A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A importância das parcerias regionais Curia – 06 de Julho de 2012

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A importância das parcerias regionais Curia – 06 de Julho de 2012"— Transcrição da apresentação:

1 A importância das parcerias regionais Curia – 06 de Julho de 2012

2 A parceria de base 40 Associações Empresariais dos Distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda e Leiria empresas 1992, Figueira da Foz: 1º Congresso dos Empresários do Centro aprovou a constituição do CEC

3 Parceria com a CCRC (1995) Parceria CEC e rede Associativa com a Comissão de Coordenação Regional do Centro: Realizado o Fórum de Recursos Humanos e Desenvolvimento Regional, que levou à definição da estratégia e apresentação do documento de suporte: “Estratégias de Desenvolvimento de Recursos Humanos na Região Centro até ao ano 2000”.

4 Parceria com a DGDR (1996) Parceria do CEC e Rede Associativa com a Direcção Geral do Desenvolvimento Regional, para a gestão do RIME – Regime de Incentivos às Micro- Empresas, O CEC e a rede associativa lideraram nacionalmente a execução do RIME tendo realizado a recepção, avaliação e acompanhamento de 1355 projectos de investimento com o valor global de cerca de 110 milhões de Euros e a criação de 4003 Postos de Trabalho.

5 Parceria com o Estado Português (2000) Contrato Programa assinado com o Estado Português onde ao CEC foi atribuída a gestão da linha de acção “Reforçar as estruturas organizativas de apoio ao desenvolvimento, designadamente as que contribuam para promover a iniciativa e o espírito empresarial” e de parte da linha de acção “Dinamizar o acesso à informação, o intercâmbio de experiências e a cooperação no quadro regional e inter-regional” da medida 1.5 do PO da Região Centro com uma comparticipação comunitária global de m€

6 Parceria com o IAPMEI (2001) Parceria CEC e Rede Associativa com o IAPMEI para o acompanhamento de projectos SIPIE CEC constituiu e liderou o agrupamento com 25 Associações para o acompanhamento de projectos SIPIE, tornando-se no maior agrupamento de Portugal acompanhando cerca de 1300 empresas e projectos de investimento.

7 Parceria com o Min. Justiça (2001) Parceria CEC com o Ministério da Justiça para a facilitação e simplificação dos actos das empresas CEC constituiu com as Associações e com a DGRN uma rede de 5 Cartórios Notariais de Competência Especializada.

8 Parceria com o IAPMEI (2003) Parceria do CEC com o IAPMEI, para a consolidação de projectos empresariais. O CEC estabeleceu uma parceria nacional envolvendo 4 Uniões Empresariais e 23 Associações Empresariais de todo o País, ao abrigo da qual se interveio com diagnóstico, plano de acção e consultoria junto de 350 empresas fomentando a sua competitividade e consolidação.

9 Parceria com o Min. Economia 2004 Parceria CEC e Rede Associativa com o Ministério da Economia para a dinamização da economia digital. O CEC e as Associações Empresariais parceiras criaram a primeira RIAT de Portugal. A rede de informação e assistência técnica Centro Digital realizou 200 diagnósticos e planos de acção visando apoiar a inserção das empresas apoiadas na economia digital.

10 Parceria com a ANQ (2008) Parceria CEC e Rede Associativa com a ANQ visando a dinamização conjunta de dispositivos de qualificação escolar e profissional, CEC e Associações constituíram no a rede CNO Centro, uma rede de Centros Novas Oportunidades integrados nas Associações Empresariais da Região, com uma vocação e orientação mais dirigida para activos e para o meio empresarial.

11 Parceria com o POPH (2008)O CEC foi reconhecido enquanto Organismo Intermédio-OI, no quadro do QI PME Centro, Plano de Acção promovido pelo CEC no âmbito da Tipologia de Projecto – Programa Formação-Acção para PME, do POPH. Mais de 700 empresas e empresários beneficiaram de formação, consultoria formativa, prestada pela rede de Associações.

12 Parceria RIERC As incubadoras da região e o CEC constituíram a RIERC – Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro, A RIERC assume-se enquanto fórum regional de reflexão estratégica no contexto do empreendedorismo, bem como o motor para a promoção de dinâmicas de interacção e articulação entre os diferentes membros da Rede.

13 Parceria RIERC A RIERC – Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro pretende: Caracterizar a oferta regional ao nível da incubação de empresas e iniciativas ligadas ao empreendedorismo, medindo o seu impacto; Identificar boas práticas regionais e promover a sua partilha;

14 Parceria RIERC Identificar pontos de convergência e estimular a cooperação entre as empresas incubadas; Facilitar e promover a cooperação nacional e internacional entre incubadoras, instituições de inovação, centros de saber e outras redes de incubação e empreendedorismo, alavancando a sua projecção e capacidade de atracção; Desenvolver medidas facilitadoras de uma cultura favorável ao empreendedorismo na Região Centro.

15 Parceria RIERC O projecto Start UP, em que este ENI se insere, consubstancia o primeiro projecto conjunto da RIERC: O projecto StartUp mais do que um mero aglutinador de vontades individuais das incubadoras, pretende assumir-se enquanto um ponto de arranque, orientação, alavanca e escala para uma política regional de empreendendorismo qualificado, designadamente de base tecnológica.

16 Obrigado! São 12 actualmente as Incubadoras que participam formalmente na RIERC: IEFF – Incubadora de Empresas da Figueira da Foz; AIBAP | Mira; AIRV – Associação Empresarial da Região de Viseu | Viseu; BIOCANT PARK – ABAP Associação Beira Atlântico Parque| Cantanhede; Centro Incubador das Caldas da Rainha | AIRO | Caldas da Rainha; GRUPUNAVE, da Universidade de Aveiro; Incubadora D.Dinis |do IPLeiria; IPN – Incubadora A.D.A.I.I.E. | Coimbra; OPEN | Marinha Grande; PARKURBIS Incubação | Covilhã; TAGUSVALLEY | Abrantes; WRC – Agência de Desenvolvimento Regional | Curia Tecnoparque;


Carregar ppt "A importância das parcerias regionais Curia – 06 de Julho de 2012"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google