A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 14 - 03/06/2013 O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS TEXTO ÁUREO  “Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 14 - 03/06/2013 O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS TEXTO ÁUREO  “Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos."— Transcrição da apresentação:

1 1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /06/2013 O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS TEXTO ÁUREO  “Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é”. Dt 32.4 VERDADE APLICADA  Mesmo que o mundo não reconheça, Deus foi, é, e será para sempre a fonte de toda justiça. OBJETIVOS DA LIÇÃO  Desfazer o falso conceito de que o monoteísmo bíblico evoluiu do politeísmo.  Demonstrar que o conceito bíblico de justiça universal é anterior e incomparavelmente superior a qualquer outro.  Estimular o crente a amar a Bíblia e a submeter ao crivo dela qualquer filosofia, conceito ou ordenamento jurídico. TEXTOS DE REFERÊNCIA  Gn 12.3; 17.1, Êx 24.7, Jr 31.33ª, 2Sm 7.8; 7.16

2 2 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /06/2013 O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS INTRODUÇÃO  ENSINAM NA ESCOLA: POLITEÍSMO, EXPRESSÃO RELIGIOSA DA INFÂNCIA DA HUMANIDADE; A QUAL SENDO INCAPAZ DE CONCEBER PENSAMENTOS ABSTRATOS; CONFERIU À DIVINDADE ATRIBUTOS MATERIAIS.  A BÍBLIA APRESENTA: O MONOTEÍSMO COMO FÉ ORIGINAL. O POLITEÍSMO COMO DESVIO VOLUNTÁRIO DO HOMEM DA PRESENÇA DO CRIADOR.  RESULTADO: SOCIEDADE CORROMPIDA, PERVERSA E INJUSTA.

3 3 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /06/2013 O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS 1. FÉ MONOTEÍSTA: GÊNESE DOS DIREITOS HUMANOS 1.1. O STATUS DO HOMEM NO POLITEÍSMO (Êx 18.10,11)  O monoteísmo bíblico marcou as instituições jurídicas.  No politeísmo as divindades eram semelhantes aos humanos:  Manifestavam as mesmas emoções;  Tinham os mesmos interesses e ambições;  Partilhavam o mesmo destino das famílias, tribos ou cidades.  O status do homem variava de acordo com o status dos deuses.  Guerras eram atribuídas aos deuses. (1Cr 10.10)  Os deuses dos vencidos deixavam de existir ou Se tornavam servos dos deuses vencedores com os homens.  Os vitoriosos eram vistos como superiores em dignidade.  Jetro reconheceu : “O Senhor é maior que todos os deuses!”.

4 4 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /06/2013 O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS 1. FÉ MONOTEÍSTA: GÊNESE DOS DIREITOS HUMANOS 1.2. A FÉ MONOTEÍSTA E O STATUS DO HOMEM (Êx 20.1,2)  A doutrina do único Deus, Justo e Reto:  Fez o homem à sua imagem e semelhança;  Deu à humanidade um referencial irremovível de justiça.  Resgatou a igualdade entre todos os homens.  Na organização social, nacional e internacional: Todos gozam de igual dignidade.  A reintrodução da fé original no Deus:  Único, Absoluto, Criador e Sustentador;  Superou a visão estreita que o politeísmo produzira no homem acerca de si mesmo.

5 5 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /06/2013 O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS 1. FÉ MONOTEÍSTA: GÊNESE DOS DIREITOS HUMANOS 1.3. A ORIGINALIDADE DA FÉ MONOTEÍSTA (Lv 19.36; 23.22; 24.22)  No politeísmo havia um código moral:  De acordo com as paixões, ambições e capacidade bélica.  No monoteísmo havia critério para julgar as ações humanas:  Deus se apresenta como o modelo de justiça.  Fonte legítima do direito, espelho para os homens.  FONTES DE DIREITO: (Is 45.11); (Dt ); (Êx 22, 22-27)  Origem do direito reclamado, manifestado ou possuído.  Garantias do corpo de princípios jurídicos;  Que obedecidos evitam decisões personalistas.  Do Deus Único, Santo, Criador de todas as coisas:  Emana a verdadeira justiça em que podemos estar seguros.

6 6 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /06/2013 O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS 2. ASPECTOS JURÍDICOS DO MONOTEÍSMO BÍBLICO 2.1. PACTO FIRMADO COM ABRAÃO (Gn )  A fé monoteísta surgiu no pacto entre Deus e a humanidade.  Através de Abraão; da Aliança no Sinai e com Davi.  Foi um pacto superior, Deus assumiu o compromisso de:  Remover o pecado, e ofereceu condições do homem cumpri-lo.  O concerto feito com Abraão foi unilateral, ele respondeu prontamente:  Entendeu e aceitou a universalidade da sua missão sem questionar.  O “amigo de Deus” teve uma postura reta diante do Senhor.  Prova de que cria num Deus acima dos deuses familiares.  Deus todo-poderoso agindo com justiça e equidade. (Gn 18.25)

7 7 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /06/2013 O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS 2. ASPECTOS JURÍDICOS DO MONOTEÍSMO BÍBLICO 2.2. A ALIANÇA DO SINAI (Êx 20)  Descendência de Abraão foi politicamente organizada:  Para garantir o cumprimento das promessas.  No Sinai, com Moisés, propõe uma aliança:  Com características de uma convenção constitucional.  Os 10 mandamentos que foi dado ao povo.  Contrato bilateral entre Deus e os hebreus.  A nova nação prometeu obedecer à Lei Divina.  Na certeza de que o Senhor é fiel à Sua Palavra. (Êx )

8 8 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /06/2013 O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS 2. ASPECTOS JURÍDICOS DO MONOTEÍSMO BÍBLICO 2.3. PACTO DAVÍDICO (1Cr )  Outro pacto unilateral e incondicional (com Davi).  Deus se obriga a cumpri-lo,  Sem impor à outra parte condição ou obrigação.  Promessa de Deus a Davi:  Confirmação do seu trono para sempre.  Promessa da vinda do Redentor:  Além de redimir, reinará sobre os redimidos eternamente.  Garantia de existência eterna para o povo de Israel.  Mesmo após o cativeiro/dominações e as Diásporas.

9 9 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /06/2013 O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS 3.FÉ BÍBLICA NO UNIVERSO JURÍDICO 3.1. RELATO BÍBLICO DA ORIGEM DO HOMEM (Gn 2.7; Ez 11.19,20)  Influência da filosofia grega nos ordenamentos jurídicos.  Justiça comum a todos os homens cujo fundamento está:  Na consciência ética e não nas leis editadas.  Noção grega de justiça universal: No século V aC. os Judeus já tinham o Pentateuco.  Deus criou o homem à sua imagem e semelhança;  Os pensamentos gregos foram influenciados pelo Pentateuco:  Deus Justo, Puro e Reto - Marca de justiça.  Profetas Jeremias e Ezequiel escrevem isso (Jr 31.33).

10 10 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /06/2013 O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS 3.FÉ BÍBLICA NO UNIVERSO JURÍDICO 3.2. EVOLUÇÃO: A VIDA SE ORIGINOU NA ÁGUA (Gn )  “Tronco comum” – Mesma origem.  Tales e Anaximandro – 624/546 aC.  Fundamento da justiça inerente ao ser humano.  Os habitantes de todas as “polis” (cidades);  Não precisariam de imposição pelo poder público.  Distorção da versão do Pentateuco.  Tal origem distorcida influenciou até Darwin.  Teoria evolucionista. (tudo teve início na água)

11 11 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /06/2013 O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS 3.FÉ BÍBLICA NO UNIVERSO JURÍDICO 3.3. DESENVOLVIMENTO RACIONAL DO CONCEITO BÍBLICO (Gn 2.7,15)  O Pentateuco relata a ação direta do Criador.  Influenciou todo pensamento universal até nossos dias.  A razão dos filósofos vai na contra-mão da fé bíblica.  Utilizaram uma “leitura” parcial da criação.  O Senhor é quem dá dignidade ao ser humano:  “Tomou do pó da terra e o fez alma vivente”.  “O pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar”.  Responsabilidade para guardar e obedecer.

12 12 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /06/2013 O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS 4.A LEI MOSAICA E OS DIREITOS HUMANOS Princípios éticos que podem ser reconhecidos: 4.1. NOS EVANGELHOS  “Amai a vossos inimigos” : (Mt 5.44)  Jesus dá uma conotação abrangente à lei mosaica.  Pleno sentido do preceito de amor ao próximo.  Parábola do Bom Samaritano. (Lc )  Aboliu tradições cegas e limitações culturais ou legais.  A caminho da cidade eterna: amor acima de tudo.  Quando encontrado em pecado:  Perdoa mas... “Vai e não peques mais”. (Jo 5.14, 8.11)

13 13 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /06/2013 O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS 4.A LEI MOSAICA E OS DIREITOS HUMANOS Princípios éticos que podem ser reconhecidos: 4.2. NAS CARTAS MAGNAS E CÓDIGOS PENAIS (Lc 13.34)  A doutrina de Cristo (monoteísta):  Influencia a ética onde o cristianismo foi aceito.  Enumera as obras e práticas próprias do amor.  Criminaliza a omissão delas, passível de detenção:  Deixar de prestar ou pedir socorro:  À criança abandonada ou extraviada;  À pessoa inválida ou ferida ou em eminente perigo.  O cristão deve demonstrar amor ao necessitado.

14 14 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /06/2013 O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS 4.A LEI MOSAICA E OS DIREITOS HUMANOS 4.3. NO PACTO INTERNACIONAL DOS DIREITOS... (Gn 2.7,15)  Cooperação internacional, reconhecimento do direito fundamental da pessoa humana na:  Proteção contra a fome;  Prevenção e tratamento de doenças epidêmicas;  Luta contra doenças profissionais; (Lv 19.10; 23.22; Dt 23.8)  Na identificação e punição de trabalho escravo;  Provisão de educação à criança em idade escolar;  Manutenção de pensão alimentícia, no caso de divórcio.  Compare com Dt 6.6,7,15,.  Está na Bíblia, é só ler e obedecer.  Os princípios éticos da sociedade não são novidade.

15 15 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /06/2013 O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS C O N C L U S Ã O  A FÉ NO ÚNICO DEUS REVELADA NA BÍBLIA: MODIFICOU O UNIVERSO JURÍDICO DOS POVOS; FORAM AFETADOS POR NEGAR A EXISTÊNCIAS DE DEUSES. APRESENTOU O SANTO DEUS, JUSTO E MISERICORDIOSO.  O DEUS TOTALMENTE DIGNO DE CONFIANÇA: CRIOU O HOMEM À SUA IMAGEM E SEMELHANÇA. NÃO PODEMOS DEIXAR DE AMAR UM DEUS ASSIM; NEM DEIXAR DE OBEDECER A ESTE DEUS:  QUE FEZ TUDO BOM, QUE NOS AMA;  QUE NOS DEU A SALVAÇÃO ATRAVÉS DE SEU ÚNICO FILHO: JESUS...ALELUIA!

16 16 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /06/2013 O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS DEUS ABENÇOE A TODOS VAMOS AUMENTAR O NÚMERO DE ALUNOS DA EB? É SÓ CONVIDAR! VENÇAMOS O MAL! ATRAVÉS DA ASSIDUIDADE À ESCOLA BÍBLICA!


Carregar ppt "1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 14 - 03/06/2013 O MONOTEÍSMO BÍBLICO E AS LEIS TEXTO ÁUREO  “Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google