A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organização do Trabalho pedagógico na formação docente Parte 3

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organização do Trabalho pedagógico na formação docente Parte 3"— Transcrição da apresentação:

1 Organização do Trabalho pedagógico na formação docente Parte 3

2 Pensamento escolar do final do século XVIII
Dois tipos de forças antagônicas: Movimento popular: socialista Movimento elitista: positivismo

3 Pensamento Positivista
Herbert Spencer ( ): formação científica na educação; Emile Durkheim ( ): Pedagogia como prática social; Alfred Whitehead ( ): Educação como a arte de utilizar os conhecimentos. Bertrand Russel ( ): Formação do espírito científico.

4 Pensamento Socialista
Karl Marx (1818 – 1883) e Engel ( ): Educação pública e gratuita para todas as crianças; Antônio Gramsci ( ): Escola unitária e a centralização democrática; Anton Makarenko ( ): Autoridade de Ajuda – autoridade do coletivo resultante da participação comum nas decisões; Lev Vygotsky ( ): O domínio da linguagem na educação social do homem e de defesa dos seus direitos e construção da sociedade.

5 Pensamento da Escola Nova
Maior movimento de renovação da escola; BASE: Renovação geral que valorizava a autoformação e a atividade espontânea da criança. A educação deve ser instigadora da mudança social e ao mesmo tempo se transformasse porque a sociedade estava em mudança. Desenvolvimento: Sociologia da educação e psicologia da educação.

6 Característica do trabalho pedagógico na Escola Nova
PAIDOCENTRISMO : centrado na criança A educação seria organizada por métodos e técnicas que auxiliassem o processo de experiência do aluno, pois nele é que se desenvolveria a educação; A organização dos métodos de ensino diferenciados, criativos e ativos é a grande contribuição da Escola Nova para Pedagogia.

7 Pioneiros da Escola Nova
Adolphe Ferriere ( ) A escola deve ser organizada para ser ativa; A função da educação: espírito de vida. Sua atividade seria espontânea, pessoal e produtiva. Critica a escola tradicional: a escola atual teria um promoveria a inquietação de espírito, a gravidade, a imobilidade e o silêncio.

8 2. John Dewey ( ) Pragmatismo (instrumentalista, prático) O ensino deveria se dar pela ação e não pela isntrução. A educação continuamente reconstruía a experiência concreta, ativa e produtiva de cada um. A experiência concreta da vida: sempre se apresenta como um problema que a educação poderia ajudar a resolver. Cinco etapas do pensar

9 A- A necessidade sentida;
B- A análise da dificuldade; C- As alternativas de solução do problema; D- A experimentação das várias soluções E- A ação como prova final como solução proposta. A organização do trabalho: preocupada mais no processo do que no produto; Processo de reconstrução e reconstituição da experiência. A educação teria um fim nela mesma, ou seja, a educação seria o próprio processo de viver.

10 3. William Kilpatrick (1871-1965);
Discípulo de Joh Dewey – método de projetos A educação é a reconstrução da vida em vários níveis e a sua base está na autoatividade decidida (o aluno aprende a escolher para si o estudo.) Método de projetos: conjunto de atividades didáticas organizadas em 4 etapas básicas: Um plano de trabalho Uma atividade motivada por meio de intenção;

11 c) Um trabalho de ordem manual;
d) Um ambiente natural de devolução da aprendizagem; Para ele os projetos se desenvolvem em quatro tipos: De produção: (re) fazer algo De consumo: aprender a utilizar algo já produzido; De resolução: de problemas De aperfeiçoamento: Buscando novas técnicas

12 4. Maria Montessori ( ) Médica e educadora; Transpôs o método de recuperação educacional de crianças deficientes para crianças regulares da infância; Grande contribuição: a organização do ambiente escolar com objetos do tamanho da criança: mesas, cadeiras, lápis e etc. Objetivo: o domínio completo do mundo e sua transposição para o mundo adulto. - A utilização do material concreto para a aprendizagem e a disciplina como técnica para o domínio dos sentidos corporais e materiais são elementos importantes no seu trabalho.

13 5. Roger Cousinet ( ) Opõe-se ao método das escolas memoristas e tradicionais; Defensor da liberdade no ensino e no trabalho coletivo, desenvolve o método de equipes para a aprendizagem; Propõe novo mobiliário e novas formas de colocação do ambiente escolar para desenvolvimento de atividades coletivas; O método de trabalhos de equipes tem as seguintes etapas:

14 Pesquisa sobre o objeto a ser trabalhado;
Exposição e elaboração de informações no quadro; Correção dos erros; Cópia individual no caderno dos resultados; Desenho individual relacionado com o assunto; Escolha do desenho mais significativo para o arquivo de classe; Leitura do trabalho do grupo; Elaboração de ficha-resumo do grupo;

15 Algumas considerações finais sobre a Escola Nova
O pensamento pedagógico da Escola nova tem uma grande influência em nossos debates sobre métodos e organização de material para o trabalho pedagógico na escola; Em todo o mundo os métodos, por causa do pensadores da escola nova, se aperfeiçoaram e levaram para a sala, o rádio, cinema, televisão, vídeo, computador inovações que atingem os educadores e que podem utilizá-los como novas técnicas de aprendizagem.

16 Problemática: não existe um método pronto e único
Problemática: não existe um método pronto e único. (diferente do tradicional) Desta forma, há uma necessidade constante de análise de sua prática e a discussão destas técnicas no cotidiano escolar, para que (re) avaliar as técnicas, planos e inovações aplicados para este campo. Na segunda metade do século XX: crítica aos Escolanovistas. A educação é vista como uma questão política e a escola passa a ser um espaço de reprodução da sociedade a partir dos interesses das classes dominantes de manter a sociedade tal como ela se encontra. (ideologias, mentalidades e condutas dos grupos dominantes)

17 Enfim Movimento contraditório que conseguiu juntar contribuições do positivismo (científico) e do marxismo (trabalho social e grupal de produção) Para além de suas críticas, toda a educação foi beneficiada pelas questões técnicas e metodológicas dos pedagogos deste pensamento pedagógico. O Escolanovismo: influenciou todas as práticas pedagógicas contemporâneas e todos os pensadores a respeito da prática e dos métodos utilizados em sala de aula.


Carregar ppt "Organização do Trabalho pedagógico na formação docente Parte 3"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google