A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Quem são os verdadeiros adversários? Mas…afinal…

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Quem são os verdadeiros adversários? Mas…afinal…"— Transcrição da apresentação:

1

2 Quem são os verdadeiros adversários? Mas…afinal…

3 a) Pessoas não são adversários b) Adversidades não são adversários

4 CARNE MUNDO DIABO

5 EFÉSIOS 6:10-20 Este texto está dividido em DUAS PARTES: 1. O inimigo que enfrentamos (vs.10-12) 2. A armadura de Deus (vs.13-20)

6 TRÊS CARACTERÍSTICAS 1. São poderosas 2. São malignas 3. São astutas “...as ciladas do diabo...” (v.11) “...o próprio Satanás se transforma em anjo de luz” (2 Coríntios11:14) 1. O inimigo que enfrentamos (vs.10-12)

7 Como era a armadura? v.13 - “Por isso, vistam toda a armadura de Deus...”

8 2. A armadura de Deus (vs.13-20) Cinto Couraça Botas Escudo Capacete Espada Verdade Justiça Evangelho da paz Fé Salvação Palavra de Deus

9 “...tomai toda a armadura de Deus...” (v.13) “PANOPLIAN” (grego) = a armadura completa de um soldado pesadamente armado As SEIS PEÇAS principais do equipamento do soldado romano Paulo estava acorrentado a um soldado romano (v.20 – “em cadeias”)

10

11 O cinto (feito de couro) era essencial. “cingindo-se com o cinto da verdade” (v.14) “cingindo-se com o cinto da verdade” (v.14) Prendia a túnica e também segurava a espada. O cinto do soldado cristão é a “verdade”.

12 “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” João 8:32 “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” João 8:32 É a primeira coisa que devemos vestir. Sem ela estamos completamente perdidos. Significa que temos uma firme convicção quanto à verdade; significa que não há incertezas, nem dúvidas.

13 O diabo procura confundir-nos, desviar-nos, com relação ao que cremos. Sem termos conhecimento do que cremos, e dAquele em quem cremos, já estamos desarmados, já estamos derrotados. Você sabe em quem crê e no que crê? “...para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro, e levados ao redor por todo vento de doutrina...” - Efésios 4:14 “...para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro, e levados ao redor por todo vento de doutrina...” - Efésios 4:14

14 “vestindo a couraça da justiça” (v.14) “vestindo a couraça da justiça” (v.14) Ela ia da base do pescoço à parte superior das coxas, cobrindo assim o que agora costumamos denominar tórax e abdome. Protege coração e pulmões.

15 Filipenses 3:4-9 – Biografia de Paulo Filipenses 3:4-9 – Biografia de Paulo A “couraça da justiça” refere-se à “justiça que vem de Deus”. Visto que nós nunca atingimos o padrão de justiça de Deus, Deus enviou Seu Filho unigênito a este mundo, para que Ele pudesse dar-nos a SUA justiça.

16 “...o Senhor fez cair sobre Ele a iniqüidade de nós todos” Isaías 53:6 “...o Senhor fez cair sobre Ele a iniqüidade de nós todos” Isaías 53:6 Você está pondo a sua confiança em sua própria justiça? “Àquele que não conheceu pecado, Ele o fez pecado por nós; para que nEle fôssemos feitos justiça de Deus” 2 Coríntios 5:21 “Àquele que não conheceu pecado, Ele o fez pecado por nós; para que nEle fôssemos feitos justiça de Deus” 2 Coríntios 5:21

17 “tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz” (v.15) “tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz” (v.15) “caliga” (grego) = meia-bota Feita de couro, deixava os dedos do pé livres, tinha solas pesadamente cravejadas, e era fixa nos calcanhares e nas canelas com tiras de couro mais ou menos ornamentais

18 Se você estiver empenhado num conflito mortal com um adversário perigoso, astuto, esperto, deve estar alerta para não cair, para não deslizar e escorregar, certificando-se de que os seus pés estão bem calçados. Você precisa estar bem seguro de que sabe o que está fazendo e onde está se firmando. “ter os pés calçados” – significa que devemos ter firmeza e confiança, e que devemos ser vigilantes. “ter os pés calçados” – significa que devemos ter firmeza e confiança, e que devemos ser vigilantes.

19 Paulo exorta seus leitores a sempre estarem “preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós” 1 Pedro 3:15 Paulo exorta seus leitores a sempre estarem “preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós” 1 Pedro 3:15

20 O que Deus quer é o homem esteja em prontidão para “ficar firme”, cujos pés estejam “calçados com o equipamento do evangelho da paz”. Os seus pés estão calçados? “prontidão” (hetoimasia) = preparado, firme, equipado “prontidão” (hetoimasia) = preparado, firme, equipado Deus nos exorta a vigiar onde pomos os pés. Isso por causa dos laços e armadilhas colocados pelo inimigo que estamos enfrentando.

21 “Além disso, usem o escudo da fé...” (v.16) “Além disso, usem o escudo da fé...” (v.16) O escudo longo, retangular (1,20m. X 0,80m.) que cobria a pessoa inteira

22 Consistia em duas camadas de madeira coladas juntas e cobertas primeiramente com linho e depois com couro; era fixado com ferro em cima e em baixo. “sempre” (RA) – algo indispensável, nunca deve ser largado

23 Contra uma chuva de flechas ou pedras, o escudo protegia perfeitamente todo guerreiro que cuidava de colocá-lo entre sí e o inimigo

24 Os dardos, com suas pontas acesas depois de mergulhadas em piche, eram armas formidáveis contra batalhões que careciam de escudos grandes, à prova de fogo.

25 “com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do maligno” (v.16) “com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do maligno” (v.16) Este escudo tinha uma cobertura de metal à prova de fogo, para enfrentar o inimigo que estivesse atirando dardos em chamas. Satanás lança perigosíssimos dardos inflamados contra nós Que tipo de dardos?

26 A fé é sempre o escudo que você tem de empunhar para apagar estes dardos inflamados do maligno. Fé aqui é a capacidade de aplicar rapidamente o que cremos, de modo a repelir tudo o que o diabo faz ou tenta fazer conosco. “...esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé” 1 João 5:4 “...esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé” 1 João 5:4 “...o diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti- lhe firmes na fé...” - 1 Pedro 5:8,9 “...o diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti- lhe firmes na fé...” - 1 Pedro 5:8,9

27 “Usem o capacete da salvação” (v.17) “Usem o capacete da salvação” (v.17) Era feito de um metal resistente, tal como o bronze ou o ferro. Um forro interno de feltro ou de esponja tornava o peso tolerável.

28 Nada, senão um machado ou um martelo, poderia furar um capacete pesado. É a proteção para a cabeça, a mente, o cérebro, o entendimento, o pensamento do cristão.

29 Às vezes o diabo consegue persuadir-nos a ficar tão preocupados com os pormenores da vida cristã que esquecemos a grande verdade que cobre a realidade toda. Que adianta ficar lutando desse jeito??? Pegue o capacete da salvação e ponha-o na sua cabeça! “...tomando como capacete, a esperança da salvação” - 1 Tessalonicenses 5:8 “...tomando como capacete, a esperança da salvação” - 1 Tessalonicenses 5:8

30 “e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus” (v.17) “e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus” (v.17) É a única peça que pode claramente ser usada tanto para defesa quanto para o ataque. “machaira” – espada curta

31 O guerreiro não somente deve pensar em se defender, mas também em atacar. Resistir ao diabo (1 Pedro 5:9) requer mais do que proteção. O eficiente manejo da espada do Espírito torna vulnerável o inimigo.

32 Não devemos combater o diabo com a nossa própria força e poder, ou com as nossas próprias idéias; devemos combatê-lo com esta Palavra que o próprio Espírito de Deus produziu A diferença entre a verdade com a qual devemos cingir os nossos lombos, e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus é que, no v.14 está se referindo à verdade central da salvação, mas aqui se refere ao nosso detalhado conhecimento dessa Palavra.

33 1. Foque no inimigo certo 2. Vista toda a armadura

34 v.18 (RA) – “com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito, e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos” v.18 (RA) – “com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito, e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos” A oração não é “mais uma” arma. Ela deve permear toda a nossa guerra espiritual.

35 “ toda oração e súplica” “orando em todo tempo no Espírito” “vigiando com toda perseverança” “súplica por todos os santos”

36 A armadura é de Deus, pois é Ele quem a fornece. Mesmo assim, é nossa responsabilidade de tomá- la, vestí-la e empregá-la com confiança contra os poderes do mal. “...tomai toda a armadura de Deus...” (v.13) “...tomai toda a armadura de Deus...” (v.13) “Revesti-vos de toda a armadura de Deus...” (v.11) “Revesti-vos de toda a armadura de Deus...” (v.11)

37


Carregar ppt "Quem são os verdadeiros adversários? Mas…afinal…"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google