A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATOS DOS APÓSTOLOS - LIÇÃO 13 PAULO TESTIFICA DE CRISTO EM ROMA (At 13.1-5;46-49)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATOS DOS APÓSTOLOS - LIÇÃO 13 PAULO TESTIFICA DE CRISTO EM ROMA (At 13.1-5;46-49)"— Transcrição da apresentação:

1 ATOS DOS APÓSTOLOS - LIÇÃO 13 PAULO TESTIFICA DE CRISTO EM ROMA (At ;46-49)

2 INTRODUÇÃO Ao final da terceira viagem missionária, Paulo volta para Jesusalém (At ). Paulo era completamente guiado pelo Senhor e Ele já havia colocado em seu coração o desejo de voltar para Jerusalém e após ir até Roma. (At 19.21;20.22) Ele sabia que encontraria problemas em Jerusalém, mas nada poderia tirar dele os projetos de Deus. Sl 37.4,5 O QUE É MELHOR: FAZER A VONTADE DE DEUS OU A NOSSA? (Pv )

3 TODAS AS COISAS COOPERAM PARA O NOSSO BEM (RM 8.28) Após chegar em Jerusalém, Paulo começa a testemunhar aquilo que Deus havia feito entre os gentios (At 21.19) Paulo testemunhava daquilo que estava vivendo (Rm 1.16, 1 Co 9.16). Pensando que Paulo havia profanado o templo, os judeus atacam Paulo. Os judeus haviam visto Paulo com Trófimo e mentiram dizendo que ele os havia introduzido no templo (At 10.28). Assim, tirando Paulo do Templo começam a ferir Paulo e queriam matá-lo (At 21.30,31) Então os soldados são chamados por causa da confusão. (AQUI COMEÇA A TRAJETÓRIA DE PAULO RUMO A ROMA)

4 DEUS UTILIZA AS CIRCUNSTÂNCIAS Paulo sabia o grego e por isso, os soldados o respeitaram (At 21.37). Precisamos nos destacar no mundo em que vivemos (VOCÊ É REFERENCIAL DE ALGUMA COISA?). Paulo era cidadão romano e por isso teve tratamento especial (AS CIRCUNSTÂNCIAS SÃO UTILIZADAS POR DEUS – Fp 2.13).

5 PAULO PERANTE O SINÉDRIO

6 O SINÉDRIO O Grande Sanhedrin era uma assembleia de juízes judeus que constituía a corte e legislativo supremos da Antiga Israel. Acreditavam que eram a voz de Deus, representavam a Lei de Deus. Paulo esteve ali para deixar uma palavra profética para o Sumo Sacerdote (At 23.3).

7 DE JERUSALÉM A CESARÉIA Temendo que os judeus matassem Paulo, Lísias (oficial comandante) envia Paulo até Cesaréia aos cuidados do governador Félix (At ). A distância entre Jerusalém e Cesaréia era de aproximadamente 110 Km. Lísias destaca 200 soldados e 200 lançeiros para proteger Paulo. (DEUS USA AS AUTORIDADES PARA NOS PROTEGER) O Senhor conhecia bem a fúria do inimigo de nossas almas e sua influência sobre o homem. (AO REDOR DE PAULO ESTAVA O ANJO DO SENHOR – Sl 34.7; 2 Rs 19.35)

8 SAULO EM CESARÉIA NA PRESENÇA DE UM REI A Bíblia nos diz que Paulo seria testemunha do Senhor na presença de reis (At 9.15). (Félix, Festo, Agripa) Paulo recebeu um tratamento bondoso do governador Félix. Dois anos após Paulo ser preso, Festo sucede félix e os planos de Deus de levar Paulo a Roma sofrem um ataque (At At 25.9). Nesta hora, Paulo apela para César (Provavelmente ele não chegaria vivo em Jerusalém e se chegasse seria morto por lá).

9 “PROVOCATIO” Todos os cidadãos romanos tinham o direito de apelar para César caso não concordasse com o veredito de um governo local e isto era chamado de “provocatio”. Apelando para César ele iria para Roma e seria julgado no “Supremo Tribunal”.

10 DE CESARÉIA A ROMA Paulo foi entregue a um centurião por nome Júlio e este o conduziu juntamente com outros presos a Roma (At 27.1). Junto a Paulo estavam Aristarco e Lucas e provavelmente estes foram com Paulo por amor a ele. (Pv 17.17; 18.24).

11 O MILAGRE EM MALTA Paulo, sendo um homem de Deus ouvia a Sua voz e isto fica claro através do seu testemuho (At ). Quanto ouvimos a voz do Senhor os nossos caminhos prosperam (MEUTES). Am 3.7 (OS HOMENS DAQUELE BARCO VERIFICARAM QUE HAVIA ALGUMA COISA DIFERENTE EM PAULO) O Senhor precisava que Paulo testemunhasse nesta ilha. Através de Paulo, Jesus cura o pai de Públio e muitos outros.

12 PAULO CHEGA EM ROMA Paulo chega a Itália na cidade de Siracusa e é recepcionado por vários irmãos, podendo assim, sentir-se em casa. Ao chegar em Roma lhe é permitido morar por sua conta, vigiado por um soldado. Paulo convoca os principais judeus e prega-lhes a Palavra de Deus. Muitos creram e outros não creram, mas o que Deus havia planejado ninguém conseguiu impedir (Jó 42.2). O livro de Atos mostra que Paulo ficou 2 anos inteiros em Roma e o versículo 31 nos mostra que os ATOS DOS APÓSTOLOS continuaram. Provavelmente as “Cartas da Prisão” foram escritas dali (Filipenses, Colossensses, Filemom e Efésios).

13 CONCLUSÃO VOCÊ ACREDITA NO CHAMADO DE DEUS PARA A SUA VIDA? O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO PARA QUE ESTE CHAMADO SE CUMPRA?


Carregar ppt "ATOS DOS APÓSTOLOS - LIÇÃO 13 PAULO TESTIFICA DE CRISTO EM ROMA (At 13.1-5;46-49)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google