A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 1 IT 13 Iluminação de Emergência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 1 IT 13 Iluminação de Emergência."— Transcrição da apresentação:

1 SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 1 IT 13 Iluminação de Emergência

2 SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 2 IT 13 OBJETIVO  Esta Instrução Técnica fixa as condições necessárias para o projeto e instalação do sistema de iluminação de emergência em edificações e áreas de risco, atendendo ao previsto no Regulamento de Segurança Contra Incêndio e Pânico nas edificações e áreas de risco no Estado de Minas Gerais

3 SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 3 IT 13 APLICAÇÃO  Esta Instrução Técnica se aplica às edificações e áreas de risco onde é exigido o sistema de iluminação de emergência.  Adota-se a NBR /99 - Sistema de iluminação de emergência, naquilo que não contrariar o disposto nesta Instrução Técnica.

4 SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 4 IT 13 ITENS IMPORTANTES DA NBR /99

5 SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 5 NBR /99 ITEM 3 – DEFINIÇÕES 3.11 iluminação de emergência:  Iluminação que deve clarear áreas escuras de passagens, horizontais e verticais, incluindo áreas de trabalho e áreas técnicas de controle de restabelecimento de serviços essenciais e normais, na falta de iluminação normal.  A intensidade da iluminação deve ser suficiente para evitar acidentes e garantir a evacuação das pessoas, levando em conta a possível penetração de fumaça nas áreas.

6 SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 6 NBR /99  O sistema de iluminação de emergência deve: a) permitir o controle visual das áreas abandonadas para localizar pessoas impedidas de locomover-se; b) manter a segurança patrimonial para facilitar a localização de estranhos nas áreas de segurança pelo pessoal da intervenção; c) sinalizar inconfundivelmente as rotas de fuga utilizáveis no momento do abandono do local; d) sinalizar o topo do prédio para a aviação comercial.

7 SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 7 NBR / iluminação de ambiente ou aclaramento:  Iluminação com intensidade suficiente para garantir a saída segura de todas as pessoas do local em caso de emergência iluminação de balizamento ou de sinalização:  Iluminação de sinalização com símbolos e/ou letras que indicam a rota de saída que pode ser utilizada neste momento.

8 SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 8 NBR /99 ITEM 4 - Composição 4.1 Tipos de sistemas Para o efeito de aplicação desta Norma são aceitos os seguintes tipos de sistemas: a)conjunto de blocos autônomos (instalação fixa); b) sistema centralizado com baterias; c) sistema centralizado com grupo motogerador;

9 SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 9 NBR /99 d) equipamentos portáteis com a alimentação compatível com o tempo de funcionamento garantido; e) sistema de iluminação fixa por elementos químicos sem geração de calor, atuado a distância; f) sistemas fluorescentes à base de acumulação de energia de luz ou ativados por energia elétrica externa.

10 SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 10 NBR / Conjunto de blocos autônomos São aparelhos de iluminação de emergência Constituídos de um único invólucro adequado, contendo lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou similares e: a) fonte de energia com carregador e controles de supervisão; b) sensor de falha na tensão alternada, dispositivo necessário para colocá-lo em funcionamento, no caso de interrupção de alimentação da rede elétrica da concessionária ou na falta de uma iluminação adequada.

11 SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 11 IT 13 EXEMPLOS DE BLOCOS AUTÔNOMOS

12 SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 12 IT 13 EXEMPLOS DE BLOCOS AUTÔNOMOS

13 SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 13 IT iluminação de ambiente É obrigatória em todos os locais que proporcionam uma circulação vertical ou horizontal, de saídas para o exterior da edificação, ou seja, rotas de saída e nos ambientes citados no anexo E Deve garantir um nível mínimo de iluminamento no piso, de: a) 5 lux em locais com desnível: escadas ou passagens com obstáculos; b) 3 lux em locais planos: corredores, halls e locais de refúgio.

14 SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 14 IT Deve permitir o reconhecimento de obstáculos que possam dificultar a circulação, tais como: grades, saídas, mudanças de direção, etc. O reconhecimento de obstáculos deve ser obtido por aclaramento do ambiente ou por sinalização luminosa.

15 SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 15 NBR / Um ponto de luz de ambiente não deve iluminar uma área superior àquela determinada por sua altura em relação ao piso, como ilustrado na figura A A distância máxima entre dois pontos de iluminação de ambiente deve ser equivalente a quatro vezes a altura da instalação destes em relação ao nível do piso, conforme demonstrado na figura A.1.

16 SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 16 NBR /99 2h Vista de cima – planta baixa

17 SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 17 NBR /99 h = altura da luminária Vista de frente - corte h hh

18 SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 18 IT 13 ITENS IMPORTANTES DA IT 13

19 SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 19 IT Grupo Moto-Gerador (GMG) Deve-se garantir acesso controlado e desobstruído desde a área externa da edificação até o grupo moto- gerador No caso de grupo moto-gerador instalado em local confinado, para o seu perfeito funcionamento, deverá ser garantido que a tomada de ar frio seja realizada sem o risco de se captar a fumaça oriunda de um incêndio.

20 SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 20 IT Na condição acima descrita, o GMG deve ser instalado em compartimento resistente ao fogo por 2 horas, com acesso protegido por PCF (P90) Quando a tomada de ar externa for realizada por meio de duto, este deve ser construído ou protegido por material resistente ao fogo por 2 horas.

21 SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 21 IT As luminárias de aclaramento (ou de ambiente), quando instaladas a menos de 2,5 m de altura e as luminárias de balizamento (ou de sinalização), devem ter tensão máxima de alimentação de 30 volts Na impossibilidade de reduzir a tensão de alimentação das luminárias, pode ser utilizado um interruptor diferencial de 30 mA com disjuntor termomagnético de 10 A.


Carregar ppt "SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 1 IT 13 Iluminação de Emergência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google