A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 14 O homem é um animal político. Para Aristóteles, a política nasceu de uma necessidade natural do homem. Para ele o homem é naturalmente inclinado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 14 O homem é um animal político. Para Aristóteles, a política nasceu de uma necessidade natural do homem. Para ele o homem é naturalmente inclinado."— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 14 O homem é um animal político

2 Para Aristóteles, a política nasceu de uma necessidade natural do homem. Para ele o homem é naturalmente inclinado a fazer parte de uma comunidade, sendo a pólis uma instituição natural. A ideia de viver em sociedade é para o homem uma condição essencial. Aristóteles, na sua concepção de ética, considerava que toda atividade humana tinha uma finalidade, à qual ele chamava de causa final.

3 Assim, a finalidade da Medicina seria a saúde, da economia seria a riqueza, do ensino a aprendizagem etc. Essa finalidade é um bem que se deseja alcançar.

4 Finalidade da política Segundo Aristóteles, a felicidade é o maior de todos os bens, porque todos os outros bens se subordinam a ela e são buscados em nome dela. Mas o homem não pode viver isolado. A felicidade individual, portanto, tem de estar atrelada à felicidade coletiva. A finalidade da política é realizar o bem da coletividade.

5 Aristóteles entendia que a política tinha um propósito eminentemente ético na medida em que, para ele, o objeto de estudo da ciência política era a promoção do bem comum. Ele compreendia a atividade política por meio da ética. A ética é a alma da política. Aristóteles foi o primeiro a pensar a política de uma forma sistemática.

6 Compreende que embora a política tenha como objetivo precípuo o bem da comunidade, ela pode degenerar e assumir formas deturpadas e, com isso, desviar-se do seu propósito essencial. Com base nisso, Aristóteles dividiu as formas de governo em dois grupos: no primeiro estariam as formas consideradas normais, e no outro as formas deturpadas de governo.

7 MonarquiaGoverno de uma só pessoa Tirania AristocraciaGoverno de um grupo de pessoas Oligarquia DemocraciaGoverno de todosDemagogia


Carregar ppt "Capítulo 14 O homem é um animal político. Para Aristóteles, a política nasceu de uma necessidade natural do homem. Para ele o homem é naturalmente inclinado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google