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CAPÍTULO 6.1.4 RESUMO DO CAPÍTULO OBJETIVO SOLUÇÃO APLICAÇÃO DESCRIÇÃO Distribuição física COMENTÁRIOS ADICIONAIS DISTRIBUIÇÃO FÍSICA RESUMO DO CAPÍTULO.

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1 CAPÍTULO RESUMO DO CAPÍTULO OBJETIVO SOLUÇÃO APLICAÇÃO DESCRIÇÃO Distribuição física COMENTÁRIOS ADICIONAIS DISTRIBUIÇÃO FÍSICA RESUMO DO CAPÍTULO OBJETIVOS Aproveitar o espaço físico. Definir o fluxo de materiais, equipamentos e pessoas. Diminuir os movimentos de pessoas, materiais, produtos. Definir a distância mínima entre os postos de trabalho. Racionalizar os investimentos em instalações. Incrementar o controle de qualidade e quantidade na produção. Facilitar a supervisão e a coordenação dos trabalhos. Facilitar o processo de crescimento e expansão das áreas. Oferecer segurança aos trabalhadores. Oferecer conforto a todos que circulam por um ambiente. CARACTERÍSTICAS A análise da distribuição física de um ambiente é empregada para oferecer um ambiente melhor para se trabalhar. Ao desenvolver a análise de layout, devemos conhecer todas as normas e padronizações existentes na área e aplicá-las. Um método de verificação de layout, ideal é a aplicação do método dos elos fracos.

2 Verificar a retenção de conceitos relativos à elaboração e construção de leiautes adequados. Promover a análise da distribuição física de uma determinada área de trabalho ou de convivência. Oferecer a oportunidade de sanar dúvidas e adicionar esclarecimentos para promover a retenção de conhecimentos. Questionar a praticidade e a aplicabilidade do método dos elos. GRUPOGRUPO: 5 pessoas TEMPOTEMPO: 2 h/a ARRANJO FÍSICOARRANJO FÍSICO: sala grande o suficiente para acomodar confortavelmente todos os participantes e que permita montar um grande semicírculo. PROCESSOPROCESSO: 1.Após trabalhar em aula expositiva os conceitos referentes ao arranjo físico e a construção de leiautes, proponha uma verificação do processo de aprendizagem. 2.Distribua a folha de verificação de aprendizagem. 3.Solicite que desenvolvam a análise do caso proposto, em 60 minutos. 4.Uma vez esgotado o tempo, peça que verbalizem as respostas. 5.Se possível, mantenha visíveis as soluções propostas. 6.Resuma os trabalhos e esclareça as eventuais dúvidas. OBJETIVOS APLICAÇÃO

3 DESCRIÇÃO Uma área de produção de uma pequena indústria solicitou que se desenvolvesse a análise da área de produção; as informações disponíveis são as seguintes. LEIAUTE ATUAL INFORMAÇÕES DA PRODUÇÃO INFORMAÇÕES DA CONSTRUÇÃO Área disponível: 12 m x 28 m. Porta: uma de 3 m de vão por onde entra matéria-prima e sai produto acabado. Posto de trabalho: 4 m² (2 m x 2 m). Depósitos: 14 m² (2 m x 7 m) cada; são de alvenaria; não podem ser retirados. SINTOMAS DETECTADOS Colisões freqüentes. DPA demora muito tempo para receber produtos e fica sem estoque para atender a pedidos. Posto 15 fica com excesso de trabalho sobre a mesa. Funcionários queixam-se de dores nas pernas e cansaço no final do expediente. Transporte 9 – 4 feito pelo corredor central porque não há espaço disponível DMP DPA LEGENDA:Produto A DMP = Depósito de Matéria-primaProduto B DPA = Depósito de Produto AcabadoProduto C PRODUTO QUANTIDAD E FLUXOS A10DMP, 1, 14, 13, 9, 2, 12, 3, 15, DPA B20DMP, 1, 14, 13, 2, 12, 3, 15, DPA C60DMP, 1, 14, 9, 4, 5, 15, DPA RESOLVER O PROBLEMA PELO MÉTODO DOS ELOS.

4 1.ANÁLISE DAS SOLICITAÇÕES Postos mais solicitados: DMP, DPA, 1, 14, 15 = 90. Segundo lugar: 9 = 70. Terceiro lugar: 4, 5 = 60. Último lugar: 2, 3, 12, 13 = 30 Sem solicitação: 6, 7, 8, 10, 11, 16 (não usados na produção). 2. ANÁLISE DE FREQÜÊNCIAS SOLUÇÃO PostoDMP DPA Solicitação EloFr. AFr. BFr. CFr. Tot. DMP – – – – – – – – – – – – – – DPA Fr. Tot Elos mais freqüentes: DMP – 1; 1 – 14; 15 – DPA = 90. Segundo lugar: 14 – 9; 9 – 4; 4 – 5; 5 – 15 = 60. Terceiro lugar: 14 – 13; 2 – 12; 12 – 3; 3 – 15 = 30. Quarto lugar: 13 – 2 = 20. Último lugar: 13 – 9; 9 – 2 = 10.  fr. Total = 670 Elos fracos  67 = 10%  fr. Total = 670 Elos fracos  67 = 10%

5 SOLUÇÃO LEGENDA:Produto A DMP = Depósito de Matéria-primaProduto B DPA = Depósito de Produto AcabadoProduto C DMP DPA m 28 m 2 m 7 m 3 m escala 1: LEIAUTE ALTERNATIVO 4. ANÁLISE DAS FREQÜÊNCIAS elos fracosfr. 9 – – 330 total40 SÍNTESE total de elos fracos = < 67  solução adequada SÍNTESE total de elos fracos = < 67  solução adequada

6 COMENTÁRIOS Desenvolver a solução de um leiaute adequado pelo método dos elos não é rápido nem fácil, exige conhecimento da técnica, habilidade espacial e paciência para não desistir frente à primeira dificuldade. Independentemente disso, é interessante observar os alunos construindo um leiaute; há nessa tarefa um componente lúdico criativo que os conquista e atrai. As atividades prévias de medir, desenhar, recortar, colar, percorrer os caminhos e verificar se a solução é ideal têm a propriedade de incrementar e enaltecer o trabalho em grupo. Certamente, hoje já dispomos de softwares que muito nos auxiliam na construção de leiautes. Um deles é o VisioProfessional comercializado pela Microsoft. Seu uso é simples e auto-explicativo, o único inconveniente é que apenas está disponível a versão em inglês. No entanto, ele apenas nos auxilia na diagramação, oferecendo uma variedade de alternativas bastante grande, porém ele não nos mostra o leiaute ideal. O VisioProfessional apresenta uma gama de ferramentas que promovem a construção de diferentes diagramas muito usados na área de OS&M, tais como: diagrama de blocos, brainstorming, arquitetura, processos administrativos, eletricidade, mecânica, flowchart, mapas, redes, organogramas, diagramas diversos. Além disso, oferece uma série de figuras adicionais para complementar o leiaute para que possamos mostrar exatamente como o ambiente ficará após as mudanças. A seguir, você encontra algumas das telas do VisioProfessional.

7 COMENTÁRIOS Tela principal de seleção de diagramas. Leiaute de um escritório em VisioProfessional.


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