A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Qualidade na Armazenagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Qualidade na Armazenagem"— Transcrição da apresentação:

1 Qualidade na Armazenagem
Disc. Agricultura III Curso Técnico Agronegócio Prof. Edson Pereira Jr.

2 Qualidade dos Grãos Colheita (Arroz)
Colher os grãos, preferencialmente, com umidade entre 18 e 23%, Avaliar o cultivar, o sistema de colheita e de secagem, não prolongar a permanência do arroz na lavoura, para reduzir a ocorrência de grãos quebrados no beneficiamento, na industrialização, evitando a intensificação de defeitos nos grãos e a redução de vigor nas sementes.

3 Qualidade dos Grãos Os grãos constituem organismos biologicamente vivos e sua respiração não é interrompida após a colheita; Fatores que influenciam na intensidade respiratória: Umidade, temperatura, presença de oxigênio, tamanho dos grãos, composição dos grãos, danos mecânicos, impurezas, ...

4 Qualidade dos Grãos Umidade:
Grãos com teor de umidade de 11%, desprendem, na respiração, menos de 1 mg de CO2 por 200g de matéria seca, em 24 horas. Conforme estudos realizados foi constatado que quando o teor de umidade for de 17%, o desprendimento de CO2 passa a ser de 8 a 12 mg, dependendo da variedade.

5 Qualidade dos Grãos Temperatura:
Estudos sobre a influencia da temperatura na atividade respiratória do Soja contendo inicialmente 18,5% de umidade, em condições de ótima aeração, apresentaram os seguintes resultados: Temperatura em (C). ( Respiração em mg CO2.) ( 33,6) ( 39,7) ( 71,8) ( 154,7)

6 Qualidade dos Grãos Segundo Marcos R. Genel, os grãos apresentam 3 propriedades, que são as responsáveis por seu comportamento, quando em presença da umidade e da temperatura: Condutibilidade Térmica Capacidade de Absorção de Água Natureza Porosa dos Grãos ( trigo, milho e arroz, apresentam um espaço inter-granular de 30 á 45 %)

7 Qualidade dos Grãos Outros fatores que influenciam na respiração:
Tamanho dos grãos: Grãos menores respiram com maior intensidade. Composição dos grãos: Os grãos mais ricos em Albumina, respiram com maior grau de intensidade em relação aos mais carentes. Danos mecânicos Insetos Impurezas

8 Qualidade dos Grãos

9 Perdas na Agricultura

10 Deterioração dos Grãos
O metabolismo destes microorganismo produzem enzimas que atacam os carboidratos, as gorduras e as proteínas dos grãos, diminuindo a sua qualidade. Os grãos deteriorados possuem odor e sabor alterados, reduzindo seu aproveitamento como alimento, devido as toxinas.

11 Deterioração dos Grãos
Exemplo: ( Soja) destino: Industria de óleo e Ração. Composição: 18 a 22% de óleo 38 a 43% de proteína 23 a 25 % de carboidratos Conseqüências da Armazenagem Incorreta: Aumento da acidez. Escurecimento do óleo. Modificações Organolepticas Os grãos deteriorados podem acarretar sérios problemas ao homem e aos animais provocando doenças.

12 Deterioração dos Grãos
Principais Microorganismos: Mofo: São fungos microscópicos, que se desenvolvem intensamente na presença de ar e alguns em ambiente livre de gás carbono. Produzem-se intensamente em Temperaturas de 13º á 18º C, a uma Umidade Relativa do ar de 70%. Espécies mais comuns: Aspergillus Penicillium

13 Deterioração dos Grãos
Principais Microorganismos: Microtoxinas: Merece destaque a Aflotoxina (aflatoxicose). Esta foi constatada pela primeira vez na Inglaterra, em 1960, após elevada mortalidade em perus alimentados com produtos derivados do amendoim. A Aflotoxina é produzida por fungo do Genero Aspergullus Flavus (condições ideais: temp. de 30º C e umidade relativa do ar de 70%) Apresentam propriedades cancerígenas.

14 Deterioração dos Grãos
Principais Microorganismos: Leveduras ou Fermentos São localizados na superfície dos grãos. Desenvolvem-se em meio ligeiramente ácido e com umidade relativa do ar de 90% Espécies mais freqüentes: Candida, sporotrichum e colletotrichum. Bactérias São incapazes de penetrar em tecidos intactos, sendo o meio ideal para proliferação ligeiramente alcalino, com Temperatura entre 20 a 40º C, Umidade Relativa do Ar Elevada. Penetram no grão através de aberturas naturais no grão ou lesões produzidas por insetos e danos mecânicos.

15 Deterioração dos Grãos

16 Deterioração dos Grãos
Condições de Umidade no Grão,Temperatura e Tempo favoráveis ao desenvolvimento de fungos durante o armazenamento

17 Finalidades na Armazenagem
Manter os grãos limpos e secos Estabelecer condições que permitam o resfriamento de pontos aquecidos na massa de grãos; Uniformizar as temperaturas na massa de grãos; Controle de insetos e fungos; Aplicação de fumegantes (expurgo), silos de utilização específica; Evitar as correntes de ar de convecção; Evitar a transilagem, diminuindo os custo de armazenagem e evitando danos mecânicos; Conservar as qualidades químicas e físicas dos grãos (qualidades organolépticas); Prevenir o aquecimento e regular o estado de umidade do produto; Promover a secagem, dentro de certos limites, condicionado a complemento de secagem e a condições atmosféricas; Promover a remoção de odores;

18 Condições de Qualidade
O comércio considera as seguintes propriedades na determinação de qualidade do grão : -Característica de moagem úmida e seca, (milho) -Conteúdo de proteína; -Conteúdo de óleo; -Valor alimentar; -Teor germinativo; -Presença de insetos; -Contagem microbiológica; -Tipo de grão; -Teor de umidade; -Grãos quebrados; -Materiais estranhos e impurezas; -Danos causado pelo calor (descoloração); -Outros danos, (ardidos, etc); -Susceptibilidade à quebra;


Carregar ppt "Qualidade na Armazenagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google