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SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

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Apresentação em tema: "SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO"— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
SUPERINTENDÊNCIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

2 A SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (SEDE)

3 SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Missão Impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável de Minas Gerais, proporcionando maior competitividade ao Estado com geração de emprego e renda e redução das desigualdades regionais. Visão Sociedade: Aumentar emprego, trabalho e renda Empresas: Assegurar o desenvolvimento das empresas que atuam em Minas Gerais com ênfase na agregação de valor Governo: Ter atuação sinérgica no âmbito do Governo Valores Credibilidade, transparência, agilidade no atendimento, processos eficazes, ousadia na atuação, inovação, responsabilidade ambiental e social.

4 SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Composição SICS Subsecretaria de Indústria, Comércio e Serviços SDMPE Subsecretaria de Desenvolvimento Minerometalúrgico e Política Energética SEAIN Subsecretaria de Assuntos Internacionais Unidade de Parcerias Público-Privadas (PPP) Competência: Formular planos e programas observando as diretrizes gerais de Governo, em articulação com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão.

5 SISTEMA OPERACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Coordenado pela SEDE. Atua para criar um ambiente favorável aos negócios e à atração de investimentos, permitindo a qualificação da mão de obra. Estimula a competitividade das empresas e o acesso a novas tecnologias e a novas linhas de crédito e investe em infraestrutura. CEMIG - Maior concessionária de energia elétrica do Brasil, atende mais de 16 milhões de pessoas em municípios mineiros. BDMG - Oferece linhas de crédito aos municípios mineiros para financiar a implantação de novas empresas e aumentar a competitividade das que já existem. INDI - Agência de promoção de investimentos do Governo de Minas, é o órgão estratégico e operacional de apoio aos empresários. CODEMIG - Realiza ações complementares voltadas para a atração de investimentos e realização de obras e projetos. JUCEMG - Responsável pelo arquivamento dos atos relativos à constituição, alteração, dissolução e extinção de empresas e cooperativas, bem como dos atos relacionados a consórcios e sociedades.

6 ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO
Através da Sede, o Governo de Minas intensificou a parceria com a iniciativa privada. Atração de investimentos, coordenada pela Sede, tem no INDI seu principal executor, que facilita e encurta o caminho do empreendedor. Oferece assistência desde o desenvolvimento do projeto até o início da produção ou prestação de serviços. Estudos de mercado contemplam as potencialidades de setores econômicos e cadeias produtivas relevantes. Prioridade para a ampliação de núcleo de inteligência empresarial.

7 A SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS (SEAIN)

8 SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS
Tem como finalidade planejar, organizar, dirigir, coordenar, executar, controlar e avaliar as ações setoriais, a cargo do Estado, relativas às oportunidades de investimentos, de viabilização de financiamentos externos e de promoção de negócios de interesse para o Estado identificados na área internacional. Trabalha para o desenvolvimento do comércio exterior, melhorando a competitividade internacional dos produtos mineiros e criando uma cultura exportadora nas pequenas e médias empresas do Estado. Em 2004, criou a Central de Atendimento ao Exportador Mineiro. É responsável por coordenar as relações institucionais do Estado com organismos multilaterais – Banco Mundial, BID, ONU, JBIC e outros - assim como os diversos acordos de cooperação com outros países. É responsável ainda pela implantação do Programa de Parcerias Público-Privadas (PPP), iniciativa pioneira entre os estados brasileiros.

9 SUPERINTENDÊNCIA DE COMÉRCIO EXTERIOR
À esta Superintendência cabe: Articular a economia mineira e o mercado internacional; Coordenar estudos para o fortalecimento da exportação e formação de novos ativos na economia; Implantar banco de dados voltado para o Comércio Exterior; Coordenar intercâmbios com instituições nacionais e internacionais para ampliar o mercado mineiro de bens e serviços no exterior. Promover negócios na área internacional; Apoiar missões comerciais ao exterior; Coordenar ações de melhoria da estrutura logística para o comércio exterior.

10 SUPERINTENDÊNCIA DE COMÉRCIO EXTERIOR
Responsável pelos seguintes programas que têm como meta aumentar a inserção de Minas no comércio internacional, com a exportação de produtos com maior valor agregado. São eles: Central Exporta Minas, Promoção da Empresa Mineira Exportadora Plataforma Logística de Comércio Exterior da Região Metropolitana de Belo Horizonte Minas Exporta com Excelência.

11 A SUPERINTENDÊNCIA DE RELAÇÃO INTERNACIONAIS

12 SUPERINTENDÊNCIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Criação formalizada no ano de 2005 Atua na coordenação das relações internacionais do Estado de Minas Gerais. Responsabilidades da Superintendência de Relações Internacionais: Promoção e supervisão do relacionamento de órgãos estaduais com instituições estrangeiras Cooperação Internacional com Organismos Multilaterais e Bilaterais de Desenvolvimento Cooperação com países e províncias irmãs Formação de recursos humanos de alto nível nas áreas de interesse do Estado

13 PRINCIPAIS INICIATIVAS
Cooperação com Organismos Internacionais de desenvolvimento Operações de Crédito Programa Jovens Mineiros Cidadãos do Mundo Acordos de Cooperação e agendas de trabalho Rede de Articulação Internacional Promoção Comercial Missões internacionais Missões institucionais

14 COOPERAÇÃO COM ORGANISMOS INTERNACIONAIS
Objetivo: Construção de enlaces institucionais entre órgãos da administração direta e indireta Ações: Prospecção de oportunidades de cooperação técnica, financeira e operacional com organismos multilaterais. Promoção do intercâmbio com instituições internacionais e entidades representativas da iniciativa priva e organizações não governamentais

15 COOPERAÇÃO COM PAÍSES E PROVÍNCIAS IRMÃS
Objetivo: Promoção e gestão da cooperação entre o Estado de Minas Gerais e suas províncias irmãs Ações: Atração de investimento, intercâmbio de expertise e formação de recursos humanos Destaque para os programas de cooperação entre Minas Gerais e as províncias:

16 REDE DE ARTICULAÇÃO INTERNACIONAL
Objetivo: Coordenar e assessorar as operações internacionais do Estado de Minas Gerais com vistas à atração de investimentos em projetos de desenvolvimento regional e local. Ações: Constituição de equipe inter-setorial responsável pela coordenação das operações internacionais Diagnóstico, prospecção, operacionalização e avaliação de programas e projetos internacionais nos diversos Criação do “núcleo de informação e treinamento para cooperação Internacional” Articulação e gerenciamento das operações internacionais das diversas Secretarias de Estado Criação do “núcleo de boas práticas em administração pública”

17 Núcleo de informação e treinamento para a Cooperação Internacional
ESTRUTURA DA REDE Operadores Internacionais Operadores Internacionais Operadores Internacionais Núcleo de informação e treinamento para a Cooperação Internacional SEAIN / SEDE Núcleo de boas práticas em administração pública Operadores Internacionais Operadores Internacionais Operadores Internacionais

18 Núcleo de informação e treinamento para a Cooperação Internacional
ESTRUTURA DA REDE Operadores Internacionais Operadores Internacionais Operadores Internacionais Núcleo de informação e treinamento para a Cooperação Internacional SEAIN / SEDE Núcleo de boas práticas em administração pública Operadores Internacionais Operadores Internacionais Operadores Internacionais

19 Núcleo de informação e treinamento para a Cooperação Internacional
ESTRUTURA DA REDE SEAIN/SEDE: Coordenação da Rede; Apoiar e acompanhar estudos e projetos realizados pela administração pública; Integrar iniciativas setoriais para a cooperação internacional. Operadores Internacionais Operadores Internacionais Operadores Internacionais Núcleo de informação e treinamento para a Cooperação Internacional SEAIN / SEDE Núcleo de boas práticas em administração pública Operadores Internacionais Operadores Internacionais Operadores Internacionais

20 Núcleo de informação e treinamento para a Cooperação Internacional
ESTRUTURA DA REDE Operadores Internacionais Operadores Internacionais Operadores Internacionais Núcleo de informação e treinamento para a Cooperação Internacional SEAIN / SEDE Núcleo de boas práticas em administração pública Operadores Internacionais Operadores Internacionais Operadores Internacionais

21 Núcleo de informação e treinamento para a Cooperação Internacional
ESTRUTURA DA REDE Operadores Internacionais: Identificação de demandas setoriais para a cooperação internacional; Elaboração, gestão e avaliação de projetos de cooperação internacional setoriais e inter- setoriais. Operadores Internacionais Operadores Internacionais Operadores Internacionais Núcleo de informação e treinamento para a Cooperação Internacional SEAIN / SEDE Núcleo de boas práticas em administração pública Operadores Internacionais Operadores Internacionais Operadores Internacionais

22 Núcleo de informação e treinamento para a Cooperação Internacional
ESTRUTURA DA REDE Operação Internacionais Operação Internacionais Operação Internacionais Núcleo de informação e treinamento para a Cooperação Internacional SEAIN / SEDE Núcleo de boas práticas em administração pública Operação Internacionais Operação Internacionais Operação Internacionais

23 Núcleo de informação e treinamento para a Cooperação Internacional
ESTRUTURA DA REDE Operação Internacionais Núcleo de Cooperação Internacional: Sistematização de informações acerca de regiões, países e províncias do interesse da Rede de Articulação Internacional; Criação e manutenção de banco de dados sobre cooperação técnica internacional; Formação de capital intelectual na área de Relações Internacionais. Operação Internacionais Operação Internacionais Núcleo de informação e treinamento para a Cooperação Internacional SEAIN / SEDE Núcleo de boas práticas em administração pública Operação Internacionais Operação Internacionais Operação Internacionais

24 Núcleo de informação e treinamento para a Cooperação Internacional
ESTRUTURA DA REDE Operação Internacionais Operação Internacionais Operação Internacionais Núcleo de informação e treinamento para a Cooperação Internacional SEAIN / SEDE Núcleo de boas práticas em administração pública Operação Internacionais Operação Internacionais Operação Internacionais

25 Núcleo de informação e treinamento para a Cooperação Internacional
ESTRUTURA DA REDE Operação Internacionais Núcleo de boas práticas: Criar e atualizar banco de práticas internacionais em administração pública e procedimentos comparados; Informar os órgãos da administração pública direta e indireta do Estado de Minas Gerais, através da Rede de Articulação Internacional, sobre procedimentos administrativos e modelos de gestão. Operação Internacionais Operação Internacionais Núcleo de informação e treinamento para a Cooperação Internacional SEAIN / SEDE Núcleo de boas práticas em administração pública Operação Internacionais Operação Internacionais Operação Internacionais

26 MISSÕES INTERNACIONAIS PROMOÇÃO COMERCIAL
Promoção de ações visão o inter-relacionamento comercial, financeiro e técnico da economia mineira com o mercado internacional Prospecção de atores e de oportunidades para possíveis parcerias internacionais Plano estratégico de captação de oportunidade Ações de consolidação Missões para promover a inserção internacional do Estado de Minas Gerais Organização, acompanhamento e coordenação de missões de negociação do Estado ao exterior, bem como de autoridades, entidades e organismos internacionais ao Estado de Minas Gerais Divulgação e captação de oportunidades de negócios para Minas Gerais

27 PRODUTOS

28 PROGRAMA JOVENS MINEIROS CIDADÃOS DO MUNDO

29 O PMDI

30 O PROGRAMA - DESCRIÇÃO Programa inédito de capacitação e de desenvolvimento do capital humano; Inserção de universitários, técnicos, servidores públicos e empreendedores privados nos ambientes estratégicos globais; Realização de estágios, cursos, atividades práticas e visitas técnicas em empresas, universidades e centros de excelência; Imersão nos setores público e privado de regiões e províncias no exterior que possuem laços de cooperação com Minas Gerais; Importação e exportação de expertise em áreas estratégicas;

31 OBJETIVOS DO PROGRAMA Desenvolver o capital humano do Estado;
Formar profissionais aptos a promover a internacionalização do Estado nos campos institucional e econômico; Estreitar os laços de cooperação internacional; Oferecer às empresas fatores de competitividade necessários à demarcação de sua presença no mercado global: novas fronteiras de conhecimento para o capital humano e processos inovadores na manufatura e nos serviços avançados; Oferecer ao Estado oportunidade para atração de investimentos, promoção do comércio, incremento da competitividade e da cooperação descentralizada;

32 OBJETIVOS DO PROGRAMA Ao final do programa, o participante deverá estar melhor capacitado a: Avaliar o ambiente empresarial e institucional de distintas regiões através da identificação das relações entre governos, empresas e entidades civis; Analisar os impactos, em termos de competitividade, de arranjos sociais, produtivos e econômicos específicos e identificar possíveis experiências significativas para o Estado de Minas Gerais; Identificar oportunidades de negócios internacionais para empresas mineiras; promover o Estado de Minas Gerais como local privilegiado para o investimento externo; Desenvolver agendas para a cooperação internacional do Estado de Minas Gerais; Promover o estreitamento das relações de cooperação entre o Estado de Minas Gerais e a província irmã/ente federado;

33 POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO
Vértice do processo de internacionalização de Minas Gerais: Oferecer as empresas fatores de competitividade necessários à demarcação de sua presença no mercado global: novas fronteiras de conhecimento para o capital humano e processos inovadores na manufatura e nos serviços avançados; Oferecer ao Estado oportunidade para atração de investimentos, promoção do comércio, incremento da competitividade e da cooperação descentralizada. Universitários Servidor Público Empreendedor Privado Técnico

34 Elaboração e apresentação do relatório final
POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO O programa organiza-se em torno de quatro fases e sua duração é consoante com o país alvo selecionado : Seleção Formação Estágio no Exterior Elaboração e apresentação do relatório final

35 RESULTADOS ESPERADOS Para os egressos do programa:
Desenvolvimento de habilidades e competências; Desenvolvimento da capacidade empreendedora e de inovação; Compreensão dos processos de articulação entre os diversos setores da sociedade implicados na promoção do desenvolvimento; Para os stakeholders: Formação de carreiras no campo das Relações Internacionais com vistas ao aumento de sua competitividade em mercados regionais; Formação de Capital Humano nos diversos campos de atuação das Relações Internacionais (empresas e demais stakeholders devem estabelecer parâmetros de aproveitamento futuro dos egressos do programa).

36 RESULTADOS ESPERADOS Para o Estado de Minas Gerais e províncias-irmãs:
Promoção do Comércio, Investimento e Cooperação descentralizada; Sensibilização quanto à necessidade de adoção de parâmetros de competitividade internacionais; Desenvolvimento de Carreiras diretamente ligadas às operações internacionais. Para as Universidades: Desenvolvimento de novos currículos e programas de formação consistentes com as necessidades dos processos de internacionalização; Desenvolvimento de novos programas de formação e treinamento.

37 Jovens Mineiros Cidadãos do Mundo: Edições Pretéritas

38 Chyara Sales Pereira


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