A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Www.unic.br. Grupo educacional KROTON Universidade de Cuiabá UNIC www.unic.br Faculdade de Fisioterapia Faculdade de Enfermagem Faculdade de Nutrição.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Www.unic.br. Grupo educacional KROTON Universidade de Cuiabá UNIC www.unic.br Faculdade de Fisioterapia Faculdade de Enfermagem Faculdade de Nutrição."— Transcrição da apresentação:

1

2 Grupo educacional KROTON Universidade de Cuiabá UNIC Faculdade de Fisioterapia Faculdade de Enfermagem Faculdade de Nutrição Faculdade de Odontologia Faculdade de Farmácia Faculdade de Medicina Faculdade de Educação Física

3 NDI – Núcleo de Disciplinas Integradas Coordenadora: Profª Angela Disciplina CMF-1 ou MORFO 1 Ciências Morfofuncionais – 1 Monteiro

4 1º dia de aula, apresentações: A disciplina de CMF-1 Os professores O cronograma As normas O portal universitário

5 Ricardo Lillian Clarissa Professores de Ciências Morfofuncionais - I Fábio Lucinda Andresa

6 A disciplina de morfo 1 encarrega-se de fazer a INTRODUÇÃO DE TODAS ESTAS CIÊNCIAS e iniciar o estudo integrado dos sistemas: tegumentar, locomotor e reprodutor. Para que nas outras disciplinas (CMF-2, CMF-3 e CMF-4) sejam estudados os demais sistemas. Ciências Morfofuncionais - I Anatomia: estuda a forma e a localização dos órgãos Histologia: estuda os tecidos que formam os órgãos Fisiologia: estuda a função dos órgãos e sistemas Embriologia: estuda o desenvolvimento do ser humano Patologia: estuda as doenças de tecidos, órgãos e sistemas Farmacologia: estuda fármacos aplicados aos sistemas

7 Ciências Morfofuncionais - I Disciplina que estuda o corpo humano sob aspectos MACROSCÓPICOS e MICROSCÓPICOS MACROSCÓPICOS e MICROSCÓPICOS

8 Ciências Morfofuncionais - I FORMA MACROSCÓPICA histologia MICROSCÓPICA anatomia

9 Ciências Morfofuncionais - I FUNÇÕES Fisiologia Humana Função da pele Função da pele Função dos ossos Função dos ossos Função das articulações Função das articulações Função dos músculos Função dos músculos Função dos sistemas reprodutores Função dos sistemas reprodutores

10 Nas demais “morfos” CMF-1 Reprodutor Masc. Reprodutor Femin. Sist.Ósseo Sist. Articular Sist. Muscular Sist. Tegumentar Embriologia geral Farmacologia CMF-2 Sist. Nervoso Sist. Cardiovascular Sist. Respiratório Embriologia Farmacologia CMF-3 Sist. Digestório Sist. Renal Sist. Endócrino Órgãos dos Sentidos Embriologia Farmacologia Assuntos abordados CMF-4 Patologia Imunologia Farmacologia

11 Conceito de Morfologia No seu conceito mais amplo, a Morfologia é a ciência que estuda, macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados.

12 A palavra Anatomia é derivada do grego anatome (ana = através de, em partes; tomein = cortar, incisar). Dissecação deriva do latim (dis = separar; secare = cortar) Anatomia é a ciência, enquanto dissecar é um dos métodos desta ciência. Ciência de Anatomia Macroscópica é o estudo das estruturas observáveis a olho nu, utilizando ou não recursos tecnológicos os mais variáveis possíveis. Ramo da ciência que se ocupa do estudo da morfologia, da estrutura e da arquitetura do corpo humano.

13 A palavra histologia deriva das palavras gregas histos (tecido ou teia) e logos (ramo do conhecimento) Anatomia Microscópica estudo que requer o uso de instrumental para ampliação, como microscópios. Na unic é estudada nas disciplinas de CMC e CMF Histologia: estudo dos tecidos e de como estes se organizam para a formação de órgãos.

14 A palavra Fisiologia deriva do grego physis = natureza, função; logos = estudo, discussão. É o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos. A fisiologia estuda o funcionamento do organismo.

15 A palavra Embriologia deriva do grego (embryon = embrião; logos = estudo). Embriologia é uma ciência que estuda desenvolvimento de um embrião a partir da fecundação do óvulo para o feto. É o estudo do desenvolvimento pré-natal.

16 A palavra Patologia é derivada do grego pathos (sofrimento, doença) e logia (ciência, estudo) é o estudo das doenças em geral sob aspectos determinados. Estuda as alterações estruturais e funcionais das células, dos tecidos e dos órgãos que estão ou podem estar sujeitos a doenças.

17 A palavra farmacologia se origina da palavra grega pharmakon, que quer dizer droga, fármaco ou medicamento, mais logos que significa estudo.A palavra farmacologia se origina da palavra grega pharmakon, que quer dizer droga, fármaco ou medicamento, mais logos que significa estudo. Ciência que estuda a história, as propriedades físicas e químicas, os efeitos bioquímicos e fisiológicos, o mecanismo de ação, a absorção, distribuição, biotransformação, excreção e os usos terapêuticos dos fármacos.

18 EM TODAS AS AULAS DE CMF-1, independente se for Aula Teórica ou Aula Prática, TODOS OS ALUNOS DEVERÃO CHEGAR NO HORÁRIO INICIAL DO PERÍODO LETIVO: Dia de AulaTeórica Dia de AulaTeórica, TODOS deverão estar na sala de aula (07:30 MAT./ 13:30 VESP. / 19:00 NOT.); Dia de Aula Prática atividade de aprendizagem Dia de Aula Prática, metade da turma irá para o laboratório 19 e a outra metade irá para a sala de aula, biblioteca ou outro lab. disponível, conforme orientações dos professores, pois sempre haverá atividade de aprendizagem da disciplina para ser discutida semanalmente. Dia de Prova Dia de Prova, TODOS deverão estar em sala às: 07:30 se matriculado no Período Matutino 13:30 se matriculado no Período Vespertino 19:00 se matriculado no Período Noturno

19

20

21

22 L I V R O T E X TO

23 L I V R O A T L A S

24 Ciências Morfofuncionais - I Sala de Aula Sala de Origem do Curso E Laboratórios sala 19 Bloco Saúde I Local de Estudo

25 Laboratório de CMF-1 SALA 19 Bloco de saúde 1 É obrigatório levar livro do tipo ATLAS para aula prática.

26 Biossegurança risco biológico hospital laboratório de cmf-1 paciente cadáver do laboratório AGENTE BIOLÓGICO ATIVO FORMOL NÃO permite agente biológico ativo Jaleco;Luvas;Máscara;Óculos;Gorro; Sapato fechado.

27 E.P.I. Equipamentos de Proteção Individual: (OBRIGATÓRIO) Jaleco Branco (OBRIGATÓRIO) Luvas de Procedimento Máscara descartável O cabelo deverá permanecer preso durante toda a aula prática!

28 JALECO OBRIGATÓRIO Bordar nome completo e nome do curso Obs: o jaleco é de uso individual e deve estar abotoado!

29 U N I F O R M E morfo-1 Para as aulas de morfo-1 a roupa deve ser adequada ao ambiente de estudo: calça comprida camiseta do curso de estética ou blusa normal calçado fechado (obrigatório para laboratório)

30 CALÇADO FECHADO DEVE COBRIR O DORSO DO PÉ, PODE SER TÊNIS

31 SAPATO ABERTO É PROIBIDO NO LABORATÓRIO. NÃO ENTRA, VAI COM FALTA E PERDE O CONTEÚDO! DORSO DO PÉ COBERTO COM MEIA NÃO PODE!

32 PROIBIDO CALÇADO ABERTO

33 FICA PROIBIDO Celular ligado durante a aula teórica ou aula prática Celular ligado durante provas teóricas ou práticas

34 FICA PROIBIDO Ingerir alimentos e/ou fumar durante aulas teóricas e práticas, corredores e escadas Para as aulas teóricas orientamos trazer garrafa de água mineral

35 Levar para sala de aula ou para o laboratório: criança, amigo ou visita; colega de outra turma; animal; máquina fotográfica ou filmadora FICA PROIBIDO NÃO É PERMITIDO FOTOGRAFAR E/OU FILMAR AULA PRÁTICA OU AULA TEÓRICA

36 OBRIGATÓRIO EM DIAS DE PROVA Carteira de identidade ou qualquer outro documento com foto (carteirinha da biblioteca, carteira de motorista)

37 RESPEITO NO LABORATÓRIO Ambiente de estudo exige comportamento adequado! Estudaremos anatomia humana através de CADÁVERES inteiros ou em partes. Exige-se RESPEITO.

38 PROIBIDO FOTOGRAFAR NO LABORATÓRIO

39 Falta de respeito e de ética! conceito

40 No Portal, acessem os arquivos: Apresentação de Boas vindas Introdução às ciências morfofuncionais Plano de Ensino Cronograma da disciplina Datas de Provas Normas da Disciplina Referências Bibliográficas


Carregar ppt "Www.unic.br. Grupo educacional KROTON Universidade de Cuiabá UNIC www.unic.br Faculdade de Fisioterapia Faculdade de Enfermagem Faculdade de Nutrição."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google