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CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Atendimento das manifestações recebidas (telefone, redes sociais, presencialmente,

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Apresentação em tema: "CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Atendimento das manifestações recebidas (telefone, redes sociais, presencialmente,"— Transcrição da apresentação:

1 CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Atendimento das manifestações recebidas (telefone, redes sociais, presencialmente, carta, ) Referência de 1º a 30 de setembro de 2014 Fechamento em 22 de outubro de 2014

2 CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Referência de 1º a 30 de setembro de 2014 Total de registros dos cidadãos por tipo de manifestação Percentual de registros dos cidadãos por tipo de manifestação Total de manifestações registradas no período: 263 (231 atendidas; 32 pendentes)

3 Informação (30%) Concurso público Como proceder em situação de desacato de cidadão a servidores municipais Formas de comprovação de endereço em obediência ao Decreto Municipal nº 47/2014, para efetivação do Cadastro Único do Cidadão (CUC) Horário de estudo dos 6º e 7º anos (ensino fundamental) não ser no período da manhã Reclamação (27%) Mudanças de trânsito efetuadas na região Central de Vinhedo Exigências de comprovação de endereço descritas no Decreto Municipal nº 47/2014 para efetivação do Cadastro Único do Cidadão (CUC) Regionalização das vagas na Rede Municipal de Ensino Morosidade ao retorno de protocolos abertos (obras) Solicitações (21%) Verificação/aplicação do código de obras Decreto Municipal nº 47/2014, para efetivação do Cadastro Único do Cidadão (CUC) Fiscalizações de trânsito Retirada agendada de entulho e poda verde Temas mais comuns relacionados a cada tipo de manifestação registrada no período Sugestão (5%) Melhorias de trânsito (incluindo Rua João Gasparini, na Avenida Brasil e na Rua Rui Barbosa) Elogio (9%) Requisição administrativa da Santa Casa de Vinhedo, por meio de Decreto Municipal da Prefeitura Uso de WhatsApp pela Guarda Civil Municipal para receber denúncias de pichação Plano Municipal de Educação Atendimento da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Denúncia (8%) Situação de distúrbio do sossego público Descumprimento do código de postura Falta de alvará de funcionamento Desperdício de água pelos moradores Das 263 manifestações registradas (total), 212 foram de interesse individual (80,61%) e de 51 de interesse coletivo (19,39%), ou seja, quando abrange/interfere em grupo de moradores superior a 15 cidadãos. Observação importante: as manifestações têm como base as que tiveram maior procura dentro de sua espécie (tipo). CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Referência de 1º a 30 de setembro de 2014

4 Manifestações registradas por secretaria/autarquia (em números totais) CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Referência de 1º a 30 de setembro de 2014 Observação importante: a classificação “Outros” corresponde às manifestações que chegam à Ouvidoria Geral do Município e que são relativos a serviços autônomos à Prefeitura, ao qual são conferidas as orientações relativas ao atendimento do cidadão. O total das manifestações tiveram como entrada os canais de contato com a Ouvidoria Geral do Município ( , presencial, telefone, rede social, carta).

5 Número de manifestações registradas por secretaria no período e que já foram atendidas/solucionadas pelas pastas Observação: o cálculo é feito com base no total de manifestações recebidas, registradas e encaminhadas pela Ouvidoria Geral do Município e que são atendidas dentro do mês pela pasta relacionada ao atendimento. CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Referência de 1º a 30 de setembro de 2014

6 Número de manifestações registradas por secretaria e que não tiveram o atendimento concluído até o fechamento mensal Observação importante: uma manifestação é classificada como “não atendida” pela Ouvidoria Geral do Município quando já foi registrada e encaminhada à averiguação da secretaria responsável, encontrando-se em atendimento até a data de fechamento de relatório mensal. Estas demandas são as que dependem, também, de prazos e dos trâmites regulares ao atendimento integral da manifestação. Sendo assim, as manifestações que neste primeiro contato e após o monitoramento não tenham resolução em definitivo a curto prazo se tornam, então, um projeto de estudo à Administração Municipal, para que a Prefeitura de Vinhedo busque a resolução a médio e/ou longo prazo. CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Referência de 1º a 30 de setembro de 2014

7 Percentual de pendências das manifestações registradas por secretaria Observação importante: as demandas em pendência compreendem as que foram registradas e que estão atendimento, ou seja, que foram recebidas e que estão no fluxo regular de atendimento pelas secretarias ao caso apresentado. Há demandas em atendimento que também podem se tornar objeto de estudo à Prefeitura de Vinhedo, caso sejam assuntos para desenvolvimento de projetos a médio ou longo prazo. CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Referência de 1º a 30 de setembro de 2014

8 Média ao atendimento da manifestação por secretaria para retorno ao cidadão (em dias) Observação importante: o cálculo é feito em dias com base no total de registros por pasta (incluindo sábados, domingos e feriados) e com base no total de manifestações já solucionadas e/ou atendidas. Já a classificação “Outros” corresponde às manifestações que chegam à Ouvidoria Geral do Município e que são relativos a serviços autônomos à Prefeitura, às quais são conferidas as orientações relativas ao atendimento do cidadão. CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Referência de 1º a 30 de setembro de 2014

9 O que é a Ouvidoria Geral do Município? Foi criada pela Prefeitura de Vinhedo para ser o canal de comunicação entre o cidadão e a administração pública. Desta forma, tem como finalidade receber as manifestações – tais como sugestões, reclamações, denúncias e elogios, etc. – dos cidadãos, registrá-las, interpretá-las e buscar soluções, visando o aprimoramento do processo de prestação de serviço pelo Poder Público Municipal. Representa, assim, os legítimos interesses dos cidadãos na administração municipal e, consequentemente, contribui ao aprimoramento da qualidade dos serviços prestados, enfocando seus esforços na busca pela satisfação do cidadão que faz uso destes serviços, sobretudo em prol aos interesses público e coletivo. Quer entrar em contato com a Ouvidoria Geral do Município? O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, presencialmente no paço municipal (Rua Humberto Pescarini, nº 330, Centro), pelo telefone (19) , por carta, endereçada à Ouvidoria Geral do Município (Rua Humberto Pescarini, nº 330, Centro, Vinhedo, CEP: ); por ou pelas redes sociais, centralizando na página oficial da Prefeitura de Vinhedo, no Facebook; no no Twitter; ou na página Prefeitura de Vinhedo, no oficial da Prefeitura de

10 Ouvidorias especiais Em Vinhedo há três Ouvidorias especiais: saúde, Guarda Civil Municipal e da autarquia Sanebavi (água e esgoto). Estas têm estrutura autônoma à Ouvidoria Geral do Município, mas todas trabalham em parceria em prol ao atendimento do munícipe. Assim, neste relatório constam as manifestações atendidas via Ouvidoria Geral do Município, sendo que os relatórios individualizados dos atendimentos diretos são divulgados pelas próprias Ouvidorias especiais. Ouvidoria da Guarda Civil Municipal Endereço: Rua Humberto Pescarini, nº 330, Centro Telefone: (19) Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas Sanebavi (água e esgoto) Endereço: Rua Riachuelo, nº 249, Vila Planalto Telefone: (19) Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas Ouvidoria do Conselho Municipal de Saúde Endereço: Rua Monteiro de Barros, nº 530, Centro Telefone: (19) Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17


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