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ÁREA/DEPTO MÊS/ANO da atualização Nome do responsável pela área/Depto ou apresentação Cargo/Função Tamanho: 28 à 30 TITULO DA APRESENTAÇÃO Tamanho: 22.

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1 ÁREA/DEPTO MÊS/ANO da atualização Nome do responsável pela área/Depto ou apresentação Cargo/Função Tamanho: 28 à 30 TITULO DA APRESENTAÇÃO Tamanho: 22 à 26 Negrito Tamanho: 12 à 14 Primeira letra Maiúsculo Tamanho: 14 à 18 Maiúsculo Padrão de fontes: Times New Roman, Arial, Verdana, Tahoma e Calibri. Após definir fonte e tamanho que serão utilizados procure manter o padrão.

2 MODELO PADRÃO DE APRESENTAÇÃO GARANTIA DA QUALIDADE SETEMBRO / 2011 Aline Pivoto Gerente da Qualidade EXEMPLO

3 GARANTIA DA QUALIDADE – MODELO PADRÃO DE APRESENTAÇÃO Página 3 ORIENTAÇÕES SLIDES Para alterar este campo: 1.Vá no menu exibição 2.Slide Mestre 3.Clique duas vezes sob o texto 4.Fechar modo de exibição Mestre O objetivo desta nota é manter visível o departamento responsável pela apresentação e o assunto da apresentação, não do slide. Título principal do Slide Tamanho: 18 à 22 Negrito e maiúsculo Texto do slide Fonte: 16 à 18 As margens devem ser respeitadas. Tome cuidado para não colocar nada muito próximo as margens, para não ter surpresa na hora da apresentação, pois o texto pode ser cortado. Utilize textos alinhados ou centralizados. No rodapé deverá constar o núm. do slide

4 GARANTIA DA QUALIDADE – MODELO PADRÃO DE APRESENTAÇÃO Página 4 ORIENTAÇÕES SLIDES Certamente você já se deparou com uma apresentação difícil de ler, ou que comunicava pouco, não é? Que tal observarmos alguns modelos e tentarmos fazermos apresentações melhores? Lembre-se: Textos utilizados em apresentações com intuito de chamar a atenção do público acabam por muitas vezes dificultando a leitura, cansando a visão e dispersando a atenção. Modelo recomendado Modelo não recomendado UTILIZARNÃO UTILIZAR

5 GARANTIA DA QUALIDADE – MODELO PADRÃO DE APRESENTAÇÃO Página 5 GRÁFICOS Os gráficos sinalizadores devem ser apresentados nas seguintes cores: Verde, amarelo e vermelho, ONDE: Utilizar para sinalizar um BOM resultado, ou seja, um resultado dentro da meta proposta. Amarelo significa uma variação ACEITÁVEL do indicador de até 3%* para mais ou para menos. Utilizar para sinalizar um resultado RUIM, ou seja, um resultado abaixo da meta proposta, onde deverá ser realizada analise e ação para melhorar a performance. Dentro da meta proposta No limite da meta proposta Fora da meta proposta * O valor da variação de 3% foi definida em reunião gerencial de 19/10/11 por sugestão do Assessor de planejamento e controle de Gestão, foi validada pelo grupo de gestores presentes no momento.

6 GARANTIA DA QUALIDADE – MODELO PADRÃO DE APRESENTAÇÃO Página 6 GRÁFICOS Para os demais gráficos é recomendável utilizar o melhor modelo de gráfico para situação apresentada.

7 GARANTIA DA QUALIDADE – MODELO PADRÃO DE APRESENTAÇÃO Página 7 GRÁFICOS - EXEMPLOS Gráfico de Barras São semelhantes aos de coluna. Representa apenas uma variável e a cada barra esta associado um valor. Gráficos de Colunas Exibe as alterações dos dados em um período de tempo ou ilustra comparações entre itens. Quando há mais de uma sequencia é interessante inserir a legenda do gráfico.

8 GARANTIA DA QUALIDADE – MODELO PADRÃO DE APRESENTAÇÃO Página 8 Utilizado para representar a evolução dos valores de séries diferentes de diversas categorias. Mostra a contribuição de cada valor para um total por categoria. O subtipo: 100% empilhadas mostra a porcentagem de contribuição de cada valor em relação a um total por categoria. Gráficos de colunas agrupadas GRÁFICOS - EXEMPLOS

9 GARANTIA DA QUALIDADE – MODELO PADRÃO DE APRESENTAÇÃO Página 9 É utilizado para representar os valores de diferentes variáveis na mesma categoria/período. Gráfico de Barras agrupadas GRÁFICOS - EXEMPLOS

10 GARANTIA DA QUALIDADE – MODELO PADRÃO DE APRESENTAÇÃO Página 10 Gráfico de Setores ou “Pizza” Esse gráfico é construído com base em um círculo, é empregado sempre que desejamos ressaltar a participação do dado no total. O total é representado pelo círculo, que fica dividido em tantos setores quantas são as partes. GRÁFICOS - EXEMPLOS

11 GARANTIA DA QUALIDADE – MODELO PADRÃO DE APRESENTAÇÃO Página 11 Gráfico de Pareto É um gráfico de barras que dispõe a informação de forma a tornar evidente e visual a priorização de temas. O objetivo é quantificar as contribuições prováveis para cada causa raiz. Com o gráfico de pareto foi possível identificar que uma única causa raiz, a “Desorganização” produziu 50 % da lentidão no atendimento aos chamados. Representa o resultado da apropriação de mão-de-obra classificada em quatro grupos, onde o homem-hora efetivamente utilizado para a realização do serviço representa apenas 60% do total de homem-hora disponibilizado. GRÁFICOS - EXEMPLOS

12 GARANTIA DA QUALIDADE – MODELO PADRÃO DE APRESENTAÇÃO Página 12 Gráfico de dispersão Adequado para descrever o comportamento conjunto de duas variáveis quantitativa, ou seja, possui valores numéricos nos dois eixos. Adequados para apresentar observações medidas ao longo do tempo, enfatizando sua tendência ou periodicidade. Gráficos de linha GRÁFICOS - EXEMPLOS

13 GARANTIA DA QUALIDADE – MODELO PADRÃO DE APRESENTAÇÃO Página 13 Em todos os gráficos deve ter: Título, indicadores de leitura e legenda. Ex: Os mesmos auxiliam na interpretação dos dados informados nos gráficos GRÁFICOS - EXEMPLOS

14 GARANTIA DA QUALIDADE – MODELO PADRÃO DE APRESENTAÇÃO Página 14 ORIENTAÇÕES MODELO Este modelo de apresentação está disponível na Intranet. >Clique em Modelos e Padrões >Na janela seguinte procure por: Layout Apresentação Padrão (Power Point) Este modelo também está disponível através do link:

15 GARANTIA DA QUALIDADE – MODELO PADRÃO DE APRESENTAÇÃO Página 15 ENCERRAMENTO Obrigada à todos pela atenção. Lembre-se: É importante padronizar para otimizar os processos.

16 GARANTIA DA QUALIDADE – MODELO PADRÃO DE APRESENTAÇÃO Página 16 MATERIAL DE APOIO excel-2007.htm Gráficos

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