Carregar apresentação
PublicouLuan Paulos Alterado mais de 9 anos atrás
1
Abordagem Sócio-histórica ou Histórico-cultural Pesquisa qualitativa
por Flora de Jesus & Júlia Moraes Curso EDAI/ UERJ Professora: Edméa Santos
2
ÍNDICE O que é a teoria Histórico-cultural? As origens... As teses A teoria histórico-cultural na Educação na visão Vygotskyana. Bakhtin e a teoria Histórico-cultural Bakhtin e a concepção de linguagem Bakhtin e a questão do sujeito dialógico Contribuições do pensamento Bakhtiniano para uma abordagem sócio-histórica de pesquisa...
3
O que é a teoria Histórico-cultural?
Vygotsky , A teoria histórico-cultural é uma corrente psicológica que explica o desenvolvimento da mente humana com base no materialismo dialético* e teve como fundador Lev Semionovich Vygotsky. *Materialismo Dialético é a teoria desenvolvida por Karl Marx para pensar a sociedade, cujos enfoques centrais são a coletividade, a contradição, a política, a história e a produção.
4
As origens... Vygotsky iniciou suas pesquisas em 1920, na antiga União Soviética com psicólogos e pedagogos, entre eles Alexei Nikolaevich Leontiev ( ) e Alexander Ramonovich Luria ( ), cujos temas eram psiquismo, emoções, consciência, processos intelectuais, atividade, desenvolvimento humano, linguagem e aprendizagem. Com base na filosofia marxista, a teoria histórico-cultural procurava explicar a constituição histórica e social do desenvolvimento psicológico humano no processo de apropriação da cultura mediante a interação entre sujeitos. No Brasil, a teoria de Vygotsky chegou lentamente na segunda metade da década de 1970.
5
Linguagem, principal instrumento mediador da interação humana.
Teses: Indivíduo Sociedade: interação dialética do homem e seu meio sócio-cultural. Cultura Natureza humana: o desenvolvimento humano se dá em função da internalização dos modos de apropriação cultural. Cérebro atividade mental: moldado pela ação de elementos externos. Indivíduos Instrumentos técnicos Meio social: Toda relação do indivíduo com o seu meio é mediada. Linguagem, principal instrumento mediador da interação humana. Consciência, produto da historia social
6
A teoria histórico-cultural na Educação na visão Vygotskyana:
O socioconstrutivismo ou sociointeracionismo Vygotsky defende a transformação do ser biológico (natural) em um ser cultural (social). Nessa transformação, o pensamento e a linguagem – funções psicológicas superiores - constituem funções mentais resultantes do processo histórico e cultural. A função da escola está no desenvolvimento mental do sujeito. As funções psicológicas superiores só desenvolvem-se com o aprendizado. Todo aprendizado é necessariamente mediado.
7
A linguagem permite a mediação entre sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem bem como a depreensão do meio social que os circunda. Impulsiona o desenvolvimento. Papel primordial do professor é reconhecer e atuar entre as zonas de desenvolvimento do aprendiz ( Zona proximal). O caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa por outra pessoa. O saber que não vem da experiência, não é realmente saber.
8
"O sujeito como tal não pode ser percebido nem estudado como coisa, posto que sendo sujeito não pode, se quiser continuar sê-lo, permanecer sem voz, portanto seu conhecimento só pode ter um caráter dialógico" Bakhtin As origens... Bakhtin tinha um sensível interesse pela Literatura e buscou na Linguagem a chave da compreensão para as principais questões epistemológicas que atravessam as ciências humanas e sociais. Assim como Vygotski, tinha como método fundamental de suas teorias o materialismo dialético através do qual construiu uma visão não fragmentada da realidade, uma perspectiva histórica e uma compreensão do homem como um conjunto de relações sociais. Para Bakhtin, o homem fora das condições sócio-econômicas objetivas, fora de uma sociedade, não tem nenhuma existência.
9
Batkhtin e a Linguagem Bakhtin e as bases da nova linguística
A língua como fato lingüístico: heterogênea e complexa provida de um contexto social e cultural. Comunidade lingüística da época (Sassure e os estruturalistas) A língua como sistema linguístico: abstrata e imutável. Na concepção de linguagem de Bakhtin, evidencia-se uma das categorias básicas de seu pensamento – o dialogismo. Em Marxismo e filosofia da linguagem está sua teoria da linguagem em que a concebe como uma criação coletiva, integrante de um diálogo cumulativo entre o “eu” e o “outro”.
10
"A interação verbal é a verdade fundamental da língua"
Para Bakhtin todo enunciado é um diálogo que se produz em um "contexto que é sempre social, entre duas pessoas socialmente organizadas". Enunciado (??????) Estabelece relações com a realidade dialógica, entre falante e ouvinte. Define-se pela intenção do autor e no momento expressivo em que a interação acontece. Unidade de língua (palavras e sentenças) Somente estabelecem relações entre os signos, portanto meramente lingüísticas, de decodificação. Resumindo, sentença e palavra só tem sentido, autoria se dentro de um enunciado completo, como expressão de uma postura individual, subjetiva e avaliadora do ponto de vista emocional do falante que se encontra em uma situação concreta de comunicação.
11
A constituição dialógica do sujeito bakhtiniano
SENTIDO O sujeito MODIFICA O SEU DISCURSO em função das intervenções de outros discursos. Portanto, o sujeito não é a fonte primeira de sentido. O sujeito EMERGE do outro O sujeito é DIALÓGICO e o seu conhecimento é fundamentado no discurso que ele produz. O sujeito existe a partir do diálogo com outros “EUs”; necessita da COLABORAÇÃO de OUTROS para poder definir-se e ser AUTOR de si mesmo.
12
Contribuições do pensamento Bakhtiniano para uma abordagem sócio-histórica de pesquisa...
"Todo conhecimento produzido nas ciências humanas tem seu ponto de partida e chegada nos processos da vida humana historicamente construídos..." A afirmação acima de Maria Teresa nos ajuda a refletir sobre a contribuição do pensamento Bakhtiniano para uma abordagem sócio-histórica de pesquisa. O pensamento dele é construído sob uma visão de mundo não totalizante, que analisa a realidade humana sob um contexto sócio-histórico e na crença que somos produto da relação que estabelecemos neste mundo com o outros seres tão ativos, tão transformadores e tão criadores de sentido quanto nós. Suas teorias como pudemos verificar representam uma grande ruptura com modelos de pensamento existentes na época: objetivos, simplistas, abstratos.. que não dialogavam com a evolução histórico-socio-cultural da sociedade e que, logo, não mais respondiam às necessidades do homem contemporâneo.
13
Bibliografia Consultada:
BAKHTIN, Mikhail. VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da Linguagem. Hucitec, São Paulo, 1992. BARROS, Diana Pessoa de. FIORIN, José Luiz. (orgs.). Dialogismo, polifonia, intertextualidade. Ensaios de Cultura 7. Edusp, São Paulo, 1999. Revista : Nova Escola,Edição Especial: Grandes Pensadores. Abril, s/d. Sites: 1) Artigo da Professora Maria Teresa de Assunção Freitas." A pesquisa em educação: desafios metodológicos. Acesso: 02/04/09. 2) Sobre a teoria de Vygotsky Acesso: 31/03/09.
14
3) Sites sobre o materialismo dialético: ttp://pt. shvoong
3) Sites sobre o materialismo dialético: ttp://pt.shvoong.com/books/ materialismo-dial%C3%A9tico-materialismo-hist%C3%B3rico/ (Acesso 31/03/09) (Acesso 31/03/09) 4) Sobre Teorias de Aprendizagem (Acesso 02/03/09) 3
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.