A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto CEI Voluntários para a alfabetização ecológica Mantenedora do CEI – Centro de Ensino Interdisciplinar, ONG de Utilidade Pública Municipal pela.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto CEI Voluntários para a alfabetização ecológica Mantenedora do CEI – Centro de Ensino Interdisciplinar, ONG de Utilidade Pública Municipal pela."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto CEI Voluntários para a alfabetização ecológica Mantenedora do CEI – Centro de Ensino Interdisciplinar, ONG de Utilidade Pública Municipal pela Lei 1.423/95, de Utilidade Pública Estadual pela Lei 2.522/96, e de Utilidade Pública Federal pela Portaria 1.987/06.

2 Uma organização ambientalista que reúne educação e ecologia, sem fins lucrativos, cujos objetivos são: – –o estudo e a proteção da fauna e da flora dos ecossistemas costeiros; praias; costões rochosos; estuários; manguezais; lagoas; lagunas e da mata atlântica; – –promover o intercâmbio técnico – científico, educacional e cultural com outras instituições de proteção ambiental, universidades, empresas e comunidades, participando ou promovendo ações de proteção/ desenvolvimento ambiental e desenvolvendo pesquisas aplicadas para a utilização racional e sustentável do meio ambiente. Missão

3 DA APREC AO CEI, O CAMINHO PARA A ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA A APREC Ecossistemas Costeiros iniciou suas atividades educativas em 1998 em parceria com a ONG VIVA RIO para o projeto do Serviço Civil Voluntário. A partir daí, seguiu-se o projeto Telessalas, com a supervisão pedagógica da Fundação Roberto Marinho, em paralelo com o Telecurso Comunidade, já uma interpretação pedagógica da experiência adquirida pela APREC com os dois grandes parceiros.

4 A partir do ano 2000 ampliou sua atuação estabelecendo convênio com a Secretaria de Educação do estado do Rio de Janeiro - SEE-RJ para o projeto MOVA – alfabetização de jovens e adultos. Finda a parceria da APREC com a grande ONG em 2001, já com um corpo de docentes voluntários (as) de excelente formação acadêmica, foi criado o CEI - Centro de Ensino Interdisciplinar.

5   O CEI é uma escola filantrópica, moderna, com a missão de educação de jovens e adultos, e submetendo à SEE-RJ um projeto pedagógico pioneiro, internalizando além da base comum da matriz curricular da educação básica, uma base interdisciplinar com as disciplinas de Educação Ambiental, Informática, e Cidadania e Direitos Humanos.   Ao final do ano de 2002 o projeto pedagógico do CEI obteve a aprovação unânime da Comissão Verificadora da Coordenação de Inspeção Escolar/ SEE-RJ.

6   Hoje o CEI conta com uma equipe de docentes, muitos com titulação de mestres ou doutores, que produzem o que de mais avançado se aplica no ensino brasileiro, fundamental (antigo 1ºGrau), médio (antigo 2ºGrau) e pré-vestibular.   Conta com o apoio da APREC Ecossistemas Costeiros, que fornece bolsas de estudo de 50% aos jovens e adultos, que encontram no projeto o resgate do interesse pelo estudo e a formação de uma cidadania com consciência da função ecológica e da importância da biodiversidade para o desenvolvimento sustentável das comunidades humanas.

7 A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO DISCIPLINA NO ENSINO BÁSICO - -âncora para a interdisciplinaridade. - -desenvolver competências que promovam a identificação das questões ambientais locais e planetárias e sua abrangência multidisciplinar. - possibilitar ao aluno a aquisição de conhecimentos que permitam sua participação ativa e consciente na preservação e conservação do ambiente.

8 - - despertar nos indivíduos a compreensão de que o meio ambiente é patrimônio de todos - um bem comum. - - disponibilizar conhecimentos que promovam transformações sócio-ambientais para uma melhor qualidade de vida. - discutir o conceito de desenvolvimento sustentado e qual o papel que nos cabe, para atender as demandas atuais e futuras.

9 EDUCAÇÃO AMBIENTAL FERRAMENTAS Conceitos Básicos DISCUSSÃO Problemas Locais e Globais Causas, Conseqüências Soluções VIVÊNCIA Atividades de Projetos, Eventos e Ações para Melhoria da Qualidade de Vida

10 PRINCIPAIS TÓPICOS DA EMENTA   ECOSSISTEMAS   EFEITO ESTUFA   AQUECIMENTO GLOBAL   DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO   BIODIVERSIDADE   RESÍDUOS SÓLIDOS   RECURSOS HÍDRICOS   POLUIÇÃO   AGRICULTURA ORGÂNICA   ECONOMIA DO MEIO AMBIENTE

11 ATIVIDADES DE EXTENSÃO Curso Técnico Ambiental Ensino Médio Profissional Disciplina de Educação Ambiental EMENTA Técnico Ambiental Duração: 6 meses LEI N.º /2002 E ALTERAÇÕES Cria e disciplina a carreira de especialista em meio ambiente Resumida FASE I I - Ordenamento dos conhecimentos básicos II - Ordenamento dos recursos naturais Bibliografia complementar FASE II II.i - Ordenamento dos recursos florestais II.ii - Ordenamento dos recursos aquáticos Bibliografia complementar FASE III III - Ordenamento da gestão, proteção e controle da qualidade ambiental IV - Ordenamento da base da legislação ambiental V – Equipamentos e Práticas Bibliografia complementar Recursos Pedagógicos CDteca Apostilas Biblioteca Videoteca Aulas Práticas Sala Multimeios Aulas em Datashow Equipamentos e Petrechos Coordenação Prof. Sérgio de Mattos Fonseca Economista com graduação pelo Departamento de Economia e Administração da Universidade Federal Fluminense (1982) e mestrado em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (2001). Atualmente é doutorando do Programa de Pós - Graduação em Meteorologia, Área de Micrometeorologia de Ecossistemas, Departamento de Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal de Viçosa, com estágio de Doutorado no Exterior em Economia dos Recursos Naturais da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, Faro, Portugal. Docente voluntário do Centro de Ensino Interdisciplinar e colaborador da ONG APREC Ecossistemas Costeiros (www.aprec.org.br). Filiado a Sociedade Brasileira de Economia Ecológica, tem experiência na área de Gestão de Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, ecossistemas costeiros, micro meteorologia de ecossistemas, desenvolvimento sustentável, recuperação de ecossistemas e valoração econômica e ecológica.www.aprec.org.br Subprograma do Projeto CULTIMAR com apoio da:

12 ATIVIDADES DE EXTENSÃO Bromélias – facilitadoras da biodiversidade APREC - Ecossistemas Costeiros

13 ATIVIDADES DE EXTENSÃO Reflorestamento em Manguezais APREC - Ecossistemas Costeiros

14 ATIVIDADES DE EXTENSÃO Caminhadas Ecológicas – Culturais APREC - Ecossistemas Costeiros

15 ATIVIDADES DE EXTENSÃO Red ProPlayas APREC - Ecossistemas Costeiros Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Holanda, México, Peru, Uruguai.

16 ATIVIDADES DE EXTENSÃO Núcleo de Arte e Cidadania APREC - Ecossistemas Costeiros

17 Títulos e Diplomas

18 Maquete do Projeto de Expansão

19 DIREÇÃO E EQUIPE PEDAGÓGICA   Prof a. Analeonor Mori Bezerra de Oliveira   Prof. Sérgio de Mattos Fonseca ( M.Sc.)   Prof a. Solange Nunes Mattos ( M.Sc.) Tel/Fax: (21)


Carregar ppt "Projeto CEI Voluntários para a alfabetização ecológica Mantenedora do CEI – Centro de Ensino Interdisciplinar, ONG de Utilidade Pública Municipal pela."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google