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Módulo 1 1234567 1 1 Introdução à Lógica de Programação 2 Pseudocódigo 3 Regras e Fases da Construção de um Algoritmo 4 Fluxogramas 5 Constantes, Variáveis.

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1 Módulo Introdução à Lógica de Programação 2 Pseudocódigo 3 Regras e Fases da Construção de um Algoritmo 4 Fluxogramas 5 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados 6 Operadores e Funções Predefinidas 7 Teste e Correcção de Erros Programação e Sistemas de Informação Índice Introdução à Programação e Algoritmia

2 Módulo Introdução à Lógica de Programação Lógica Sequência Lógica Instruções Algoritmos Programas Solução a partir de um programa de computador Solução na forma de algoritmo Problema Fase de resolução do problema Fase de implementação Passos difíceis 1

3 Módulo Introdução à Lógica de Programação Algoritmo Sequência finita de acções, que descrevem um modo ou forma de resolução de um problema. Programa Conjunto de instruções destinadas a serem processadas num sistema informático para realizar uma tarefa. 1

4 Módulo Expressão de Algoritmos 1 Introdução à Lógica de Programação Narrativa descritiva FluxogramaPseudocódigo Problema: Somar dois números Começar por ler os dois números, calcular a soma e, por fim, apresentar o resultado. 1. Início 2. Ler (a, b); 3. SOMA  a+b; 4. Escrever (SOMA); 5. Fim Início Fim a, b SOMA  a+b SOMA 1

5 Módulo Pseudocódigo Linguagem algorítmica Início 2 Fim Ler (…) Escrever (…) Se … então … Senão … Enquanto … fazer … Repetir … enquanto … Problema: Calcular X Y 1.Início 2.Ler (BASE) 3.Ler (EXP) 4.PRODUTO  BASE 5.CONTADOR  1 6.Repetir até ao passo 8 enquanto CONTADOR < EXP 7.PRODUTO  PRODUTO * BASE 8.CONTADOR  CONTADOR Escrever (PRODUTO) 10.Fim

6 Módulo Regras e Fases da Construção de um Algoritmo Fases da construção de um algoritmo 1.Análise do problema 2.Elaboração do algoritmo (fluxograma e/ou pseudocódigo) 3.Codificação 4.Verificação (detecção de erros) 3

7 Módulo Regras e Fases da Construção de um Algoritmo Características de um bom algoritmo Ser correctamente definido –As acções a desenvolver, devem ser apresentadas de uma forma clara abrangendo a maior quantidade de informação. Estar isento de ambiguidades –Como resultado de falta de informação ou duplicação desta. Ser eficaz –Deve resolver o problema, independentemente da situação, de uma forma isenta de erros e qualquer falha. Ser eficiente –Deve ter capacidade de resolver o problema com o mínimo de recursos. 3

8 Módulo Fluxogramas Fluxogramas – Principais símbolos Início/Fim Entrada/ Saída de dados Decisão Processamento interno Entrada de dados Selecção múltipla Conector Saída de dados Subalgoritmo 4

9 Módulo Fluxogramas Linguagem simbólica 4 Problema: Calcular X Y Início Fim BASE, EXP PRODUTO  BASE CONTADOR  1 CONTADOR < EXP PRODUTO  PRODUTO * BASE CONTADOR  CONTADOR + 1 PRODUTO V F

10 Módulo Constantes - Variáveis - Tipos de dados 5 Nomes de variáveis ou constantes Maiúsculas, minúsculas, dígitos (0…9) e símbolo underscore (_). O primeiro carácter não pode ser um dígito. O nome de uma variável não pode ser igual a uma palavra reservada da própria linguagem. Não é aconselhável o uso de acentos ou cedilhas. O número de caracteres depende do compilador, mas o normal é ir até aos 32 caracteres. O nome da variável ou constante deve ser descritivo daquilo que armazena.

11 Módulo Constantes - Variáveis - Tipos de dados Tipos de dados InteirosPositivos ou negativos ReaisDecimais ou vírgula flutuante BooleanosTrue ou False StringsCaracteres … 5 Tipos de dados

12 Módulo Operadores e Funções Predefinidas Operadores ARITMÉTICOS OperadorDescriçãoExemploResultado +Soma –Subtracção21–417 *Multiplicação21*484 divDivisão inteira21 div 45 /Divisão real21/45,25 modResto da divisão21 mod 41 ^Expoente2^416 Qualquer operação entre dados de determinado tipo devolve um valor com o mesmo tipo. 6

13 Módulo Operadores e Funções Predefinidas Operadores RELACIONAIS OperadorDescriçãoExemploResultado =Igualdade1=20 >Maior1 > 20 =Maior ou igual1 >=20 <>Diferente1 <> 21 Uma expressão que contenha um operador relacional, devolve sempre como resultado um valor lógico: VERDADE (1) ou FALSO (0). 6

14 Módulo Operadores e Funções Predefinidas Operadores LÓGICOS – Valores Lógicos: Verdadeiro e Falso OperadorDescriçãoExemploResultado ANDE2<1 AND 4==4AND(F,V)=F OROu2<1 OR 4==4OR(F,V)=V NOTNegaçãoNOT(2<1)NOT(F)=V 6

15 Módulo Operadores e Funções Predefinidas Funções predefinidas FunçãoDescriçãoExemploResultado ROUNDArredondarROUND(2.54)3 TRUNCTruncarTRUNC(2.54)2 INTParte inteiraINT(2.54)2 SQRTRaiz quadradaSQRT(9)3 ABSValor absolutoABS(-2.54)2.54 SINSenoSIN(90º)1 COSCo-senoCOS(90º)0 TANTangenteTAN(0º)0 6

16 Módulo Operadores e Funções Predefinidas Precedência dos operadores Prioridade 1.ª Funções predefinidas 2.ª ^ 3.ª +, - (sinal) 4.ª *, /, div, mod 5.ª +, – 6.ª>, >=,<… 7.ªNOT, AND, OR -3 * 723div4– ^

17 Módulo Operadores e Funções Predefinidas Operador de ATRIBUIÇÃO Representação da memória de um computador. &A: Endereço Conteúdo Word A  A é um inteiro

18 Módulo Teste e correcção de erros Traçagem (Trace) Método para verificar se o algoritmo tem erros: bug (Debugging) 7 PassoBASEEXPPRODUTOCONTADORTesteOutput 1???? 29??? 394?? 4949? V V V F Problema: Calcular X Y

19 Módulo Referências TREMBLAY, Jean-Paul & BUNT, Richard B., Introduction to Computer Science: An Algorithmic Approach, 2.ª Ed. Lisboa: McGraw-Hill, AZUL, Artur A., Bases de Programação – Curso Tecnológico de Informática – 10.º ano, Porto: Porto Editora, 2004.


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