A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

+ TERCEIRÃO GRAMÁTICA 01 Prof a. Karen Neves Olivan.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "+ TERCEIRÃO GRAMÁTICA 01 Prof a. Karen Neves Olivan."— Transcrição da apresentação:

1 + TERCEIRÃO GRAMÁTICA 01 Prof a. Karen Neves Olivan

2 + TERCEIRÃO

3 + Uma língua é o lugar donde se vê o Mundo e em que se traçam os limites do nosso pensar e sentir. Vergílio Ferreira

4 + Introdução Desde o primeiro momento em que o ser humano começou a se organizar socialmente, ele sentiu necessidade de comunicar-se com os demais com quem convivia.

5 + Introdução A partir daí, códigos de comunicação foram sendo criados, de acordo com as necessidades de cada realidade social.

6 + Língua Para Saussure, língua é um sistema abstrato de signos inter-relacionados, de natureza social e psíquica, obrigatório para todos os membros de uma comunidade linguística, ou seja, língua é um código do qual devem se valer todos os indivíduos que fazem parte de um grupo ou comunidade linguística, nas suas comunicações cotidianas, sejam escritas, sejam faladas.

7 +

8 +

9 +

10 +

11 +

12 +

13 + A língua é parte essencial da linguagem e representa um sistema formado por códigos compartilhados pelas pessoas de um mesma comunidade. Assim, é um dos aspectos culturais dessa comunidade. Língua, linguagem e cultura são conceitos que necessariamente estabelecem relações entre si.

14 +

15 + Língua O fato de se tratar de um sistema significa que ele é formado de normas a serem respeitadas por todos. A reunião sistemática dessas normas é chamada de gramática e o emprego desse idioma ou língua, em consonância com essas normas ou regras, é chamado de norma-padrão ou língua-padrão.

16 +

17 +

18 + Linguagem Linguagem é qualquer meio sistemático de comunicar ideias ou sentimentos através de signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais, ou seja, a linguagem é todo ato de comunicação, seja por que meio for.

19 + Linguagem Quando o homem cria um novo sentido para uma palavra, cria novas maneiras para expressar significados, traduz em texto suas experiências e o mundo em que vive. Usando a linguagem está ampliando a cultura. “O corpo fala”.

20 + Linguagem A linguagem verbal, particularmente a escrita, é responsável pela existência de todas as áreas do saber (ciência, religião, filosofia, artes...), pois todas, de alguma forma, utilizam-na como instrumento de registro de conteúdos e de informações que transitam no tempo e no espaço, por meio de livros, jornais, revistas, arquivos, sistema de televisão, Internet etc.

21 +

22 +

23 + Cultura Todo indivíduo pertence a uma nação ou comunidade, na qual cria raízes, com a qual se identifica ou é identificado, porque dentro dela troca experiências e absorve saberes e comportamentos, graças à utilização de signos culturais típicos dessa nação ou comunidade, que foram se acumulando através dos séculos.

24 + Cultura Esse processo assim se estrutura porque o homem vive no meio de dois universos: o físico ou natural, composto de tudo que é material, como pessoas, animais, plantas, objetos, enfim, tudo o que pode ser visto, pesado, medido ou percebido de alguma forma por algum de nossos sentidos; e o intelectual ou cultural, formado por tudo quanto é abstrato, como o pensamento, os ideais, os sentimentos e o próprio saber, os conhecimentos, as técnicas e as artes. A esse universo das ideias, da inteligência e da criação se dá o nome de mundo da Cultura, isto é, o somatório de todas as contribuições resultantes da atividade intelectual do homem sobre o mundo físico ou natural.

25 + Cultura É a principal e mais eficaz maneira de perpetuação das aquisições intelectuais dos povos tem sido por meio da palavra.

26 +

27 +

28 + TERCEIRÃO

29 + Há uma relação direta entre linguagem e cultura. LP é um produto histórico-social de seus usuários, os brasileiros. Então, quanto mais manuseamos, melhor será nossa capacidade de expressão. Todos textos produzidos apresentam uma finalidade, que vai interferir no modo como se fala ou se escreve.

30 + A língua varia no tempo, no espaço, nas diferentes classes sociais. Uma história contada por uma criança ou por um adulto terá uma apresentação linguística diferente. Além disso, em termos de regiões e de níveis de instrução percebem-se diferenças.

31 + Cultura (…) 6. Antropol. Conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes etc. que distinguem um grupo social. 7. Forma ou etapa evolutiva das tradições e dos valores intelectuais, morais, espirituais (de um lugar ou período específico); civilização. 8. Complexo de atividades, instituições, padrões sociais ligados à criação e à difusão das belas-artes, das ciências humanas e afins.

32 + Cultura alternativa Característica da sociedade de consumo; tendência a assumir atitudes, linguagens, costumes etc. que contrariam real ou supostamente (especialmente do ponto de vista da produção ou do consumo) os padrões culturais estabelecidos (por exemplo, os hippies dos anos 1960).

33 +

34 + Cultura de massa 1. Universo de formas culturais (ex.: música, literatura, cinema) selecionadas, interpretadas e popularizadas pela indústria cultural e pelos meios de comunicação para disseminação junto ao maior público possível, 2. pej. Conjunto de atitudes, linguagens, conhecimentos e costumes assim induzidos, que tendem frequentemente à estereotipagem e à simplificação e buscam satisfazer indiretamente interesses de determinados grupos sociais; indústria cultural.

35 + Cultura erudita Conjunto de conhecimentos acumulados e socialmente valorizados, que constituem patrimônio da sociedade. Cultura física Aprimoramento regular do organismo mediante a prática do esporte, da ginástica.

36 +

37 + Cultura oficial Conjunto de atitudes, linguagens, conhecimentos, costumes etc., explícita ou implicitamente difundidos e estimulados pelos meios de comunicação mantidos ou estimulados pelo Estado e suas autoridades constituídas. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa

38 +

39 + Cultura oficial Qualquer tipo de intervenção do homem na natureza. A pintura de um quadro, o trabalho de um tear, a construção de um prédio ou de uma casa, os avanços na área da medicina, da informática ou da engenharia, tudo é cultura. A cultura resulta de uma criação social, e seus ensinamentos são transmitidos de geração a geração.

40 +

41 + Cultura oficial Apenas o homem é capaz de criar e manter uma cultura e participar dela. O fato de partir de um ponto em que seu antepassado parou, continuando o processo de conhecimento, seja ele qual for, permite que o homem evolua no sentido de aperfeiçoar e aprofundar todas as informações que recebe.

42 + Linguagem 1. Ling. Qualquer meio sistemático de comunicar ideias ou sentimentos através de signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais etc. (linguagem humana). 2. Qualquer sistema de símbolos ou objetos instituídos como signos; código (linguagem das cores). 3. Sistema secundário de sinais ou símbolos criado a partir de uma dada língua (linguagem cifrada). 4. Meio de comunicação natural próprio de uma espécie animal (linguagem dos golfinhos).

43 + Linguagem 4.1. O meio de comunicação por meio de signos orais articulados, próprio da espécie humana A capacidade inata da espécie humana de aprender a comunicar-se por meio de uma língua. 5. O mesmo que língua. 6. Emprego particular de uma língua considerada do ponto de vista da relação entre o modo de expressão e o seu conteúdo (linguagem ambígua).

44 + Linguagem 6.1. Maneira de exprimir-se própria de um povo, de uma área geográfica, linguajar, falar, fala, dialeto (linguagem nordestina) Maneira de expressar-se própria de um grupo social, profissional ou disciplinar (linguagem científica, Jurídica...). 7. Inf. Conjunto de símbolos, palavras e regras usadas na construção de sentenças que expressam e processam instruções para computadores. 8. Lóg. Sistema formal de símbolos estabelecidos em função de axiomas, regras e leis que estruturam um enunciado.

45 +

46 +

47 + Linguagem familiar Variante linguística falada no âmbito doméstico, cujas palavras ou expressões são empregadas na literatura, no teatro ou em atividades afins, quando é preciso recriar com realismo a atmosfera familiar.

48 + Linguagem figurada Linguagem que se caracteriza pelo emprego sistemático de figuras de palavras, especialmente das que comportam mudança de sentido, como a metáfora, a metonímia etc.

49 +

50 + Linguagem natural Desenvolve-se a partir de uma capacidade natural de uma espécie, como as línguas humanas e as linguagens animais. Linguagem simbólica Emprega símbolos, especialmente no sentido de tornar claras e precisas as formulações (da lógica, da matemática etc.).

51 + Linguagem Quando o homem cria um novo sentido para uma palavra, desenvolve novas formas de expressar significados usando a linguagem, logo está criando cultura. Por isso, pode-se dizer que a linguagem também é uma manifestação cultural. Então, a linguagem é a faculdade humana de poder comunicar pensamentos.

52 + Linguagem Entre os vários tipos de linguagem, destaca-se, por sua potencialidade criativa, a linguagem verbal – a capacidade de o homem comunicar-se por meio de um sistema de signos vocais: a língua. A linguagem verbal apresenta três características fundamentais: funcionamento simbólico; organização articulada; produção de discursos a partir de determinados conteúdos.

53 + Língua (...) 5. Ling. Sistema de representação constituído por palavras e por regras que as combinam em frases que os indivíduos de uma comunidade linguística usam como principal meio de comunicação e de expressão, falado ou escrito O idioma nacional.

54 + Língua 6. O sistema abstrato de signos inter--relacionados, de natureza social e psíquica, obrigatório para todos os membros de uma comunidade linguística (Ferdinand de Saussure). 7. Estilo de expressão particular a um grupo social, profissional ou cultural; linguagem Estilo de expressão característico de um escritor, uma escola, um movimento, uma época; linguagem. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa

55 + Língua escrita 1. Representação de natureza visual de uma língua, mediante o emprego de um dos diversos sistemas de escrita existentes. 2. O conjunto das formas e construções que caracterizam o estilo dos textos que ocorrem por escrito (diferentemente da língua falada, cujo vocabulário e modo de uso são próprios de determinada atividade ou de determinado grupo de pessoas – língua dos médicos etc.).

56 + Língua falada A língua empregada na modalidade falada da comunicação, considerada a língua por excelência, ou seja, a língua viva. (É marcada por várias características que a diferenciam da língua escrita, como maior informalidade, mais redundância e menos conservadorismo, com espaço para a renovação e a criatividade.)

57 + Língua padrão A variante de uma língua que é prestigiada pela comunidade falante e que suprarregionalmente se torna o meio unificado de comunicação, usada na mídia, no ensino etc. Estabelecendo a ponte entre linguagem e cultura, a linguagem verbal realiza-se sob a forma de determinada língua.

58 + Língua padrão A língua apresenta variações significativas em função dos valores sociais, regionais, da idade, da situação de comunicação etc. A língua, da mesma forma que as concepções religiosas, a culinária, as vestimentas, é um fato de cultura, integra- se na cultura. Funciona na sociedade como elemento de cultura, tem a tarefa de expressar todas as manifestações do povo.

59 + Língua padrão … a língua é uma parte da cultura, mas uma parte que se destaca do todo e com ele se conjuga dicotomicamente. (…) a língua só existe justamente para esse fim; não tem finalidade em si mesma. A sua função é expressar a cultura para permitir a comunicação social. (…) as aquisições culturais são ensinadas e transmitidas em grande parte pela língua. Mattoso Câmara

60 + Língua As variantes linguísticas, manifestadas principalmente, mas não apenas, na linguagem falada, denunciam preferências associadas à nacionalidade, aos regionalismos, à ocasião ou situação, à idade, à escolaridade, ao grupo social de que se faz parte, à profissão que se exerce.

61 +

62 + TERCEIRÃO GRAMÁTICA 01 Prof a. Karen Neves Olivan


Carregar ppt "+ TERCEIRÃO GRAMÁTICA 01 Prof a. Karen Neves Olivan."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google