriela 2M2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BIOMASSA Letícia e Gabriela 2M2."— Transcrição da apresentação:

1 BIOMASSA Letícia e Gabriela 2M2

2 O que é? Pode ser considerado biomassa todo recurso renovável que provêm de matéria orgânica - de origem vegetal ou animal - tendo por objetivo principal a produção de energia; A energia é obtida através da combustão da lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz, excrementos de animais, entre outras matérias orgânicas; Ela é transformada em energia por meio dos processos de combustão, gaseificação, fermentação ou na produção de substâncias líquidas.

3

4 Vantagens Baixo custo de operação;
Facilidade de armazenamento e transporte; Proporciona o reaproveitamento dos resíduos; É uma fonte energética renovável e limpa; Emite menos gases poluentes; Utilização do lixo na produção, diminuindo a quantidade de dejetos nos aterros; Alta eficiência energética.

5

6 Derivados Bio-óleo: líquido negro cujas destinações principais são aquecimento e geração de energia elétrica. Biogás: metano obtido juntamente com dióxido de carbono pela decomposição de materiais Biomass-to-Liquids: Pode ser empregado na composição de lubrificantes e combustíveis líquidos para utilização em motores do ciclo diesel. Etanol celulósico: etanol obtido alternativamente por dois processos. Bioetanol "comum": feito no Brasil à base do sumo extraído da cana de açúcar (caldo de cana). Biodiesel: éster produzido com óleos vegetais como do dendê, da mamona, do sorgo e da soja, etc. Óleo vegetal: Pode ser usado em Motores diesel. Lenha: Forma mais antiga de utilização da Biomassa. Carvão vegetal: Sólido negro obtido pela carbonização da lenha.

7 Impactos Ambientais Seu uso sem o devido planejamento pode ocasionar a formação de grandes áreas desmatadas pelo corte incontrolado de árvores, perda dos nutrientes do solo, erosões e emissão excessiva de gases;

8 Biomassa no Brasil No Brasil, como no resto do mundo, o uso da biomassa como fonte renovável de energia, vem através do uso de restos de madeira, bagaço de cana, lenha, carvão vegetal, dejetos de animais, álcool e outras fontes primárias de energia. No país cerca de 30% das necessidades energéticas é suprido pela biomassa sob forma de lenha para queima de cerâmicas, carvão vegetal e combustível sustentável para fabricas de cimento no nordeste. O bagaço da cana também é utilizado para geração de vapor para produção de energia elétrica. O uso da biomassa no país auxilia na redução de desastres causados pelo desmatamento de recursos naturais, além de contribuir com o aumento da economia, geração de emprego e renda.


Carregar ppt "BIOMASSA Letícia e Gabriela 2M2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google