A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organização do Trabalho pedagógico na formação docente Parte 3.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organização do Trabalho pedagógico na formação docente Parte 3."— Transcrição da apresentação:

1 Organização do Trabalho pedagógico na formação docente Parte 3

2 Pensamento escolar do final do século XVIII -Dois tipos de forças antagônicas: 1.Movimento popular: socialista 2.Movimento elitista: positivismo

3 Pensamento Positivista -Herbert Spencer ( ): formação científica na educação; -Emile Durkheim ( ): Pedagogia como prática social; -Alfred Whitehead ( ): Educação como a arte de utilizar os conhecimentos. -Bertrand Russel ( ): Formação do espírito científico.

4 Pensamento Socialista -Karl Marx (1818 – 1883) e Engel ( ): Educação pública e gratuita para todas as crianças; -Antônio Gramsci ( ): Escola unitária e a centralização democrática; -Anton Makarenko ( ): Autoridade de Ajuda – autoridade do coletivo resultante da participação comum nas decisões; -Lev Vygotsky ( ): O domínio da linguagem na educação social do homem e de defesa dos seus direitos e construção da sociedade.

5 Pensamento da Escola Nova -Maior movimento de renovação da escola; -BASE: Renovação geral que valorizava a autoformação e a atividade espontânea da criança. -A educação deve ser instigadora da mudança social e ao mesmo tempo se transformasse porque a sociedade estava em mudança. -Desenvolvimento: Sociologia da educação e psicologia da educação.

6 Característica do trabalho pedagógico na Escola Nova PAIDOCENTRISMO : centrado na criança A educação seria organizada por métodos e técnicas que auxiliassem o processo de experiência do aluno, pois nele é que se desenvolveria a educação; A organização dos métodos de ensino diferenciados, criativos e ativos é a grande contribuição da Escola Nova para Pedagogia.

7 Pioneiros da Escola Nova 1.Adolphe Ferriere ( ) -A escola deve ser organizada para ser ativa; -A função da educação: espírito de vida. Sua atividade seria espontânea, pessoal e produtiva. -Critica a escola tradicional: a escola atual teria um promoveria a inquietação de espírito, a gravidade, a imobilidade e o silêncio.

8 2. John Dewey ( ) -Pragmatismo (instrumentalista, prático) -O ensino deveria se dar pela ação e não pela isntrução. -A educação continuamente reconstruía a experiência concreta, ativa e produtiva de cada um. -A experiência concreta da vida: sempre se apresenta como um problema que a educação poderia ajudar a resolver. -Cinco etapas do pensar

9 A- A necessidade sentida; B- A análise da dificuldade; C- As alternativas de solução do problema; D- A experimentação das várias soluções E- A ação como prova final como solução proposta. -A organização do trabalho: preocupada mais no processo do que no produto; -Processo de reconstrução e reconstituição da experiência. -A educação teria um fim nela mesma, ou seja, a educação seria o próprio processo de viver.

10 3. William Kilpatrick ( ); -Discípulo de Joh Dewey – método de projetos -A educação é a reconstrução da vida em vários níveis e a sua base está na autoatividade decidida (o aluno aprende a escolher para si o estudo.) -Método de projetos: conjunto de atividades didáticas organizadas em 4 etapas básicas: a)Um plano de trabalho b)Uma atividade motivada por meio de intenção;

11 c) Um trabalho de ordem manual; d) Um ambiente natural de devolução da aprendizagem; Para ele os projetos se desenvolvem em quatro tipos: 1.De produção: (re) fazer algo 2.De consumo: aprender a utilizar algo já produzido; 3.De resolução: de problemas 4.De aperfeiçoamento: Buscando novas técnicas

12 4. Maria Montessori ( ) -Médica e educadora; -Transpôs o método de recuperação educacional de crianças deficientes para crianças regulares da infância; -Grande contribuição: a organização do ambiente escolar com objetos do tamanho da criança: mesas, cadeiras, lápis e etc. -Objetivo: o domínio completo do mundo e sua transposição para o mundo adulto. - A utilização do material concreto para a aprendizagem e a disciplina como técnica para o domínio dos sentidos corporais e materiais são elementos importantes no seu trabalho.

13 5. Roger Cousinet ( ) -Opõe-se ao método das escolas memoristas e tradicionais; -Defensor da liberdade no ensino e no trabalho coletivo, desenvolve o método de equipes para a aprendizagem; -Propõe novo mobiliário e novas formas de colocação do ambiente escolar para desenvolvimento de atividades coletivas; -O método de trabalhos de equipes tem as seguintes etapas:

14 a)Pesquisa sobre o objeto a ser trabalhado; b)Exposição e elaboração de informações no quadro; c)Correção dos erros; d)Cópia individual no caderno dos resultados; e)Desenho individual relacionado com o assunto; f)Escolha do desenho mais significativo para o arquivo de classe; g)Leitura do trabalho do grupo; h)Elaboração de ficha-resumo do grupo;

15 Algumas considerações finais sobre a Escola Nova -O pensamento pedagógico da Escola nova tem uma grande influência em nossos debates sobre métodos e organização de material para o trabalho pedagógico na escola; -Em todo o mundo os métodos, por causa do pensadores da escola nova, se aperfeiçoaram e levaram para a sala, o rádio, cinema, televisão, vídeo, computador inovações que atingem os educadores e que podem utilizá-los como novas técnicas de aprendizagem.

16 -Problemática: não existe um método pronto e único. (diferente do tradicional) -Desta forma, há uma necessidade constante de análise de sua prática e a discussão destas técnicas no cotidiano escolar, para que (re) avaliar as técnicas, planos e inovações aplicados para este campo. -Na segunda metade do século XX: crítica aos Escolanovistas. -A educação é vista como uma questão política e a escola passa a ser um espaço de reprodução da sociedade a partir dos interesses das classes dominantes de manter a sociedade tal como ela se encontra. (ideologias, mentalidades e condutas dos grupos dominantes)

17 Enfim -Movimento contraditório que conseguiu juntar contribuições do positivismo (científico) e do marxismo (trabalho social e grupal de produção) -Para além de suas críticas, toda a educação foi beneficiada pelas questões técnicas e metodológicas dos pedagogos deste pensamento pedagógico. -O Escolanovismo: influenciou todas as práticas pedagógicas contemporâneas e todos os pensadores a respeito da prática e dos métodos utilizados em sala de aula.


Carregar ppt "Organização do Trabalho pedagógico na formação docente Parte 3."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google