A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Karl Marx O MATERIALISMO HISTÓRICO.  "Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina sua consciência"

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Karl Marx O MATERIALISMO HISTÓRICO.  "Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina sua consciência""— Transcrição da apresentação:

1 Karl Marx O MATERIALISMO HISTÓRICO

2  "Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina sua consciência"

3 Biografia  Nasceu na Alemanha (Antiga Prussia), em  Morreu em Londres, em  de origem judia. Seu pai converteu-se ao Luteranismo devido ao antissemitismo crescente na época, mas Marx logo rompeu com a religiosidade.  Estudou Filosofia. Trabalhou,como redator- chefe de um jornal onde conheceu FrIederich Engels.  Em parceria com Engels escreve várias obras  Estuda e escreve sobre economia e história.

4  Em 1867 publicou o primeiro volume de sua obra O Capital. Os volumes 2 e 3 foram publicados por Engels após sua morte.  O último livro que escreveu em parceria com Engels foi O Manifesto Comumisma, obra que originou o "Marxismo"  Teoria marxista: crítica ao capitalismo, que é exploração Do trabalhador pela burguesia e a expropriação da mais-valia.  Defendia a educação pública e gratuita pra todas as crianças como forma de retirá-las do trabalho fabril.  Rompeu com as ideias de Hegel e se dedicou ao comumismo

5 Teoria  Marxismo: socialismo científico e materialismo  Materialismo histórico: A realidade não é algo imutável, mas um processo histórico permanente. O processo histórico está acima da vontades dos indivíduos é determinado pelas condições materiais, por isso materialismo histórico.  Marx rompe com a dialética de Hegel e emprega o termo materialismo histórico dialético para compreender o homem em suas relações com o mundo e outros homens, a partir das relações humanas concretas e não das idéias que os homens fazem a respeito de si..Capitalismo: o o trabalhador vende a sua força (seu único bem) de trabalho ao proprietário. Mais valia: exploração da força de trabalho= lucro.

6  Ideologia: é um conjunto de ideias, de pensamentos e representações que os seres humanos produzem sobre a realidade com a qual convivem. Essas idéias são utilizadas na sua vida cotidiana e orientam as discussões políticas, educacionais, sociais, etc.  As ideologias orientam o modo de viver e podem se tornar modos de dominação.  Processo histórico: luta de classes sociais entre a classe dominante (dona dos meios de produção) e a classe dominada (dona da força de trabalho)  A luta de classes configura o modo de produção situado historicamente: asiático, escravista, feudal, capitalista, etc.  Todos possuem forças produtivas que se refletem nas relações sociais de produção, em que a exploração do trabalho é uma constante.

7 Teoria histórico cultural em Psicologia  Representantes: Lev Vygotsky, Luria, Leontiev  O homem é produto de seu processo histórico cultural. Consciência dialética: eu transformo a realidade e sou transformada por ela.

8 Marx e Filosofia  Marx será melhor estudado em Sociologia, mas em Filosofia importante saber que ele trouxe mudanças significativas para a compreensão da realidade.


Carregar ppt "Karl Marx O MATERIALISMO HISTÓRICO.  "Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina sua consciência""

Apresentações semelhantes


Anúncios Google