A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Partilha da Terra Prometida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Partilha da Terra Prometida"— Transcrição da apresentação:

1 Partilha da Terra Prometida
“A soberania de Deus e o governo e desgoverno humano” Josué, Caps. 13 a 22 Classe Visão Bíblica Pb. Iberê Arco e Flexa 9/03/2014

2 A maior parte do livro de Josué não se atém à descrição da conquista, mas à distribuição da terra entre as doze tribos de Israel.

3 Josué distribuiu a porção designada a cada tribo e conclamou a nação a ser fiel ao Senhor e a tomar posse do território a ela prometido por Deus.

4 Depois da conquista, a terra anteriormente habitada pelos cananeus foi entregue aos descendentes dos filhos de Jacó (13-21). A terra se estendia da “Transjordania” (a leste do rio Jordão) até o grande mar (Mediterrâneo) a oeste; e de norte a sul, entre a Fenícia e a península do Sinai.

5

6 Gn Naquele mesmo dia fez o Senhor uma aliança com Abrão, dizendo: à tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates;

7 Divisão da terra Segundo as tribos descendentes dos filhos de Jacó:
1. Rúben Aser 2. Simeão Issacar Levi (não recebeu terra) Zebulom 3. Judá Efraim (José) 4. Dã Manassés (José) 5. Naftali Benjamim 6. Gade

8

9 Quanto aos levitas foram separados para o serviço do sacerdócio: sua porção seria o próprio Deus.
Os descendentes diretos de Aarão são sacerdotes e os demais levitas cantores, guardiães e mestres da lei. Deus providenciou 48 cidades espalhadas por toda a Palestina para serem usadas pelos levitas (Js ).

10 O procedimento de Josué na partilha da Terra

11 As porções de Rúben, Gade e de meia tribo de Manassés já haviam sido demarcadas por Moisés na terra conquistada a leste do Jordão. (Nm ; 16-22; Js ) . Por razões que não são dadas, as porções tribais de Judá e de Efraim (Js 15-16) e da meia tribo de Manassés (Js 17) foram demarcadas antes. A terra remanescente foi dividida em 7 partes equitativas, distribuídas por meio de sortes (Js 18.11;19.46)

12 A divisão foi feita antes da conquista completa, e assim algumas das fronteiras permaneceram um “ideal”, e algumas delas nunca foram alcançadas.

13 Após a conquista e divisão, a posse da terra foi pacífica?
Muitas vezes foi necessário continuar batalhando contra os cananeus remanescentes; havia bolsões de resistência. As operações “limpeza” mantinham os israelitas na dependência de Deus ao mesmo tempo em que os mantinham a habilidade na arte da guerra. Após isso, o povo hebreu vitorioso começou a usufruir do descanso que lhe fora prometido em função da fidelidade a Deus.

14 Destaques do livro de Josué, no que toca ao relato da partilha: (Js 13-22)

15 Destaques em Josué 13-17 A terra é dividida entre as tribos. A terra a leste é dada a Rúben, a Gade e à meia tribo de Manassés. A terra a oeste do Jordão é dividida entre as nove tribos e meia restantes. O Senhor promete expulsar os povos que ainda ficaram em Canaã. Ele diz para Josué dividir a terra entre as tribos. Algumas tribos já tinham a sua herança definida sob Moisés e agora retornam à sua terra.

16 Destaques em Josué 13-17 Josué partilha a terra ocidental entre as nove tribos e meia remanescentes. As áreas são distribuídas por sorteio supervisionado por Josué e pelo sumo sacerdote Eleazar. Calebe pede que parte da terra seja concedida à sua família (Js ). Calebe tem êxito ao expulsar os gigantes de sua terra (Js ).

17 Destaques em Josué 18-19 Quando o tabernáculo é movido de Gilgal a Siló, Josué percebeu que sete tribos ainda não haviam tomado posse de sua terra. Josué indaga porque as sete tribos parecem relutantes em possuir a terra (Js ). Josué envia agentes para mapear as terras, de modo que possam ser possuídas pelas tribos remanescentes (Js )

18 Destaques em Josué 18-19 Sortes são novamente lançadas para que se determine qual tribo tomará posse de qual porção de terra (Js ). Os israelitas dão a Josué um pedaço de terra especial: a cidade que ele quiser. Ele escolhe Timnate-Sera, de Efraim (Js )

19 Destaques em Josué 20-22 As seis cidades de refúgio são designadas e os levitas escolhem as suas cidades. Josué emite um chamado de fé para as cidades orientais. Há um conflito em torno do altar erigido pelas cidades orientais. As cidades de refúgio são designadas para proteger qualquer um que tenha matado alguém sem intenção (Js ).

20 Cidades de Refúgio

21 Destaques em Josué 20-22 48 cidades são designadas para uso dos levitas: 13 em Judá, Simeão e Benjamim; 10 em Efraim, Dã e Manassés oriental; 13 em Issacar, Aser, Naftali e Manassés Ocidental; e 12 em Rúben, Gade e Zebulom (Js apresenta a lista). Ao voltarem para a Transjordânia, os homens de Rúben, Gade e Manassés oriental erigem um grande altar ao Senhor, à beira do Jordão. Por pouco não chegaram a uma fratricida guerra civil (Js ; 16; 26-30).

22 Após a partilha, o povo de Israel assume um estilo de vida de “descanso”.
Esse estilo de vida havia sido cuidadosamente planejado por Deus muito tempo antes!

23 O planejamento de Deus Leis para causas específicas (Êx 20-24) que traziam uma série de implicações dos dez mandamentos para a vida na Terra Prometida. O compromisso de amar a Deus e amar o próximo devia ser a marca do povo de Deus.

24 O planejamento de Deus No estilo de vida esboçado pela revelação divina, não havia governo central ou organizações com funções administrativas; a obediência era devida exclusivamente a Deus. Os anciãos tinham responsabilidades como juízes, investigadores, conselheiros, ouviam problemas familiares, resolviam disputas matrimoniais e outros casos polêmicos à porta das cidades.

25 O planejamento de Deus O tribunal local resolvia questões junto com os anciãos; uma segunda instância havia no santuário central em Siló. Ali, perante o Tabernáculo, um tribunal de sacerdotes e juízes leigos tomava decisões finais e normativas. O Tabernáculo era o centro unificador da vida da nação. Ali se ofereciam os sacrifícios, os quais não podiam ser oferecidos em nenhum outro local.

26 O planejamento de Deus Três vezes por ano, cada homem saudável devia reunir-se ali para as festas em que estavam centradas a adoração e a vida religiosa de Israel: Páscoa (Êx , a Festa das Semanas (Lv , Nm ) e a Festa das Cabanas (ou Tabernáculos) ÊX 23.16, Lv ). Israel era uma teocracia, em que o chefe de estado era o próprio Deus.

27 Conclusões e Teologia:
A Terra Prometida é dada por Deus a seu povo escolhido como herança condicional, dependente da lealdade obediente à aliança de Moisés. Deus é mostrado como inteiramente fiel a suas alianças, vencendo as batalhas e estabelecendo as tribos em sua Terra Prometida.

28 Conclusões e Teologia:
A vitória espiritual que Deus provê em Cristo é maravilhosamente mostrada em Josué. O nome “Josué” (= Yahweh é Salvação) tem como forma grega “Jesus”. O Messias predito seria um segundo Josué (Is 49.8), a quem Deus daria ao povo como (nova) aliança e dividir a herança.

29 Conclusões e Teologia:
Josué prefigura Jesus como capitão de nossa salvação (Hb 2.10); da mesma forma como fez Josué, após a vitória nas batalhas, Jesus traz os crentes ao descanso prometido! Da mesma forma como Josué liderou os israelitas para a vitória sobre os inimigos de Deus, assim Cristo torna possível a vitória sobre o pecado (Rm 8.37, 2Co 1.10; 2.14) e sobre Satanás (Hb 2.14,15; 1Jo 3.8).


Carregar ppt "Partilha da Terra Prometida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google