A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à programaçao em PERL Levi Lúcio, Vasco Amaral, Programação em PERL, FCA-Editora de Informática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à programaçao em PERL Levi Lúcio, Vasco Amaral, Programação em PERL, FCA-Editora de Informática."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à programaçao em PERL Levi Lúcio, Vasco Amaral, Programação em PERL, FCA-Editora de Informática

2 Objectivos ler o texto de um ficheiro linha a linha, e escrever num ficheiro linha a linha. processar o texto: ­ tokenizer (quebrar o texto em palavras) ­ contagem de palavras, frequências,... ­ bigramas, trigramas... ­ calcular similaridade entre palavras.

3 Estrutura do Programa 1 Escreve: “Cómo te chamas?” Lê o nome escrito pelo usuario Escreve o nome que foi lido

4 Instruções do Programa 1 print imprime texto (no terminal, num ficheiro...) lê um conjunto de caracteres introduzidos pelo teclado no terminal. $x= lê um conjunto de caracteres do teclado e os coloca na variável $x. chop $x corta o caracter de nova linha (\n) que se encontra no valor de $x.

5 Que é um programa? Um programa é um conjunto de instruçoes (print, assignaçao, leitura,...) As instruçoes simples sao terminadas por ‘;’ (ponto e vírgula) Quando corremos o programa, as instruçoes são executadas sequêncialmente.

6 Tipos de entidades de um programa escalares: números, cadeias de caracteres instruçoes: simples: print, =, chop... complexas: if, while... listas tabelas (hashes) Descritores Input/Output: STDIN, STDOUT, arquivos de entrada, arq. de saída...

7 Tipos de variáveis escalares: $var tabelas: %var

8 Estrutura do tokenizer Abre um ficheiro texto (.txt) Lê linha a linha o texto Escreve em um outro ficheiro as palavras do texto (cada palavra em uma linha)

9 Instruções do tokenizer open (Arquivo, “< microcorpus.txt”) Abre um ficheiro para leitura. while ($linha = ) { instrução1; instrução2;... } Lê uma a uma as linhas do ficheiro, e cada linha é colocada na variável $linha. Após a leitura de uma linha, executa-se o bloco de instruções (entre chaves). Isto é repetido até chegar á última linha do ficheiro

10 Instruções do = split (“ ”, $linha); Divide-se a cadeia $linha cada vez que aparece um espaço em branco. As sucessivas divisões são colocadas na foreach $pal { instrução1; instrução2... } Uma vez pegado em um elemento da e colocado na variável $pal, executam-se as instruções do bloco. Isto é repetido com todos os elementos da lista.

11 Instruções iterativas foreach { bloco } O bloco de instruções será executado um número de vezes correspondente ao número de elementos na lista, sendo que para cada iteração uma variável conterá o valor do elemento da lista. while (expressão) { bloco } O bloco será executado até que a expressão se torne falsa: while ($cont < 5) { print “$cont \n”; $cont++; }

12 A instrução IF if (expressão) { bloco do if } else { bloco do else } Se a expressão é verdade, executam-se as instruções contidas no bloco do if. Caso contrário, executa-se o bloco de instruções do else. Expressões falsas: 1 > 2 ; 0 ; “”, 1-1 Expressões verdadeiras: 1 < 2 ; os números excepto o 0; as strings excepto “”

13 Pattern-Matching if ($line =~ /Maria/) { print $line; } Se a subcadeia “Maria” se encontra dentro da cadeia $line, então afichamos a cadeia $line. $line =~ s/\,/ \,/; Se aparece o caracter “,” na cadeia $line, então substituimos esse caracter pelos dois caracteres “,” (i.e. introduzimos um espaço antes da vírgula).

14 Estrutura do “contagem.pl” Abre um ficheiro com tokens Lê linha a linha o ficheiro (cada linha é um token) : - conta as ocurrências de cada token, - conta as ocurrências da subcadeia “livr”, - conta as ocurrências de vírgulas e pontos. Escreve em um ficheiro os resultados das contagens.

15 Instruções do contagem.pl while ($token = ) { $contar{$token}++; } Lê-se linha a linha o arquivo e construe-se uma tabela: %contar. Cada chave da tabela é um token. O valor para cada chave é o número de vezes que o token é lido: $contar{“livro”} = 2 $contar{“Maria”} = 3 $contar{“,”} = 8

16 Listas e = (“pedro”, 10, “maria”, 18) $notas[0] = “pedro” $notas[1] = 10 $notas[2] = “maria” $notas[3] = 18 %notas = (“pedro” => 10, “maria” => 18) $notas{“pedro”} = 10 $notas{“maria”} = 18


Carregar ppt "Introdução à programaçao em PERL Levi Lúcio, Vasco Amaral, Programação em PERL, FCA-Editora de Informática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google