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Bibliotecas da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica: um novo universo de usuários ao Portal de Periódicos da Capes Marouva Fallgatter.

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Apresentação em tema: "Bibliotecas da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica: um novo universo de usuários ao Portal de Periódicos da Capes Marouva Fallgatter."— Transcrição da apresentação:

1 Bibliotecas da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica: um novo universo de usuários ao Portal de Periódicos da Capes Marouva Fallgatter Faqueti, MSc Presidente da CBBI – gestão Coordenadora – SIBI - Instituto Federal Catarinense Reunião de Diretores de Bibliotecas Universitárias Brasília, 26 e 27 de maio de 2014 COMISSÃO BRASILEIRA DE BIBLIOTECAS DAS INSTITUIÇÕES DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA – CBBI.

2 Rede de Educação Profissional até CENTROS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA 8 ESCOLAS VINCULADAS À UNIVERSIDADES 75 UNIDADES DESCENTRALIZAD AS DE ENSINO 7 ESCOLAS TÉCNICAS FEDERAIS 39 ESCOLAS AGROTÉCNICAS

3 Rede de Educação Profissional - Lei n – 29 de dezembro de Institutos Federais 2 CEFETs – Minas Gerais e Rio de Janeiro UTFPR Colégio Pedro II Escolas vinculadas à universidades

4 Institutos Federais Art. 2 o Os Institutos Federais são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi [...] (BRASIL, 2008)

5 Cursos ofertados: -Cursos Técnicos de nível médio preferencialmente integrados (50%) -Cursos de formação inicial e continuada – FIC, PRONATEC, Mulheres Mil, dentre outros -Cursos de nível superior - (Tecnólogo, Bacharelados, licenciaturas, Engenharia, especialização, mestrado, doutorado) Obs.: 20% das vagas devem ser destinadas para Licenciaturas e programas de formação docente da educação básica (BRASIL, 2008) Institutos Federais

6 finalidades relacionadas a pesquisa Art. 6 o II - desenvolver a educação profissional e tecnológica como processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais;[...] V - constituir-se em centro de excelência na oferta do ensino de ciências, em geral, e de ciências aplicadas, em particular, estimulando o desenvolvimento de espírito crítico, voltado à investigação empírica; [...] VII - desenvolver programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica; VIII - realizar e estimular a pesquisa aplicada,[...] (BRASIL, 2008 )

7 Bibliotecas da REPCT -A estrutura do Institutos é multicâmpus -Cada câmpus possui, em média, 1 biblioteca -A maioria da bibliotecas estão em processo de estruturação de seus Sistemas Integrados -1,7 bibliotecários por biblioteca -Acervos físicos em expansão acelerada

8 Encontros de Bibliotecas da REPCT - Antes de Fórum Nacional de Bibliotecários entre CEFETs (I a IV) – V Fórum Nacional dos Bibliotecários dos IFs em Natal, RN – aberto para todas as bibliotecas da Rede – VI Fórum Nacional dos Bibliotecários dos IFs, Petrolina, PE – criação da CBBI – VII Seminário Bibliotecas da Rede – eleição nova diretoria CBBI – VIII Seminário - previsão para Manaus

9 CBBI Comissão Brasileira de Bibliotecas da RECPT FINALIDADES -Representar as Bibliotecas das REFPCT junto aos diversos segmentos da organizados da sociedade como órgãos governamentais, entidades ligadas à educação, pesquisa e extensão, sociedade civil, dentre outros, -Atuar como veículo de articulação, discussão, deliberação, encaminhamento, acompanhamento e execução das políticas e ações necessárias ao desenvolvimento das Bibliotecas ligadas a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, -Desenvolver atividades de capacitação, estudos, pesquisas e propostas vinculadas às atividades das Bibliotecas da Rede.

10 CBBI Comissão Brasileira de Bibliotecas da RECPT COMPOSIÇÃO da Diretoria 01 Presidente 01 representante titular da região Sul 01 representante suplente da região Sul 01 representante titular da região Sudeste 01 representante suplente da região Sudeste 01 representante titular da região Cento Oeste 01 representante suplente da região Centro Oeste 01 representante titular da região Nordeste 01 representante suplente da região Nordeste 01 representante titular da região Norte 01 representante suplente da região Norte -Mandato de 2 anos

11 Principais ações CBBI 2011 a Criação da Lista de Discussão – CBBI (+ de 800 bibliotecários) -Organização do I ERBI – Encontro de Representantes de Bibliotecas da REPCT – junto ao CONIF-FDE–Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal da Educação Profissional, Brasília, Organização de Reuniões Técnicas que ocorreram nos encontros nacionais da SNBU e CBBD -Apoio ao evento Nacional de Biblioteca da REPCT (SBBI, 2014) -Estudos e pesquisas sobre as Bibliotecas da REPCT

12 CBBI – Grupos de Trabalho - GTs -Criação e acompanhamento de Grupos de Trabalho sobre temas emergentes: 1.Periódicos da CAPES 2.Bbbb 3.nnmm GT1 – Portal de Periódicos da CAPES GT2 - Normatização GT3 – Formação e Desenvolvimento de Coleções GT4 - Processamento Técnico de Publicações GT5 – Biblioteca digital/Informatização/Educação à distância GT6 – Arquitetura de bibliotecas e Acessibilidade GT7 – Gestão de bibliotecas e de pessoas GT8 – Cadastro de bibliotecas e profissionais da rede GT9 – SBBI e Programas de capacitação GT10 – Ação Cultural GT11 – Avaliação Institucional

13 Acesso ao portal capes por Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica - REPCT Apresenta-se a seguir 3 estudos que envolvem o uso do portal de Periódicos da CAPES: a)diagnóstico sobre o quantitativo de acessos ao Portal por instituições da Rede Federal de Educação Profissional – 2001 – 2013 com base nos dados estatísticos oficiais (estudo do GT – Periódicos); b)acesso efetivo ao Portal de Periódicos nos câmpus de Instituições da REPCT – 2013 e oferta de treinamentos (estudo do GT – Gestão de Bibliotecas); c)necessidades e anseios de pesquisadores atuantes em Instituições da REPCT em relação ao Portal CAPES (estudo do GT – Periódicos).

14 Sobre a pesquisa Autoria: Norma P. R. Lima, Bibliotecária – IFES, membro GT Periódicos - CBBI Realização: maio de 2014 Objetivo: mapear o quantitativo de acessos ao Portal por Instituições da REPCT visando identificar quais instituições e quais períodos possuem maior e menor percentual de acesso ao Portal. a) acesso ao Portal de Periódicos por Instituições da REPCT –

15 NºInstituto Participação no total de acessos das instituições NºInstituto Participação no total de acessos das instituições NºInstituto Participação no total de acessos das instituições 1UTFPR42,120% 15IFMA2,171% 29IFNMG0,602% 2CEFET/MG7,905% 16IFRJ1,832% 30IFPA0,573% 3IFSP7,243% 17IFSC1,806% 31IFC0,552% 4IFES5,559% 18IFG1,592% 32IFSE0,382% 5IFPR5,466% 19IFRO1,069% 33IFMT0,378% 6IFCE5,241% 20IFAC1,044% 34IFAL0,318% 7IFMG4,514% 21IFPB1,009% 35IF FARROUPILHA0,262% 8IFBA4,270% 22IFTM1,001% 36IFTO0,231% 9IFRS3,622% 23IFB0,781% 37IFAP0,208% 10IF GOIANO3,144% 24IFSUL0,776% 38IFBAIANO0,164% 11IFRN3,013% 25IFPE0,773% 39IF SUL DE MINAS0,105% 12IFPI3,004% 26IFSEMG0,771% 40IFMS0,048% 13CEFET/RJ2,510% 27IFAM0,755% 41IFRR0,037% 14IFF2,390% 28IFSERTÃO PE0,726% 42COLÉGIO PEDRO II0,002% Fonte: Dados da pesquisa por Norma P. R. Lima, Bibliotecária – IFES, membro GT Periódicos - CBBI a) acesso ao Portal de Periódicos por Instituições da REPCT –

16 Fonte: Dados organizados por Norma P. R. Lima, Bibliotecária – IFES, membro GT Periódicos - CBBI a) acesso ao Portal de Periódicos por Instituições da REPCT –

17 a) ACESSO AO PORTAL CAPES Fonte: Dados organizados por Norma P. R. Lima, Bibliotecária – IFES, membro GT Periódicos - CBBI a) acesso ao Portal de Periódicos por Instituições da REPCT –

18 SOBRE A PESQUISA Autoria: Caroline da R. F. Becker, Marouva F. Faqueti e Artur da S. Moreira, membros do GT – Gestão de Bibliotecas da REPCT Realização: segundo semestre de 2013 Objetivo Geral da pesquisa: identificar como ocorre a Gestão das Bibliotecas da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica Respondentes: Representantes de bibliotecas de câmpus de Instituições da REPCT (universo total aproximado 530 unidades) RESULTADOS -326 respostas válidas Questões contidas na pesquisa relacionadas ao Portal de Periódicos: 1 – O câmpus oferece acesso ao Portal CAPES? 2 – A biblioteca oferece treinamentos ao Portal? b) acesso e treinamento ao Portal de Periódicos por câmpus/Instituições da REPCT

19 Fonte: resultados da pesquisa sobre Gestão de Bibliotecas elaborada por Becker, Faqueti e Moreira, (no prelo)

20 Sobre a Pesquisa Autoria: Marouva F. Faqueti e Patricia Objetivo: Reconhecer quais as necessidades e anseios de pesquisadores, atuantes em Instituições da REPCT (Rede de Educação Profissional Científica e Tecnológica), no que se refere ao uso do Portal de Periódicos da CAPES. Coleta de dados: Questionário com questões abertas e fechadas (6 questões). Envio por . Os bibliotecários participantes da lista de discussão da CBBI foram convidados a colaborarem no envio do questionário aos pesquisadores de sua Instituição. Prazo para respostas 10 dias. Publico Alvo: Pesquisadores da RECPT REALIZAÇÃO: maio 2014 Total de respostas: 542 c) necessidades de pesquisadores da REPCT em relação ao Portal CAPES

21 Caracterização dos respondentes NÚMERO DE RESPOSTAS POR REGIÃO DO PAÍS: CENTRO-OESTE – GOIAS (IFG, IFGOIANO) 06 MATO GROSSO DO SUL (IFMS) NORDESTE REGIAOTOTAL RESPOSTASTOTAL POR ESTADOS CENTRO-OESTE GOIAS (IFG, IFGOIANO) - 06 MATO GROSSO DO SUL (IFMS) NORDESTE55-07 PARAÍBA (IFPB) -32 PERNAMBUCO (IFPE, IFSertão) -12 BAHIA ( IFBA) -02 CEARÁ (IFCE) -02 RIO GRANDE NORTE (IFRN) NORTE25-06 AMAZONAS (IFAM) -05 PARÁ (IFPA) -03 RONDONIA (IFRO) -11 TOCANTINS (IFTO) Fonte: Resultado de pesquisa elaborada por Faqueti e Oliveira, 2014 c) necessidades de pesquisadores da REPCT em relação ao Portal CAPES

22 REGIAOTOTAL RESPOSTAS TOTAL POR ESTADOS SUDESTE ESPIRITO SANTO (IFES) -106 MINAS GERAIS ( IFMG, IFTM, IFNMG, IFSULMINAS) -01 RIO DE JANEIRO (IFRJ) -46 SÃO PAULO (IFSP) SUL PARANÁ (IFPR) -18 RIO GRANDE DO SUL (IFRS, IFFARROUPILHA, IFSUL) -112 SANTA CATARINA (IFC, IFSC) Sem identificação12 c) necessidades de pesquisadores da REPCT em Caracterização dos respondentes Fonte: Resultado de pesquisa elaborada por Faqueti e Oliveira, 2014 c) necessidades de pesquisadores da REPCT em relação ao Portal CAPES

23 1 - Acessa o Portal de Periódicos da CAPES via IP da sua Instituição: GRAFICO Sempre11521% Frequentemente23443% raramente11621% Nunca489% A instituição não oferece este serviço de acesso ao Portal via IP316% Acessa o Portal de Periódicos da CAPES via IP da sua Instituição: Fonte: Resultado de pesquisa elaborada por Faqueti e Oliveira, 2014 c) necessidades de pesquisadores da REPCT em relação ao Portal CAPES

24 Sua Instituição oferece acesso doméstico ao portal de Periódicos da CAPES? Fonte: Resultado de pesquisa elaborada por Faqueti e Oliveira, 2014 Sua Instituição oferece acesso doméstico ao portal de Periódicos da CAPES? c) necessidades de pesquisadores da REPCT em relação ao Portal CAPES

25 As bases de dados/periódicos/assuntos de seu interesse encontram-se acessíveis via IP Institucional? Fonte: Resultado de pesquisa elaborada por Faqueti e Oliveira, 2014 c) necessidades de pesquisadores da REPCT em relação ao Portal CAPES

26 A base de dados da CAPES deveria ser totalmente liberada para os IF como são para as universidades 4 - Deixe aqui outras considerações sobre o uso do Portal CAPES que achar relevante Alguns comentários: -É imprescindível o Portal da CAPES para continuidade de pesquisas e acesso aos periódicos de maior circulação internacional - Minha dificuldade está que o periódico Capes não dá acesso completo a todas as bases aos Institutos Federais como as Universidades possuem. Peço que o acesso seja o mesmo para ambas as Instituições. -A dificuldade de acesso ao Portal deve-se a lentidão da rede de internet em nosso câmpus -A instituição oferece acesso remoto, mas nunca consegui efetiva-lo c) necessidades de pesquisadores da REPCT em relação ao Portal CAPES

27 Continuando Capacitação para utilização de outras bases -Devemos ensinar e estimular o uso do portal pelos alunos, incluindo ensino integrado e técnico! Chega de trabalhos feitos pelo google e wikipidea! -É preciso divulgar mais e fazer o acesso cada vez mais amigável. As pessoas deixam de usar por desconhecimento ou dificuldade -Esclarecimentos por parte dos bibliotecários sobre o funcionamento do portal. -queria acesso domiciliar e que a minha instituição tivesse acesso Full a todos os periódicos disponíveis pela CAPES e não somente a base mais simples.... Pois hoje em dia as atividades de pesquisa se tornam multidisciplinares e necessitam outras áreas de conhecimento para leitura... c) necessidades de pesquisadores da REPCT em relação ao Portal CAPES

28 Poderia ter uma interface mais simples, como o ScienceDirect Continuando Minha maior dificuldade é o uso do idioma inglês. -O sistema de pesquisa é um tanto problemático, falta uma clareza para sabermos qual base temos acesso... -Poderia ter uma interface mais simples -Sinceramente, não gosto de realizar pesquisas pelo portal da CAPES. Sempre uso o Science Direct. Ele contém todos os periódicos que preciso -Acesso a um número maior de Revistas de tecnologia e Inovação -Os pesquisadores precisam conhecer melhor e usar mais os recursos do Portal da CAPES Fonte: Resultado de pesquisa elaborada por Faqueti e Oliveira, 2014 c) necessidades de pesquisadores da REPCT em relação ao Portal CAPES

29 IEE Web of Knowledge Science Direct SPRINGER ACM Scopus EBSCO elsevier COMPENDEX Nature Jstor ERIC Proquest SciFinder Quais bases de dados/periódicos/assuntos gostaria de ter acesso via IP Institucional e não possui? Fonte: Resultado de pesquisa elaborada por Faqueti e Oliveira, 2014 c) necessidades de pesquisadores da REPCT em relação ao Portal CAPES

30 DESAFIOS para melhoria do acesso e uso do Portal por pesquisadores da REPCT NO AMBITO GOVERNAMENTAL -Ampliar o número de bibliotecários da REPCT -Investir na melhoria do acesso a Internet NO AMBITO DAS BIBLIOTECAS -Ampliar a oferta de treinamentos -Ampliar a divulgação Institucional do Portal -Agilizar a oferta do acesso remoto/doméstico -Acompanhar o funcionamento dos acessos aos editores já liberados NO AMBITO DA CAPES -Analisar a possibilidade de ampliar o número de acesso das bases para a REPCT independente do número de acessos da Instituição -Sugestão – criar alternativas de acesso diferenciado a grupos de pesquisadores com demandas específicas minoritárias porém não menos importantes

31 Integrar para crescer com qualidade


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