A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PALESTRA DOMINICAL CÂNCER 21 DE JUNHO A 21 DE JULHO 30 DE JUNHO DE 2013 RESPONSÁVEL: Ruth Machado Barbosa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PALESTRA DOMINICAL CÂNCER 21 DE JUNHO A 21 DE JULHO 30 DE JUNHO DE 2013 RESPONSÁVEL: Ruth Machado Barbosa."— Transcrição da apresentação:

1 PALESTRA DOMINICAL CÂNCER 21 DE JUNHO A 21 DE JULHO 30 DE JUNHO DE 2013 RESPONSÁVEL: Ruth Machado Barbosa

2 APRESENTAÇÃO Astrologia A Roda da Vida As Cruzes Astrológicas O Signo de Câncer Lei do Renascimento

3 A primeira encarnação humana é sempre feita no signo de Câncer.

4 ASTROLOGIA ESOTÉRICA A Sabedoria Antiga nos ensina que “o espaço é uma entidade”. A totalidade da “abóboda celeste” é a aparência fenomênica desta entidade.

5 É com a vida desta entidade e com as forças e energias, os impulsos e os ritmos, os ciclos, as estações e as eras que a astrologia esotérica se ocupa, conforme afirmou H.P.B. em A Doutrina Secreta.

6 A Astrologia é essencialmente, a mais pura apresentação da verdade ocultista feita ao mundo.

7 A nova astrologia está baseada na compreensão dos raios e suas relações com as constelações zodiacais, ou A interação das sete grandes Vidas que dão forma ao nosso sistema solar, com as doze constelações que compõem o nosso zodíaco.

8 E STE É O PROPÓSITO IMEDIATO DA ASTROLOGIA. As relações entre entidades individuais, planetárias, sistêmicas e cósmicas.

9 A RODA DA VIDA Há outra ideia revolucionária que a ciência astrológica esotérica traz para o seu aspecto moderno e exotérico: As Rodas – o caminho do homem enquanto passa através dos signos.

10 M APA DO ZODÍACO

11 A R ODA GIRANDO NO SENTIDO DOS PONTEIROS DO RELÓGIO, DE Á RIES A T OURO, VIA P EIXES O caminho da Grande Ilusão, para a humanidade comum. Modo reconhecido pela astrologia ortodoxa.

12 A R ODA R EVERSA, DE Á RIES PARA P EIXES VIA T OURO Caminho da Realidade, o resultado das grandes provas. Começa, paciente e conscientemente, a funcionar como alma, lutando em direção à luz até que finalmente emerge, no fim do Caminho, em Peixes, como um Vencedor do mundo e um Salvador do mundo.

13 AS CRUZES ASTROLÓGICAS As três cruzes no Gólgota eram símbolos bíblicos das três cruzes astrológicas: a Cruz Comum ou Mutável a Cruz Fixa a Cruz Cardinal

14 C RUZ M UTÁVEL – A CRUZ DA PERSONALIDADE A Cruz da Experiência adquirida pelas constantes mutações. É o lugar da ação e da reação, do controle cármico.

15 C RUZ F IXA – A C RUZ DO D ISCÍPULO OU DA ALMA ETERNA A Cruz da Transmutação. O desejo torna-se aspiração e o egoísmo transforma-se em altruísmo.

16 C RUZ C ARDINAL – A CRUZ DO ESPÍRITO A Cruz da Transcendência. A vida da personalidade, a vida da forma e a vida planetária não mais controlam. O homem está livre. Produz a percepção cósmica.

17 AS CRUZES ASTROLÓGICAS Cruz Comum ou Mutável Cruz FixaCruz Cardinal Gêmeos Virgem Sagitário Peixes Touro Leão Escorpião Aquário Áries Câncer Libra Capricórnio Cruz da Personalidade ou da Forma; Cruz das vidas cambiantes; Cruz do Renascimento. Cruz de Luz; Cruz do Discípulo ou da alma eterna. Cruz do Espírito A Cruz Mutável esconde o mistério da forma. O segredo da Cruz Fixa é o segredo da alma ou o mistério da entidade autoconsciente. O segredo da Cruz Cardinal é o segredo da própria Vida.

18 O homem segue de um signo a outro, até libertar-se do “caminho da grande ilusão” para começar a percorrer o “caminho da luz”:

19 A Cruz de muitas mudanças continua a girar até que o homem encontre o caminho para outra Cruz, uma Cruz de liberação, fixa no Céus, até que, através do zodíaco ascenda à Cruz maior.

20 À medida que transcorrem as eras, o homem entra em todos os signos, onde aprende as lições necessárias, alarga seu horizonte, integra sua personalidade, sente a alma e descobre sua dualidade essencial.

21 De etapa em etapa, de cruz em cruz, ele luta por sua vida espiritual e através de todas as doze casas zodiacais é submetido a inúmeras combinações de forças e energias até tornar-se “o novo homem”. Isto significa que atravessou três momentosas crises:

22 TRÊS MOMENTOSAS CRISES Manifestação Humana Crise da Encarnação Cruz Mutável Ascensão à Roda Personalidade e vida na forma Ciclo de Renascimento na forma Experiência

23 Manifestação Crística Crise de ReorientaçãoCruz Fixa Mudança para a segunda Cruz Vida da Alma Preparação para o segundo Nascimento Consciência

24 Manifestação da Divindade Crise da IniciaçãoCruz Cardinal TransfiguraçãoVida do Espírito

25 SIGNO DE CÂNCER O Caranguejo que se move devagar, identificado com o lugar onde mora e que carrega a casa nas costas, vive na terra (vida no plano físico) e também no mar (a vida das emoções).

26 Todas as almas, como entidades individuais, vêm à encarnação humana pela primeira vez no signo de Câncer, “o lugar do nascimento na vida da forma”, que desde tempos imemoriais é conhecido como “ a porta para a vida daqueles que precisam conhecer a morte ”.

27 Signo no qual a humanidade, como uma unidade total integrada, nasce; é a cena da emergência do quarto reino da natureza. A consciência instintiva da massa vem à existência.

28 EM CÂNCER,... Deus soprou nas narinas do homem e sopro da vida e o homem tornou-se uma alma vivente.

29 ... as águas purificadoras da experiência começam seu benéfico trabalho. Isto tem início na Cruz Cardinal porque esta Cruz lida somente com as totalidades, e portanto com a experiência da massa.

30 ... o instinto está governando o desejo e a consciência não-desenvolvida da massa. O Caranguejo simboliza o aprisionamento (a carapaça dura).

31 EM CÂNCER,... a influência da Hierarquia humana começa a fazer sentir sua presença e a incluir o dualismo do homem. Isto emerge claramente em Virgem.

32 Alma e corpo estão estreitamente relacionados e reunidos numa só forma. O homem é uma personalidade consciente, e isto é o resultado da experiência de Câncer, consumada em Virgem.

33 CÂNCER E CAPRICÓRNIO Capricórnio, o polo oposto de Câncer, é “ a porta para a vida daqueles que não conhecem a morte ”.

34 CÂNCER E CAPRICÓRNIO São os dois grandes portais do zodíaco: um abrindo a porta para a encarnação, para a vida da massa da humanidade e para a experiência humana; o outro abrindo a porta para a vida do espírito, para a vida do Reino de Deus, a vida dos propósitos da Hierarquia.

35 É somente no zodíaco reverso que o homem aprende a passar, com propósito consciente pelo portão de Capricórnio.

36 Câncer e Escorpião: Transformação da consciência de massa na consciência inclusiva do discípulo – o Discípulo Triunfante.

37 Câncer – Virgem – Capricórnio constituem o triângulo da Mãe ou aspecto matéria, condicionado pela atividade inteligente. Indicam pontos de oportunidade de caráter interno no que diz respeito à consciência da massa, do indivíduo e, portanto do grupo.

38 Quando o homem passa repetidas vezes ao redor do zodíaco de maneira comum, ele, contínua e conscientemente, penetra na vida de Câncer, a constelação sob a qual a Lei do Renascimento é aplicada e administrada.

39 LEI DO RENASCIMENTO Não é o desejo que incita ao retorno, mas a vontade e o conhecimento do plano.

40 O incentivo maior é o serviço e o sacrifício por aquelas vidas inferiores que dependem da inspiração mais alta.

41 IMPULSO CÍCLICO, REPETIÇÃO DE PROPÓSITO INTELIGENTE E INSPIRAÇÃO E EXPIRAÇÃO CONSCIENTES Esotericamente falando, o ponto de maior interesse reside no fato que é um renascimento grupal que ocorre todo o tempo e que a encarnação individual é apenas incidental ao acontecimento maior.

42 Grupos de almas vêm juntos e ciclicamente à encarnação para desenvolver o Plano e dar continuidade à interação entre espírito e matéria que torna possível a manifestação e que alarga o desenvolvimento das idéias divinas, tal qual existem na Mente de Deus.

43 A construção de formas adequadas e o uso do controle da forma são essenciais para que haja uma cooperação sábia e correta com o Plano de Deus.

44 PALAVRA DA ALMA : “C ONSTRUO UMA CASA ILUMINADA E NELA HABITO.” “Que o isolamento seja a regra e, contudo, que a multidão exista.” (homem comum)

45 Este isolamento, esta solidão e esta separação são parte da Grande Ilusão, uma ilusão na qual toda a humanidade está agora mergulhada, em preparação para a unidade, liberdade e liberação.

46 CONCLUSÃO Relações entre entidades individuais, planetárias, sistêmicas e cósmicas e os raios; Consciência de massa; Grande Ilusão; Isolamento; Caminho da Realidade; Renascimento grupal - Serviço.

47 REFERÊNCIAS Os Trabalhos de Hércules Astrologia Esotérica – Vol III, Tomo 1


Carregar ppt "PALESTRA DOMINICAL CÂNCER 21 DE JUNHO A 21 DE JULHO 30 DE JUNHO DE 2013 RESPONSÁVEL: Ruth Machado Barbosa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google