A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

High ambient temperature and mortality: a review of epidemiologic studies from 2001 to 2008 Rupa Basu Environmental Health, California.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "High ambient temperature and mortality: a review of epidemiologic studies from 2001 to 2008 Rupa Basu Environmental Health, California."— Transcrição da apresentação:

1 High ambient temperature and mortality: a review of epidemiologic studies from 2001 to 2008 Rupa Basu Environmental Health, California

2 Introdução A maioria dos estudos anteriores sobre temperatura ambiental e mortalidade não levaram em conta a poluição. Características demográficas, como pobreza e idade, pode modificar a severidade dos efeitos do calor.

3 Introdução Neste estudo, a evidência epidemiologica de estudos anteriores de alta temperatura e mortalidade é resumida, com um exame mais detalhado nos estudos sobre potencial efeito da poluição na associação temperatura-mortalidade e também nos grupos vulneráveis.

4 Metodologia Critérios de inclusão/exclusão:  Todos os estudos incluidos foram publicados entre Janeiro de 2001 e Dezembro  PubMed foi usado para pesquisar as seguintes palavras chaves: temperature, apparent temperature, heat, heat index, and mortality.  Na Tabela 2, foram adicionadas as palavras "air pollutants," "ozone," e "particulate matter  Na Tabela 3 foram adicionadas "vulnerable", "susceptible subgroups/groups"  A pesquisa foi limitada para língua inglesa e estudos epidemiologicos.

5

6 Metodologia  A revisão centrou-se principalmente em estudos quantitativos de tem peratura ambiente, que consiste em estudos utilizando metodologia de “time- series” ou “case-crossover”  Estudos que avaliaram mortalidade ou excesso de mortes seguidas de ondas de calor foram exluídos para que o foco se mantivesse na exposição da temperatura ambiente em geral, ao invés de pequenos períodos.

7 Metodologia  Artigos de revisão ou estudos focando em baixas temperaturas foram excluídos.  Trinta e seis estudos publicados foram selecionados para está revisão epidemiológica.

8 Metodologia Avaliação da exposição Os dados de temperatura foram medidos frequentemente perto das estações de monitoramento do aeroporto, e analisados ​​em nível municipal ou estadual. Estudos Independentemente do método escolhido, a time- series e modelos case-crossover deve produzir resultados semelhantes, como tem sido demonstrado em alguns estudos de mortalidade de temperatura.

9 Metodologia  14 estudos eram estudos epidemiologicos sobre temperatura e mortalidade.  14 outros estudos consideram poluição como potenciais fatores de confusão / modificadores do efeito.  6 consideram subgrupos vulneráveis.  Muitos desses estudos usaram time-series method (n = 29), e the case-crossover approach (n = 10).  Onze estudos foram feitos nos EUA. Dez estudos foram publicados na Europa, três na America Latina, três na Austrália, dois no Canadá.

10 Discussão A associação entre a temperatura e a mortalidade é parcialmente um resultado do efeito das partículas em suspensão e O 3 (POLUIÇÃO). Entretanto, esses efeitos confundidores são relativamentes pequenos, e há claramente um efeito independente da temperatura e da poluição na mortalidade. Outros relataram que a temperatura tem um maior efeito na mortalidade com níveis mais elevados de O3 (ou seja, o sinergismo). Algumas das evidências conflitantes para confusão e modificação de efeito por poluentes atmosféricos pode ser devido à alta correlação entre os poluentes e temperatura, tornando difícil separar os independentes efeitos de uma exposição.

11 Conclusão

12 Críticas

13 Revista Environmental Health: A Global Access Science Source, Califórnia Qualis: - B4 em saúde coletiva

14 Autor Rupa Basu - Universidade da Califórnia em San Diego: BS, Biologia – Universidade da Califórnia, Los Angeles - Escola de Saúde Pública: MPH, Ciências da Saúde – Universidade Johns Hopkins: PhD, Epidemiologia (Ambiental e Ocupacional) – Atualmente é Cientista / epidemiologista Cal EPA / OEHHA - Indústria de Pesquisa. -Já foi Cientista Sênior Expoente e pesquisador na EPA

15 From Systematic Reviews to Clinical Recommendations for Evidence-Based Health Care: Validation of Revised Assessment of Multiple Systematic Reviews (R-AMSTAR) for Grading of Clinical Relevance The Open Dentistry Journal, 2010, 4, 84-91

16 1) Foi demonstrado um projeto “a priori”? a) Houve um projeto “a priori”? b) Houve demonstração dos critérios de inclusão / exclusão? c) O projeto continha a pergunta de pesquisa PICO (População, Intervenção, Comparação e Resultados)?

17 2) Houve seleção de estudos ou extração de informações de maneira duplicada? a) Deve haver, de maneira implícita ou explícita, pelo menos dois pesquisadores responsáveis pela coleta de dados. b) Há uma declaração de consenso entre os pesquisadores ou protocolo para que os pesquisadores entrem em consenso em caso de não concordância? c) As divergências entre os pesquisadores devem ser resolvidas corretamente, de maneira implícita ou explícita.

18 3) Foi realizada uma pesquisa bibliográfica abrangente? a) Pelo menos duas fontes eletrônicas devem ter sido pesquisadas. b) A metodologia deve incluir o ano de publicação e as bases de dados que foram utilizadas. c) As palavras chaves devem ser citadas, a estratégia de busca deve ser fornecida para que se possa demonstrar o processo de filtragem dos artigos incluídos. d) Além das bases de dados virtuais, todas as pesquisas, revisões e opiniões devem ser da atualidade e terem suas referências bibliográficas revisadas.

19 4) O tipo de publicação foi utilizado como critério de inclusão? a) Os autores devem declarar que procuraram dados em estudos independentemente do seu tipo de publicação. b) Os autores devem declarar que não excluíram estudos em função do tipo de publicação, idioma etc. c) Estudos em outros idiomas foram traduzidos ou os pesquisadores dominam suficientemente este idioma? d) Não há restrição de outros idiomas ou falta de reconhecimento de outros estudos que não os da língua mãe.

20 5) Foi fornecido uma lista com os estudos incluídos / excluídos? a) Houve uma tabela ou lista dos artigos incluídos e excluídos (apenas uma lista de referência não é suficiente)? b) Foram demonstrados os artigos excluídos seja no artigo ou em outra fonte de dados (on-lie, por exemplo)? c) O autor fundamenta os motivos que o fizeram excluir os estudos que não foram incluídos? d) Os leitores são capazes de refazer a pesquisa encontrando os artigos excluídos / incluídos em qualquer parte do estudo?

21 6) As características dos estudos incluídos são demonstradas? a) Foram fornecidos, em uma tabela por exemplo, os dados dos estudos utilizados, as intervenções e resultados? b) Foram fornecidos dados importantes como raça, idade, sexo, dados socioeconômicos, dados da doença, duração, gravidade entre outros? c) As informações parecem ser completas e precisas?

22 7) A qualidade científica dos estudos incluídos foi avaliada e documentada? a) Os métodos e desenhos de estudos foram fornecidos e são adequados para o tipo de estudo em questão? b) A qualidade científica dos estudos incluídos parece ser significativa? c) Houve discussão, reconhecimento e conhecimento do nível de evidência? d) O nível de evidência foi avaliado e classificado com instrumentos de avaliação adequados?

23 8) A qualidade científica dos estudos incluídos foi utilizada de maneira adequada para a formulação das conclusões? a) O rigor metodológico e a qualidade científica dos estudos incluídos foram analisados na elaboração da conclusão? b) O rigor metodológico e a qualidade científica dos estudos incluídos foram explicitados na formulação de recomendações? c) Houve uma conclusão capaz de levar a um consenso clínico? d) Este consenso clínico aponta para uma revisão ou confirmação de diretrizes clínicas?

24 9) Os métodos usados para combinar os achados dos estudos foi adequado? a) Houve declaração de que critérios foram usados para decidir se os resultados dos estudos são semelhantes o suficiente para serem combinados? b) Um teste deve ser feito para garantir a homogeneidade dos resultados agrupados. c) Existe uma declaração da heterogeneidade ou da não heterogeneidade dos dados? d) Se existir homogeneidade o autor deve incluir uma razão ou um critério estatístico.

25 10) Os conflitos de interesse foram declarados? a) Declaração de fontes de apoio/financiamento. b) “Não há conflito de interesse”. Essa afirmação é subjetiva e, portanto, requer alguma dedução ou pesquisa. c) Houve declaração de conflito de interesse ou de apoio nos estudos incluídos?


Carregar ppt "High ambient temperature and mortality: a review of epidemiologic studies from 2001 to 2008 Rupa Basu Environmental Health, California."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google