A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 14 - 03/06/2013 O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS TEXTO ÁUREO “Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 14 - 03/06/2013 O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS TEXTO ÁUREO “Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos."— Transcrição da apresentação:

1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 14 - 03/06/2013 O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS
TEXTO ÁUREO “Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é”. Dt 32.4 VERDADE APLICADA Mesmo que o mundo não reconheça, Deus foi, é, e será para sempre a fonte de toda justiça. OBJETIVOS DA LIÇÃO Desfazer o falso conceito de que o monoteísmo bíblico evoluiu do politeísmo. Demonstrar que o conceito bíblico de justiça universal é anterior e incomparavelmente superior a qualquer outro. Estimular o crente a amar a Bíblia e a submeter ao crivo dela qualquer filosofia, conceito ou ordenamento jurídico. TEXTOS DE REFERÊNCIA Gn 12.3; 17.1, Êx 24.7, Jr 31.33ª, 2Sm 7.8; 7.16

2 INTRODUÇÃO ENSINAM NA ESCOLA: A BÍBLIA APRESENTA: RESULTADO:
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /06/ O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS INTRODUÇÃO ENSINAM NA ESCOLA: POLITEÍSMO, EXPRESSÃO RELIGIOSA DA INFÂNCIA DA HUMANIDADE; A QUAL SENDO INCAPAZ DE CONCEBER PENSAMENTOS ABSTRATOS; CONFERIU À DIVINDADE ATRIBUTOS MATERIAIS. A BÍBLIA APRESENTA: O MONOTEÍSMO COMO FÉ ORIGINAL. O POLITEÍSMO COMO DESVIO VOLUNTÁRIO DO HOMEM DA PRESENÇA DO CRIADOR. RESULTADO: SOCIEDADE CORROMPIDA, PERVERSA E INJUSTA.

3 1.1. O STATUS DO HOMEM NO POLITEÍSMO (Êx 18.10,11)
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /06/ O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS 1. FÉ MONOTEÍSTA: GÊNESE DOS DIREITOS HUMANOS 1.1. O STATUS DO HOMEM NO POLITEÍSMO (Êx 18.10,11) O monoteísmo bíblico marcou as instituições jurídicas. No politeísmo as divindades eram semelhantes aos humanos: Manifestavam as mesmas emoções; Tinham os mesmos interesses e ambições; Partilhavam o mesmo destino das famílias, tribos ou cidades. O status do homem variava de acordo com o status dos deuses. Guerras eram atribuídas aos deuses. (1Cr 10.10) Os deuses dos vencidos deixavam de existir ou Se tornavam servos dos deuses vencedores com os homens. Os vitoriosos eram vistos como superiores em dignidade. Jetro reconheceu: “O Senhor é maior que todos os deuses!”.

4 1.2. A FÉ MONOTEÍSTA E O STATUS DO HOMEM (Êx 20.1,2)
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /06/ O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS 1. FÉ MONOTEÍSTA: GÊNESE DOS DIREITOS HUMANOS 1.2. A FÉ MONOTEÍSTA E O STATUS DO HOMEM (Êx 20.1,2) A doutrina do único Deus, Justo e Reto: Fez o homem à sua imagem e semelhança; Deu à humanidade um referencial irremovível de justiça. Resgatou a igualdade entre todos os homens. Na organização social, nacional e internacional: Todos gozam de igual dignidade. A reintrodução da fé original no Deus: Único, Absoluto, Criador e Sustentador; Superou a visão estreita que o politeísmo produzira no homem acerca de si mesmo.

5 1. FÉ MONOTEÍSTA: GÊNESE DOS DIREITOS HUMANOS
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /06/ O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS 1. FÉ MONOTEÍSTA: GÊNESE DOS DIREITOS HUMANOS 1.3. A ORIGINALIDADE DA FÉ MONOTEÍSTA (Lv 19.36; 23.22; 24.22) No politeísmo havia um código moral: De acordo com as paixões, ambições e capacidade bélica. No monoteísmo havia critério para julgar as ações humanas: Deus se apresenta como o modelo de justiça. Fonte legítima do direito, espelho para os homens. FONTES DE DIREITO: (Is 45.11); (Dt ); (Êx 22, 22-27) Origem do direito reclamado, manifestado ou possuído. Garantias do corpo de princípios jurídicos; Que obedecidos evitam decisões personalistas. Do Deus Único, Santo, Criador de todas as coisas: Emana a verdadeira justiça em que podemos estar seguros.

6 2. ASPECTOS JURÍDICOS DO MONOTEÍSMO BÍBLICO
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /06/ O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS 2. ASPECTOS JURÍDICOS DO MONOTEÍSMO BÍBLICO 2.1. PACTO FIRMADO COM ABRAÃO (Gn ) A fé monoteísta surgiu no pacto entre Deus e a humanidade. Através de Abraão; da Aliança no Sinai e com Davi. Foi um pacto superior, Deus assumiu o compromisso de: Remover o pecado, e ofereceu condições do homem cumpri-lo. O concerto feito com Abraão foi unilateral, ele respondeu prontamente: Entendeu e aceitou a universalidade da sua missão sem questionar. O “amigo de Deus” teve uma postura reta diante do Senhor. Prova de que cria num Deus acima dos deuses familiares. Deus todo-poderoso agindo com justiça e equidade.(Gn 18.25)

7 2. ASPECTOS JURÍDICOS DO MONOTEÍSMO BÍBLICO
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /06/ O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS 2. ASPECTOS JURÍDICOS DO MONOTEÍSMO BÍBLICO 2.2. A ALIANÇA DO SINAI (Êx 20) Descendência de Abraão foi politicamente organizada: Para garantir o cumprimento das promessas. No Sinai, com Moisés, propõe uma aliança: Com características de uma convenção constitucional. Os 10 mandamentos que foi dado ao povo. Contrato bilateral entre Deus e os hebreus. A nova nação prometeu obedecer à Lei Divina. Na certeza de que o Senhor é fiel à Sua Palavra. (Êx )

8 2. ASPECTOS JURÍDICOS DO MONOTEÍSMO BÍBLICO
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /06/ O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS 2. ASPECTOS JURÍDICOS DO MONOTEÍSMO BÍBLICO 2.3. PACTO DAVÍDICO (1Cr ) Outro pacto unilateral e incondicional (com Davi). Deus se obriga a cumpri-lo, Sem impor à outra parte condição ou obrigação. Promessa de Deus a Davi: Confirmação do seu trono para sempre. Promessa da vinda do Redentor: Além de redimir, reinará sobre os redimidos eternamente. Garantia de existência eterna para o povo de Israel. Mesmo após o cativeiro/dominações e as Diásporas.

9 3.FÉ BÍBLICA NO UNIVERSO JURÍDICO
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /06/ O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS 3.FÉ BÍBLICA NO UNIVERSO JURÍDICO 3.1. RELATO BÍBLICO DA ORIGEM DO HOMEM (Gn 2.7; Ez 11.19,20) Influência da filosofia grega nos ordenamentos jurídicos. Justiça comum a todos os homens cujo fundamento está: Na consciência ética e não nas leis editadas. Noção grega de justiça universal: No século V aC. os Judeus já tinham o Pentateuco. Deus criou o homem à sua imagem e semelhança; Os pensamentos gregos foram influenciados pelo Pentateuco: Deus Justo, Puro e Reto - Marca de justiça. Profetas Jeremias e Ezequiel escrevem isso (Jr 31.33).

10 Os habitantes de todas as “polis” (cidades);
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /06/ O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS 3.FÉ BÍBLICA NO UNIVERSO JURÍDICO 3.2. EVOLUÇÃO: A VIDA SE ORIGINOU NA ÁGUA (Gn ) “Tronco comum” – Mesma origem. Tales e Anaximandro – 624/546 aC. Fundamento da justiça inerente ao ser humano. Os habitantes de todas as “polis” (cidades); Não precisariam de imposição pelo poder público. Distorção da versão do Pentateuco. Tal origem distorcida influenciou até Darwin. Teoria evolucionista. (tudo teve início na água)

11 3.FÉ BÍBLICA NO UNIVERSO JURÍDICO
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /06/ O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS 3.FÉ BÍBLICA NO UNIVERSO JURÍDICO 3.3. DESENVOLVIMENTO RACIONAL DO CONCEITO BÍBLICO (Gn 2.7,15) O Pentateuco relata a ação direta do Criador. Influenciou todo pensamento universal até nossos dias. A razão dos filósofos vai na contra-mão da fé bíblica. Utilizaram uma “leitura” parcial da criação. O Senhor é quem dá dignidade ao ser humano: “Tomou do pó da terra e o fez alma vivente”. “O pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar”. Responsabilidade para guardar e obedecer.

12 4.A LEI MOSAICA E OS DIREITOS HUMANOS
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /06/ O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS 4.A LEI MOSAICA E OS DIREITOS HUMANOS Princípios éticos que podem ser reconhecidos: 4.1. NOS EVANGELHOS “Amai a vossos inimigos” : (Mt 5.44) Jesus dá uma conotação abrangente à lei mosaica. Pleno sentido do preceito de amor ao próximo. Parábola do Bom Samaritano. (Lc ) Aboliu tradições cegas e limitações culturais ou legais. A caminho da cidade eterna: amor acima de tudo. Quando encontrado em pecado: Perdoa mas... “Vai e não peques mais”. (Jo 5.14, 8.11)

13 4.A LEI MOSAICA E OS DIREITOS HUMANOS
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /06/ O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS 4.A LEI MOSAICA E OS DIREITOS HUMANOS Princípios éticos que podem ser reconhecidos: 4.2. NAS CARTAS MAGNAS E CÓDIGOS PENAIS (Lc 13.34) A doutrina de Cristo (monoteísta): Influencia a ética onde o cristianismo foi aceito. Enumera as obras e práticas próprias do amor. Criminaliza a omissão delas, passível de detenção: Deixar de prestar ou pedir socorro: À criança abandonada ou extraviada; À pessoa inválida ou ferida ou em eminente perigo. O cristão deve demonstrar amor ao necessitado.

14 4.A LEI MOSAICA E OS DIREITOS HUMANOS
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /06/ O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS 4.A LEI MOSAICA E OS DIREITOS HUMANOS 4.3. NO PACTO INTERNACIONAL DOS DIREITOS... (Gn 2.7,15) Cooperação internacional, reconhecimento do direito fundamental da pessoa humana na: Proteção contra a fome; Prevenção e tratamento de doenças epidêmicas; Luta contra doenças profissionais; (Lv 19.10; 23.22; Dt 23.8) Na identificação e punição de trabalho escravo; Provisão de educação à criança em idade escolar; Manutenção de pensão alimentícia, no caso de divórcio. Compare com Dt 6.6,7,15,. Está na Bíblia, é só ler e obedecer. Os princípios éticos da sociedade não são novidade.

15 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 14 - 03/06/2013 O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS
C O N C L U S Ã O A FÉ NO ÚNICO DEUS REVELADA NA BÍBLIA: MODIFICOU O UNIVERSO JURÍDICO DOS POVOS; FORAM AFETADOS POR NEGAR A EXISTÊNCIAS DE DEUSES. APRESENTOU O SANTO DEUS, JUSTO E MISERICORDIOSO. O DEUS TOTALMENTE DIGNO DE CONFIANÇA: CRIOU O HOMEM À SUA IMAGEM E SEMELHANÇA. NÃO PODEMOS DEIXAR DE AMAR UM DEUS ASSIM; NEM DEIXAR DE OBEDECER A ESTE DEUS: QUE FEZ TUDO BOM, QUE NOS AMA; QUE NOS DEU A SALVAÇÃO ATRAVÉS DE SEU ÚNICO FILHO: JESUS...ALELUIA!

16 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 14 - 03/06/2013 O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS
DEUS ABENÇOE A TODOS VAMOS AUMENTAR O NÚMERO DE ALUNOS DA EB? É SÓ CONVIDAR! VENÇAMOS O MAL! ATRAVÉS DA ASSIDUIDADE À ESCOLA BÍBLICA!


Carregar ppt "IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 14 - 03/06/2013 O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS TEXTO ÁUREO “Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google