A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Encontro de Organismos de Avaliação da Conformidade – ENOAC 08 de junho de 2009 NIE- CGCRE-033 - TRATAMENTO DE NÃO- CONFORMIDADES DETECTADAS DURANTE PROCESSOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Encontro de Organismos de Avaliação da Conformidade – ENOAC 08 de junho de 2009 NIE- CGCRE-033 - TRATAMENTO DE NÃO- CONFORMIDADES DETECTADAS DURANTE PROCESSOS."— Transcrição da apresentação:

1 Encontro de Organismos de Avaliação da Conformidade – ENOAC 08 de junho de 2009 NIE- CGCRE TRATAMENTO DE NÃO- CONFORMIDADES DETECTADAS DURANTE PROCESSOS DE ACREDITAÇÃO DE ORGANISMO

2 1 OBJETIVO Esta Norma estabelece o procedimento a ser utilizado pela Dicor e pela Diois no tratamento de não-conformidades detectadas durante os processos de acreditação de organismos.

3 7.1 As não-conformidades detectadas durante os processos de acreditação devem ser registradas no FOR-CGCRE-301 e tratadas pelos organismos de forma a: a) eliminá-las ou garantir que não possam afetar o sistema de gestão; e b) investigar suas causas e, se necessário, implementar ações corretivas para eliminar essas causas.

4 7.3 O organismo deve anexar ao sistema Orquestra o(s) registro(s) de não conformidade(s),FOR-CGCRE-301, preenchidos, com a respectiva análise da causa, proposta de correções e/ou ações corretivas, prazo para implementação das ações e, quando aplicável, evidências da implementação das referidas ações. O prazo máximo para a realização da tarefa “Enviar Ações Corretivas” é de 20 dias.

5 Propostas de implementação em até 60 dias As evidências devem ser enviadas.

6 7.4 As propostas de correções e⁄ou ações corretivas, após serem recebidas pelo avaliador devem ser analisadas quanto à sua adequação e o prazo proposto pelo organismo para a implementação.

7 Prazo > 60 ? O prazo máximo para a implementação das correções e⁄ou ações corretivas deve ser de 60(sessenta) dias. No caso de existirem correções e⁄ou ações corretivas que necessitem de um prazo maior que 60 (sessenta) dias para sua implementação, o chefe do setor ou chefe da divisão deverá decidir sobre a ampliação ou não do prazo de implementação, sendo que, nestes casos, a verificação da implementação deverá ser realizada na próxima avaliação programada ou em avaliação extraordinária.

8 7.5 Após a análise e aprovação das correções e⁄ou ações corretivas, o avaliador deve preencher os campos pertinentes dos RNCs (FOR-CGCRE-301) e concluir a tarefa “Analisar ações corretivas”.

9 7.6 Caso contrário, o avaliador deve anexar ao sistema Orquestra um novo RNC (FOR-CGCRE- 301), justificando o motivo da não aprovação. Os novos RNCs (FOR-CGCRE-301) devem: a) ser numerados acrescentando-se a letra A ou B (se não for a primeira devolução) ao número do documento original; b) ter os dados dos primeiros campos transcritos do original.

10 7.6.1 Independentemente do número de reapresentações dos RNCs (FOR-CGCRE-301) pelo organismo, o prazo total para fechamento das não-conformidades é de 60 dias. DomSegTerQuaQuiSexSab

11 Obrigada!


Carregar ppt "Encontro de Organismos de Avaliação da Conformidade – ENOAC 08 de junho de 2009 NIE- CGCRE-033 - TRATAMENTO DE NÃO- CONFORMIDADES DETECTADAS DURANTE PROCESSOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google