A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof: Célio Souza DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA (DAM) (80H)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof: Célio Souza DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA (DAM) (80H)"— Transcrição da apresentação:

1 Prof: Célio Souza DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA (DAM) (80H)

2 Programação/Conteúdo Programático Desenvolvimento e Aprendizagem motora com sub-áreas de estudo do movimento humano e da Educação Física; Definição do estudo do desenvolvimento motor: os conceitos de movimento e de mudança no comportamento motor; Perspectivas teóricas no estudo do desenvolvimento motor; Sequência de desenvolvimento motor: modelos e questões; Conceitos de desenvolvimento motor e suas implicações para a Educação Física; Fatores que afetam o desenvolvimento motor; Aplicações e implicações pedagógicas do desenvolvimento motor; Teoria de circuito fechado x circuito aberto; Teoria de esquemas e variabilidade de prática; Teoria hierárquica de programação motora; O processo de aquisição de habilidades motoras; conhecimento de resultados e feedback; Interferência contextual, retenção e transferência. DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA

3 AULA 01 OBJETIVOS: Relacionar os principais conceitos inerentes ao desenvolvimento humano. Relacionar os principais conceitos inerentes ao desenvolvimento humano. Entender as principais definições que norteiam o estudo sobre o desenvolvimento humano. Entender as principais definições que norteiam o estudo sobre o desenvolvimento humano. Caracterizar as principais teorias do desenvolvimento humano e suas interligações com o desenvolvimento motor. Caracterizar as principais teorias do desenvolvimento humano e suas interligações com o desenvolvimento motor. Entender que o comportamento motor como uma construção ao longo da vida. Entender que o comportamento motor como uma construção ao longo da vida.

4 DEFINIÇÕES DESENVOLVIMENTO – processo de mudanças, ocorrência de fatos, continuidade de acontecimentos. MOTOR – movimento que ocorre por fatores biológicos e mecânicos. APRENDIZAGEM – Um conjunto de processos internos que resultam em transformações relativamente permanentes da capacidade de desempenho por efeito da prática (experiência, da educação e do treinamento) DESENVOLVIMENTO HUMANO - o processo que se refere à estabilidade e mudanças nas características biopsicológicas dos seres humanos durante o curso de suas vidas e através de gerações”(p. 995) Bronfenbrenner e Morris (1998). DESENVOLVIMENTO MOTOR – alteração contínua no comportamento motor ao longo do ciclo da vida. APRENDIZADO MOTOR: Mudança no comportamento motor, resultado de prática ou experiência passada. (GALLAUHUE, 2005 )

5 DEFINIÇÕES CONTROLE MOTOR – aspecto do aprendizado e do desenvolvimento que lida ou trabalha com o estudo de tarefas isoladas em condições específicas. COMPORTAMENTO MOTOR – engloba alterações no aprendizado e no desenvolvimento, incluindo os processos maturacionais vinculados ao desempenho motor. HABILIDADE MOTORA: Padrão motor fundamental realizado com precisão e controle. A precisão é enfatizada e o movimento limitado, como no lançamento de uma bola de direção a um alvo. COORDENAÇÃO MOTORA : capacidade de enviar e receber informações neuro-musculares de forma precisa e organizada para a execução movimentos do corpo e dos membros em relação necessidades da tarefa.

6 TAREFA MOTORA - termo geral que se refere a um movimento. PADÃO MOTOR – Série de movimentos relacionados usados para desempenhar uma tarefa. APTIDÃO - competência para a realizar. PROFICIÊNCIA MOTORA – capacidade de alcançar um objetivo. PERFOMANCE / DESEMPENHO MOTOR – mede a capacidade de execução, realização de uma competência. DEFINIÇÕES

7 ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO DE ESTUDOS DA ATIVIDADE FÍSICA

8 CONTROLE MOTORAPRENDIZAGEM MOTORA DESENVOLVIMENTO MOTOR COMPORTAMENTO MOTOR

9 Pré-Natal Neo-Natal Primeira Infância Infância Adolescência Idade Adulta Meia Idade Velhice Psicomotor Cognitivo Afetivo Período de Desenvolvimento Fatores da Tarefa Fatores Biológicos Fatores Ambientais Área Estudo de Comportamento Humano Fatores de Influência

10 COMO PODE SER PESQUISADO O DESENVOLVIMENTO HUMANO ? MÉTODO LONGITUDINAL - ideal e o único real. MÉTODO TRANSVERSAL - pessoas diferentes, representando cada idade. MÉTODO LONGITUDINAL MISTO - combina os aspectos. DOIS TIPOS DE OBSERVAÇÃO. PROCESSO - descreve as fases desenvolvimento das habilidades motoras. PRODUTO - analisa as necessidades biológicas, ambientais, ocupacionais que influenciam as habilidades motoras e o desempenho motor. FOCO DAS OBSERVAÇÃO. TEORIAS - Idéias gerais que explicam desenvolvimento humano. MODELOS - esquemas que escrevem o desenvolvimento das fases motoras.

11 FORMAS DE EXPLICAR O DESENVOLVIMENTO Modelos do tipo fase / estágio – mudanças linear, sequencial, continua, hierarquicamente ordenada – serve como parâmetros, não explicam as variações. Modelos do tipo não estágio - abordagem sistêmica dinâmica, as mudanças ocorrem por interligações sinérgicas.

12 ALGUMAS TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO Erik Erikson (1963) - Psicossocial Jean Piaget (1940) Desenvolvimento Cognitivo Lev Vygotsky (1927) Sócio-interacionismo Irie Bronfenbrenner Bioecologica (1979) Howard Gardner (1983) Inteligências Múltiplas

13 A TEORIA DE ERIKSON Erikson focaliza o surgimento gradativo de um senso de identidade. Propõe oito estágios, três dos quais alcançados apenas na vida adulta. Denomina seus estágios de psicossociais. Dentre os oito, quatro estágios têm sido o foco de muitas teorias e pesquisas: confiança na infância, identidade na adolescência, intimidade na vida adulta inicial e procriação na vida adulta intermediária.

14 TEORIA DE JEAN PIAGET Enfatizam o papel do movimento na criança como participante mais ativo do processo de desenvolvimento, descrevendo estágios claros e qualitativamente diferentes. Explicam o desenvolvimento do pensamento da criança, prestando pouca atenção ao relacionamento da criança com os provedores de cuidados. Piaget verificou a grande regularidade do desenvolvimento do pensamento da criança. Observou que todas parecem viver as mesmas descobertas sequenciais acerca de seu mundo, cometendo os mesmos erros e chegando às mesmas soluções. Um pressuposto fundamental para tais teorias é que da natureza do organismo humano se adaptar ao ambiente, num processo ativo em que a criança e o adulto procuram entender seu ambiente.

15 VIAS DE CONDUÇÃO DE INFORMAÇÃO

16 PLASTICIDADE NEURAL

17 TEORIA DE VYGOTSKHY Vygotsky considera que o processo de desenvolvimento é marcado pela interação social do ser humano. Vygotsky baseia-se nos postulados marxistas, pois busca compreender as características do Homem através do estudo da origem e desenvolvimento da espécie humana. Considera que a formação da sociedade humana com base no trabalho, é o processo que vai tornar o homem diferenciado de outras espécies. Seus estudos são baseados na relação didática assimétrica adulto/criança, salientam sobretudo o papel do adulto (pai ou educador)como estimulador e regulador das primeiras competências práticas. Cabe ao professor proporcionar um contexto significativo para a execução das tarefas escolares de forma que o aluno possa atuar e construir interpretações coerentes.

18 TEORIA DE BRONFENBRENNER “A Ecologia do desenvolvimento humano envolve o estudo científico da acomodação progressiva, mútua, entre um ser em desenvolvimento, e as propriedades em mudança dos ambientes imediatos em que a pessoa em desenvolvimento vive, conforme esse processo é afetado pelas relações entre esses ambientes e pelos contextos mais amplos em que estão inseridos”. Formam um conjunto de estruturas seriadas: microssistema mesossistema exossistema macrossistema

19 TEORIA DE HOWARD GARDNER

20 TEORIAS DAS INTELIGÊNCIA MÚLTIPLAS DE GARDER, 1989. Inteligência lingüística - É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias. Em crianças, esta habilidade se manifesta através da capacidade para contar histórias originais ou para relatar, com precisão, experiências vividas. Inteligência musical - Esta inteligência se manifesta através de uma habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical. A criança pequena com habilidade musical especial percebe desde cedo diferentes sons no seu ambiente e, freqüentemente, canta para si mesma. Inteligência lógico - matemática - Sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. A criança com especial aptidão nesta inteligência demonstra facilidade para contar e fazer cálculos matemáticos e para criar notações práticas de seu raciocínio.

21 Inteligência espacial - Capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa, uma representação visual ou espacial. É a inteligência dos artistas plásticos, dos engenheiros e dos arquitetos. Em crianças pequenas, o potencial especial nessa inteligência é percebido através da habilidade para quebra-cabeças e outros jogos espaciais e a atenção a detalhes visuais. Inteligência interpessoal - Esta inteligência pode ser descrita como uma habilidade pare entender e responder adequadamente a humores, temperamentos motivações e desejos de outras pessoas. Ela é melhor apreciada na observação de psicoterapeutas, professores, políticos e vendedores bem sucedidos. Crianças especialmente dotadas demonstram muito cedo uma habilidade para liderar outras crianças, uma vez que são extremamente sensíveis às necessidades e sentimentos de outros. Inteligência intrapessoal - É o reconhecimento de habilidades, necessidades, desejos e inteligências próprios, a capacidade para formular uma imagem precisa de si próprio e a habilidade para usar essa imagem para funcionar de forma efetiva. Como esta inteligência é a mais pessoal de todas, ela só é observável através dos sistemas simbólicos das outras inteligências, ou seja, através de manifestações lingüisticas, musicais ou cinestésicas. Inteligência cinestésica - Esta inteligência se refere à habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. A criança especialmente dotada na inteligência cinestésica se move com graça e expressão a partir de estímulos musicais ou verbais demonstra uma grande habilidade atlética ou uma coordenação fina apurada.

22 RESOLVER OS PROBLEMAS COM AUTONOMIA ( GARDNER, 1994 )

23 RESUMO DA AULA Guardar palavras chaves. Associar palavras as definições. Conceitos Cada autor pode ser relacionado ao movimento. Cada autor destaca um ponto principal. Teorias É influenciado por toda a vida. É uma forma de manifestação de inteligência. O movimento

24 REFERÊNCIAS GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a Teoria na Prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. BEE,Helen. A Criança em Desenvolvimento, Ed. Artmed. BEE,Helen. A Criança Em Crescimento, Ed. Artmed.


Carregar ppt "Prof: Célio Souza DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA (DAM) (80H)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google