A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Definição: Sistema que permite a empresa a administrar seus Recursos Humanos na contratação, movimentações internas e na retenção dos seus talentos.

2 Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Aspectos da Remuneração: Sociais: Status e prestígio está intimamente ligado a renda. Psicológico: O salário é um dos principais fatores que estimula a produção com eficiência. Organizacional: Estrutura hierárquica baseada em salários. Econômico: Salário e renda determina o nível de consumo. Alta oferta de mão de obra baixa os salários. Institucional: Relação com a legislação, dissídios e acordos sindicais. Políticos: Organizações, Sindicatos e Governo disputam poder que influenciam o salário. Éticos: Salário justo e equilibrado para empregador e empregado.

3 Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Políticas de Benefícios Recompensas Remuneração Salário Parte fixa da remuneração Normalmente paga em espécie Forma regular Elogios, Promoções, Passeios Capacitação, Eventos Direta Indireta Benefícios: Assist. Médica, V.Transp.,Seguro. Particip.Lucros, Bônus, Ações Fixa Variável Salário base

4 Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Objetivos Básicos Cumprir obrigações Legais; Manter senso de justiça e eqüidade entre funcionários; Atrair novos talentos; Reter os talentos existentes; Motivar o bom desempenho; Controlar custos (folha de pagamento).

5 Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Implicações Remuneração Fixa: Baseada na avaliação do cargo e não da pessoa; Uso de métodos científicos (estatística) na pontuação do cargo; Bem aceita pelos órgãos que regulam as práticas trabalhistas; Salário Definido Segundo: Enquadramento de acordo com a complexidade e competências requeridas pelo cargo; Métodos baseados em pesquisa de mercado, descrição, análise e pontuação do cargo; A política salarial da empresa, legislação e tipo de atividade.

6 Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Implicações Remuneração Variável: Alavanca resultados alinhados aos objetivos estratégicos; Promove a sinergia quando aplicada por equipes; Contribui para o aumento da eficácia permitindo mensuração; Definido Segundo: Resultados gerais obtidos pela empresa; Flexibilidade dos custos, podendo ser diminuído ou aumentado; Boa aceitação pelos funcionários de todos os níveis.

7 Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Implicações Remuneração Variável: Podem ser: Remuneração por Resultados, Participação nos Lucros e Participação Acionária. Em Grupo ou Individual ‘’Um adequado sistema de remuneração é aquele que compensa mais a quem agrega mais valor a organização.”

8 Plano de Cargos e Salários
1. Apresentação A implantação de um Plano de Cargos e Salários deve ser conduzida de forma criteriosa em cada etapa, desde o seu planejamento até a fase de conclusão, para que os seus objetivos sejam alcançados e funcione como uma ferramenta gerencial eficaz.

9 Plano de Cargos e Salários
Após a conclusão e implantação do Plano, um setor ou departamento (Recursos Humanos), deverá zelar pelo seu cumprimento e mantê-lo rigorosamente atualizado. É responsabilidade deste setor/departamento, garantir que a Política de Remuneração seja praticada de forma condizente e coerente com a cultura da Empresa. É sua responsabilidade também, orientar e dar o suporte necessário à Diretoria e Gerências nos assuntos de remuneração, já que são os líderes os responsáveis pela administração dos Cargos e Salários dos seus colaboradores.

10 Plano de Cargos e Salários
2. Estrutura de Implantação: Planejamento Análise de cargos Avaliação de cargos Pesquisa salarial Estrutura salarial Política salarial

11 Plano de Cargos e Salários
3. Etapas / Fases Etapa I REUNIÃO DE CONSENSO FORMAÇÃO COMITÊ C&S ESCOLHA INDICAÇÃO CARGOS CLASSIFICAÇÃO DOS CARGOS ANÁLISE COLETA DESCRIÇÃO CARGOS DESCRIÇÃO ESPECIFICAÇÃO TITULAÇÃO CATÁLOGO DE CARGOS Etapa II MÉTODO AVALIAÇÃO Escal./Simples/Pontos... FATORES DE AVALIAÇÃO Resp./Complex. AVALIAÇÃO DOS CARGOS PESQUISA SALARIAL EXTERNA RETORNO PESQUISA EXTERNA GRAUS E PONTOS TABULAÇÃO DOS DADOS (Pesq.Externa) APRESENTAÇÃO MANUAL POLÍTICA C & S APROVAÇÃO

12 Plano de Cargos e Salários
4. Justificativa A existência de um Plano de Cargos e Salários é imprescindível numa estrutura empresarial, pois é esta política que irá atrair e reter funcionários competentes e talentosos.

13 Plano de Cargos e Salários
5. Objetivos Para que empresa possa consolidar uma equipe de profissionais competentes e alinhados às exigências do mercado, um Plano de Cargos e Salários deve ser implantado com o objetivo de: Estabelecer padrões de remuneração compatíveis nos níveis gerenciais, administrativos e operacionais. Reconhecer e premiar funcionários com excelentes desempenhos que venham a contribuir para o crescimento e os resultados da empresa. Conservar e contratar profissionais competentes, que possam agregar valores ao desempenho e performance da empresa. Criar e manter parâmetros pré-fixados de despesas salariais com critérios de acompanhamento e controle.

14 Plano de Cargos e Salários
6. Responsabilidades Diretoria: Assegurar que o Plano de Cargos e Salários seja efetivo,aprovando e apoiando a Política Salarial. É também sua responsabilidade a formação e manutenção do Comitê de Política Salarial. Recursos Humanos: Responsável pela manutenção, revisão e coordenação do sistema de Cargos e Salários, bem como por recomendar e assessorar a aplicação da Política através do Plano de Cargos e Salários. Deve orientar e participar do Comitê de Política Salarial. Gerências: Responsável pela aplicação da Política Salarial, de acordo com os procedimentos constantes no manual e dar esclarecimentos aos seus subordinados. Comitê de Política Salarial: Responsável pela avaliação dos cargos e pela análise crítica do sistema de Cargos e Salários.


Carregar ppt "Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google