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ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

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Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
UM MODELO DE DECISÃO E COMPETITIVIDADE Material complementar - Profª Janete Capel

2 CARACTERÍSTICAS DO PLANEJAMENTO
Refere-se ao futuro Antecipa-se aos acontecimentos do ambiente externo Processo ordenado e racional Sujeito a revisões Auxilia a tomada de decisões Material complementar - Profª Janete Capel

3 CONCEITO DE PLANEJAMENTO
PLANEJAMENTO é um processo desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de um modo mais eficiente e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa. (Oliveira, 1988) Material complementar - Profª Janete Capel

4 Material complementar - Profª Janete Capel
TIPOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: Voltado a estabelecer o rumo da organização. TÁTICO: Trabalha com os objetivos e desafios estabelecidos no PE. Objetiva a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução dos objetivos fixados. OPERACIONAL: Voltado para as operações da empresa. Material complementar - Profª Janete Capel

5 CONCEITO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL
Planejamento Estratégico Empresarial é um processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças de oportunidade de mercado. ( Kotler, 1993) Material complementar - Profª Janete Capel

6 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Formulação estratégica: (desenvolvimento da estratégia) Implementação da estratégia: (colocar em ação) Controle estratégico: (assegurar resultados) Material complementar - Profª Janete Capel

7 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
“ HÁ TRÊS TIPOS DE EMPRESA: AS QUE FAZEM AS COISAS ACONTECEREM AS QUE OBSERVAM AS COISAS ACONTECEREM E AS QUE SE ESPANTAM COM O QUE ACONTECEU.” ( Anônimo) Material complementar - Profª Janete Capel

8 Material complementar - Profª Janete Capel
Passos Analisar ameaças e oportunidades ou limitações (ambiente externo) Analisar pontos fortes e fracos (ambiente interno) Estabelecer missão organizacional e objetivos gerais Formular estratégias (nível empresarial e de unidades de negócios) que permitam combinar pontos fortes/fracos com oportunidades e ameaças Implementar as estratégias Controle estratégico (assegurar os objetivos gerais) Material complementar - Profª Janete Capel

9 Ameaças do ambiente externo
Análise ambiental Ameaças do ambiente externo Material complementar - Profª Janete Capel

10 Três níveis de análise ambiental
Organização Intensidade da Rivalidade entre concorrentes existentes Ameaças de entrada Ambiente setorial Pressão de produtos substitutos Poder de barganha dos fornecedores compradores Forças Político- legais econômicas tecnológicas sociais Macroambiente Material complementar - Profª Janete Capel

11 OPORTUNIDADES E AMEAÇAS DO AMBIENTE EXTERNO
Análise do macroambiente: Políticos-legais – Resultados de eleições, legislações, sentenças judiciais. Forças econômicas - Produto interno bruto; Taxas de juros; Taxas de inflação; valor do dólar. Forças tecnológicas – Inovações científicas, mudanças de padrão tecnológico. Forças Sociais – Tradições, valores, tendências sociais, expectativas que a sociedade temem relação a uma empresa. Material complementar - Profª Janete Capel

12 Cinco forças competitivas básicas
Ameaça de novos concorrentes que ingressam no setor A intensidade da rivalidade entre os concorrentes existentes Ameaça de produtos ou serviços substitutos Poder de barganha dos compradores Poder de barganha dos fornecedores Material complementar - Profª Janete Capel

13 1 – Ameaças de novos concorrentes que ingressam no setor
À medida que um setor recebe novos concorrentes, sua capacidade produtiva aumenta. Uma nova entrada implica em forte luta por parcela de mercado. Material complementar - Profª Janete Capel

14 2 – Intensidade da rivalidade entre concorrentes existentes
Concorrente numerosos ou equilibrados – luta é de gigantes Crescimento lento do setor – a luta por parcela de mercado é instável Custos fixos ou de estocagem altos – leva a reduções de preços Ausência de diferenciação ou custos de mudança – produtos de primeira necessidade a concorrência se dá por preço Capacidade aumentada em grandes incrementos – o dominador rompe o equilíbrio de oferta/procura. Concorrentes divergentes – perde-se de vista a “regra do jogo” e há fortes conflitos entre os concorrentes. Grandes interesses estratégicos – se determinado concorrente tem forte interesse estratégico em setores vinculados Material complementar - Profª Janete Capel

15 Recursos da empresa, missão organizacional e objetivo
Ambiente interno Recursos da empresa, missão organizacional e objetivo Material complementar - Profª Janete Capel

16 Vantagem competitiva sustentada
Recursos humanos Recursos organizacionais Vantagem competitiva sustentada Recursos físicos Material complementar - Profª Janete Capel

17 Material complementar - Profª Janete Capel
Recursos Humanos Estrutura funcional ( Organograma ) Política de Remuneração Plano de Benefícios Programas de Motivação Processos de Contratação e Demissão Programas de Desenvolvimento de Pessoal Avaliação de Desempenho Material complementar - Profª Janete Capel

18 Recursos organizacionais
As estratégias são compatíveis com a missão e os objetivos gerais? As estratégias corporativas, de unidade de negócio e de unidade funcional são consistentes umas com as outras? A estrutura da organização é adequada a implantação de suas estratégias? Os processos de tomada de decisão são eficazes na implementação de suas estratégias? A cultura da organização é compatível com sua estratégia? Existe processo de controle estratégico? Material complementar - Profª Janete Capel

19 Material complementar - Profª Janete Capel
Recursos físicos A empresa possui tecnologia adequada? A empresa possui capacidade adequada? A rede de distribuição e eficaz e atinge os clientes? A empresa possui fontes de suprimentos confiáveis? A localização geográfica é ótima? Material complementar - Profª Janete Capel

20 Missão organizacional
Serve de balizador para a fixação de objetivos e estratégias. Deve ser conhecida por todos os empregados, e mesmo pelos fornecedores e parceiros de negócios. Deve ser ampla o suficiente para permitir o crescimento criativo da empresa. Define a razão de ser da empresa MISSÃO Material complementar - Profª Janete Capel

21 O papel da missão organizacional
Macroambiente Setor Objetivos Oportunidades Oportunidades Ameaças Ameaças Missão da empresa. Material complementar - Profª Janete Capel

22 Objetivos gerais e específicos
Enquanto a missão é a razão de existir da empresa, os objetivos gerais representam fins genéricos desejados, para os quais são orientados os esforços da empresa. Já os objetivos específicos são versões mais restritas e freqüentemente quantificada dos objetivos gerais, que de certa forma se confundem com a meta. Material complementar - Profª Janete Capel

23 Estratégias funcionais
Cada área funcional é inter-relacionada e estas são obrigadas a mesclar suas atividades com ouros departamentos . Uma mudança em um departamento afetará o funcionamento das inter-relações Material complementar - Profª Janete Capel

24 Inter-relações funcionais
Administração de compras e materiais Pesquisa e desenvolvimento Administração de sistemas de informação Marketing recursos humanos Finanças Produção/ operações Material complementar - Profª Janete Capel

25 Atividades a serem desenvolvidas
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26 Material complementar - Profª Janete Capel
QUESTÕES NORTEADORAS DO PLANEJAMENTO 1. ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO AO DEPARTAMENTO 1.1-FORÇAS ( Aspectos Positivos ) a) Recursos Humanos ( distribuição de pessoal, qualificação) b) Relacionamento Interpessoal c) Comunicação interna d) Motivação da equipe e) Atendimento ao cliente ( interno e externo) f) Procedimentos Operacionais g) Tecnologia /Equipamentos h) Estrutura física i) Visão da empresa Material complementar - Profª Janete Capel

27 Material complementar - Profª Janete Capel
QUESTÕES NORTEADORAS DO PLANEJAMENTO 1. ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO AO DEPARTAMENTO 1.2-FRAQUEZAS ( Aspectos a serem melhorados ) a) Recursos Humanos ( distribuição de pessoal, qualificação) b) Relacionamento Interpessoal c) Comunicação interna d) Motivação da equipe e) Atendimento ao cliente ( interno e externo) f) Procedimentos Operacionais g) Tecnologia /Equipamentos h) Estrutura física i) Visão da empresa Material complementar - Profª Janete Capel

28 Material complementar - Profª Janete Capel
QUESTÕES NORTEADORAS DO PLANEJAMENTO 2. ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO AO DEPARTAMENTO ( Dentro da organização ) 2.1 – AMEAÇAS a) Procedimentos Operacionais b) Relacionamento Interpessoal e c ) Interdepartamental d) Políticas de negociação e) Fornecimento de material f) Comunicação inter-departamental g)Recursos tecnológicos ou equipamentos Material complementar - Profª Janete Capel

29 Material complementar - Profª Janete Capel
QUESTÕES NORTEADORAS DO PLANEJAMENTO 2. ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO AO DEPARTAMENTO ( Dentro da organização ) 2.1 – OPORTUNIDADES a) Procedimentos Operacionais b) Relacionamento Interpessoal e c ) Interdepartamental d) Políticas de negociação e) Fornecimento de material f) Comunicação inter-departamental g)Recursos tecnológicos ou equipamentos Material complementar - Profª Janete Capel

30 Material complementar - Profª Janete Capel
QUESTÕES NORTEADORAS DO PLANEJAMENTO 3 - ANÁLISE DO MERCADO ( Ambiente externo à empresa ) 3.1 – AMEAÇAS a) Intensidade da rivalidade entre os concorrentes existentes b)Pressão de serviços substitutos entrando no mercado c) Poder de negociação dos fornecedores d) Poder de negociação dos clientes e) Ameaças de entrada de novos concorrentes no mercado f) Mudanças político-legais g) Forças econômicas h) Forças sociais i )Forças tecnológicas Material complementar - Profª Janete Capel

31 Material complementar - Profª Janete Capel
QUESTÕES NORTEADORAS DO PLANEJAMENTO 3 - ANÁLISE DO MERCADO ( Ambiente externo à empresa ) 3.2. OPORTUNIDADES a) Intensidade da rivalidade entre os concorrentes existentes b)Pressão de serviços substitutos entrando no mercado c) Poder de negociação dos fornecedores d) Poder de negociação dos clientes e) Ameaças de entrada de novos concorrentes no mercado f) Mudanças político-legais g) Forças econômicas h) Forças sociais i )Forças tecnológicas Material complementar - Profª Janete Capel

32 Material complementar - Profª Janete Capel
ANÁLISE DAS CAUSAS DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO MÉTODO MATERIAL OU MÁQUINA PROBLEMA PESSOAS ESPAÇO FÍSICO Material complementar - Profª Janete Capel

33 Material complementar - Profª Janete Capel

34 Material complementar - Profª Janete Capel
MISSÃO Material complementar - Profª Janete Capel

35 Material complementar - Profª Janete Capel
VISÃO Material complementar - Profª Janete Capel

36 Material complementar - Profª Janete Capel
VALORES Material complementar - Profª Janete Capel

37 OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS
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