A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vida de abelha Marcos V. n16. Os produtores São classificados como produtores por produzirem seu próprio alimento através da fotossíntese, que é a transformação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vida de abelha Marcos V. n16. Os produtores São classificados como produtores por produzirem seu próprio alimento através da fotossíntese, que é a transformação."— Transcrição da apresentação:

1 Vida de abelha Marcos V. n16

2

3 Os produtores São classificados como produtores por produzirem seu próprio alimento através da fotossíntese, que é a transformação da matéria inorgânica em orgânica.

4 A polinização Polinização é o ato da transferência de células reprodutivas masculinas (núcleos espermáticos)através dos grãos de pólen que estão localizados nas anteras de uma flor espermatozoides das plantas,o receptor feminino (estigma) de outra flor(da mesma espécie), ou para o seu próprio estigma. Pode-se dizer que a polinização é o ato sexual das plantas espermatófitas, já que é através deste processo que o gameta masculino pode alcançar o gameta feminino e fecundá-lo.pólenflorsexualplantasespermatófitas A transferência de pólen pode ser através de fatores bióticos, ou seja, com auxílio de seres vivos, ou abióticos, através de fatores ambientais. Os tipos gerais de polinização são os seguintes:bióticosabióticos Flor de Neomarica candida sendo visitada por abelha: polinização entomófila.

5 Como vivem as abelhas ? As abelhas são insetos sociais que vivem em colônias. Elas são conhecidas há mais de anos e as que mais se prestam para a polinização, ajudando enormemente a agricultura, produção de mel, geléia real, cera, própolis e pólen, são as abelhas pertencentes ao gênero Apis. Inseto laborioso, disciplinado, a abelha convive num sistema de extraordinária organização: em cada colméia existem cerca de abelhas e cada colônia é constituída por uma única rainha, dezenas de zangões e milhares de operárias

6 De que maneira frabricam o mel Não, o lipídio é solúvel apenas em solventes orgânicos, como o álcool, benzina, éter e clorofórmio. E o mel de abelha é solúvel em água, e se fosse lipídio seria parecido com o óleo, que é uma forma de gordura.

7 A defesa da abelha Embora não possuam ferrão desenvolvido, os meliponíneos são capazes de defender suas colônias de forma passiva, construindo seus ninhos em locais de difícil acesso, como troncos com paredes grossas, cavidades profundas no solo, dentro de ninho de insetos agressivos, por exemplo formigas, ou como faz Partamona, construindo junto à entrada do ninho um vestíbulo que dificulta a entrada de inimigos. A entrada do ninho da maioria das espécies é, normalmente, guardada por abelhas que atacam inimigos que tentem entrar no ninho, especialmente, abelhas de outras colméias e formigas. A entrada do ninho de muitas espécies é circundada por resina pegajosa que dificulta seu acesso por formigas e algumas espécies fecham a entrada do ninho quando são atacadas por esses insetos. De inimigos maiores, vertebrados, principalmente, as abelhas se defendem de outra forma, enrolam-se no cabelo ou pêlo e mordiscam a pele com suas mandíbulas cortantes, tentam entrar nos ouvidos, nariz e olhos, grudam resina nos pêlos e imitam som que os afugenta. Algumas espécies liberam, quando atacam algum inimigo, feromônio que atraem outras campeiras para o ataque, como acontece em Scaptotrigona. Oxytrigona produz em suas glândulas mandibulares, bastante desenvolvidas, substância cáustica que libera na pele de animais que as perturbem, causando queimaduras sérias. Leia mais: Crie seu site grátis:

8 A colmeia As abelhas utilizam a colméia para abrigar sua progenitura, criá-las e estocar o mel. As abelhas domesticadas têm suas colmeias construídas em apiários. Uma colmeia geralmente possui 80 mil abelhas, cuja maioria são fêmeas (operárias). O número de fêmeas em relação aos machos é dado através do número de ouro (divina proporção). Nas colmeias são geradas diversas larvas, que são alimentadas pelas abelhas operárias de maneira igual. Quando uma rainha está para morrer, essas operárias escolhem entre as larvas mais fortes uma nova rainha, e esta, por sua vez, começa a ser alimentada de uma forma especial para se desenvolver mais que as outras até se tornar uma nova rainha.progenituramel apiáriosnúmero de ouro Na colmeia é preceptível a organização. O trabalho é feito por abelhas fêmeas estéreis, chamadas de operárias. Elas procuram alimento(o néctar e o pólen das flores),constroem, limpam e defendem a colmeia. São as operárias que produzem a cera, usada na construção da colmeia. A rainha é a única fêmea fértil da colmeia, isso ocorre em função de que por ser alimentada pela geleia real cresce e desenvolve o aparelho reprodutivo, ou seja, as demais são estéreis por atrofia. A rainha põe cerca de mil ovos por dia e vive de cinco a dez anos. Os zangões, que são os machos possuem a única função de fecundação da rainha, após isso morrem.

9 Por que o mel é benéfico a nossa saúde O mel é uma rica fonte de energia, o mesmo ajuda na digestão e na eliminação de toxinas de nosso organismo, fora ainda nas propriedades cicatrizantes, antifungicidas, expectorantes, antibacterianas e anti-inflamatórias do mel, por essas e outras propriedades do mel é que o mesmo se torna super benéfico a nossa saúde. Dando-nos mais qualidade de vida e etc... O benefícios do mel são muitos ele contém bastantes vitaminas, glicídios, oligoelementos e sais minerais e necessitamos destas vitaminas diariamente para enfrentarmos o dia a dia, que esta muito corrida atualmente, diga-se de passagem, é trabalho, estudos e crianças para cuidar, por isso precisamos nos alimentar de forma adequada, e o mel nos ajuda a repormos todas estas e outras vitaminas essenciais que necessitamos diariamente. De acordo com nutricionistas, cerca de duas colheres de mel diariamente já é o suficiente para a gente viver saudavelmente e repor da melhor maneira possível parte das vitaminas que necessitamos no dia a dia. Além disso, o mel ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, hidrata a pele e as fibras capilares, além é claro de nutrir e limpar as células superficiais de nosso corpo

10 O que podemos fazer com o mel ? BOLACHA DE MEL PUDIM DE MEL

11 Quem cuida das abelhas Apicultura é a ciência, ou arte, da criação de abelhas com ferrão. Trata-se de um ramo da zootecnia. A criação racional de abelhas para o lazer, ou fins comerciais, pode ter como objectivo por exemplo a produção de mel, própolis, geleia real, pólen, cera de abelha e veneno, ou mesmo fazer parte de um projecto de paisagismo. Além disso, as abelhas são importantes polinizadoras.abelhaszootecniamelprópolisgeleia real pólen

12 Mensagens sobre abelhas As flores são o elo de ligação do Céu com a Terra. Através da contemplação das flores, da inalação consciente do seu perfume, da relação estreita com o ser de cada planta e através do cultivo de belos jardins, o ser humano pode curar-se e regenerar toda a sua natureza física, emocional e mental. O brilhante médico Edward Bach brindou a humanidade ao criar a terapia dos florais. Ele percebeu que antes de uma doença surgir no corpo físico, aparecem distúrbios nos corpos do pensamento e do sentimento. E criou os florais, essência obtida das flores, como agentes de cura. No entanto, ao oferecer gratuitamente sua descoberta a quem quisesse, Edward Bach certamente não imaginava que o seu presente viria a transformar-se em objeto comercial.


Carregar ppt "Vida de abelha Marcos V. n16. Os produtores São classificados como produtores por produzirem seu próprio alimento através da fotossíntese, que é a transformação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google