A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Material complementar - Profª Janete Capel ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA UM MODELO DE DECISÃO E COMPETITIVIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Material complementar - Profª Janete Capel ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA UM MODELO DE DECISÃO E COMPETITIVIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 Material complementar - Profª Janete Capel ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA UM MODELO DE DECISÃO E COMPETITIVIDADE

2 Material complementar - Profª Janete Capel CARACTERÍSTICAS DO PLANEJAMENTO Refere-se ao futuro Antecipa-se aos acontecimentos do ambiente externo Processo ordenado e racional Sujeito a revisões Auxilia a tomada de decisões

3 Material complementar - Profª Janete Capel CONCEITO DE PLANEJAMENTO PLANEJAMENTO é um processo desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de um modo mais eficiente e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa. (Oliveira, 1988)

4 Material complementar - Profª Janete Capel TIPOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: Voltado a estabelecer o rumo da organização. TÁTICO: Trabalha com os objetivos e desafios estabelecidos no PE. Objetiva a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução dos objetivos fixados. OPERACIONAL: Voltado para as operações da empresa.

5 Material complementar - Profª Janete Capel CONCEITO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL Planejamento Estratégico Empresarial é um processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças de oportunidade de mercado. ( Kotler, 1993)

6 Material complementar - Profª Janete Capel PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 1.Formulação estratégica: (desenvolvimento da estratégia) 2.Implementação da estratégia: (colocar em ação) 3.Controle estratégico: (assegurar resultados)

7 Material complementar - Profª Janete Capel PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO “ HÁ TRÊS TIPOS DE EMPRESA: AS QUE FAZEM AS COISAS ACONTECEREM AS QUE OBSERVAM AS COISAS ACONTECEREM E AS QUE SE ESPANTAM COM O QUE ACONTECEU.” ( Anônimo)

8 Material complementar - Profª Janete Capel Passos 1.Analisar ameaças e oportunidades ou limitações (ambiente externo) 2.Analisar pontos fortes e fracos (ambiente interno) 3.Estabelecer missão organizacional e objetivos gerais 4.Formular estratégias (nível empresarial e de unidades de negócios) que permitam combinar pontos fortes/fracos com oportunidades e ameaças 5.Implementar as estratégias 6.Controle estratégico (assegurar os objetivos gerais)

9 Material complementar - Profª Janete Capel Análise ambiental Ameaças do ambiente externo

10 Material complementar - Profª Janete Capel Três níveis de análise ambiental Organização Intensidade da Rivalidade entre concorrentes existentes Ameaças de entrada Ambiente setorial Pressão de produtos substitutos Poder de barganha dos fornecedores Poder de barganha dos compradores Forças Político- legais Forças econômicas Forças tecnológicas Forças sociais Macroambiente

11 Material complementar - Profª Janete Capel OPORTUNIDADES E AMEAÇAS DO AMBIENTE EXTERNO Análise do macroambiente: 1.Políticos-legais – Resultados de eleições, legislações, sentenças judiciais. 2.Forças econômicas - Produto interno bruto; Taxas de juros; Taxas de inflação; valor do dólar. 3.Forças tecnológicas – Inovações científicas, mudanças de padrão tecnológico. 4.Forças Sociais – Tradições, valores, tendências sociais, expectativas que a sociedade temem relação a uma empresa.

12 Material complementar - Profª Janete Capel Cinco forças competitivas básicas 1.Ameaça de novos concorrentes que ingressam no setor 2.A intensidade da rivalidade entre os concorrentes existentes 3.Ameaça de produtos ou serviços substitutos 4.Poder de barganha dos compradores 5.Poder de barganha dos fornecedores

13 Material complementar - Profª Janete Capel À medida que um setor recebe novos concorrentes, sua capacidade produtiva aumenta. Uma nova entrada implica em forte luta por parcela de mercado. 1 – Ameaças de novos concorrentes que ingressam no setor

14 Material complementar - Profª Janete Capel 2 – Intensidade da rivalidade entre concorrentes existentes 1.Concorrente numerosos ou equilibrados – luta é de gigantes 2.Crescimento lento do setor – a luta por parcela de mercado é instável 3.Custos fixos ou de estocagem altos – leva a reduções de preços 4.Ausência de diferenciação ou custos de mudança – produtos de primeira necessidade a concorrência se dá por preço 5.Capacidade aumentada em grandes incrementos – o dominador rompe o equilíbrio de oferta/procura. 6.Concorrentes divergentes – perde-se de vista a “regra do jogo” e há fortes conflitos entre os concorrentes. 7.Grandes interesses estratégicos – se determinado concorrente tem forte interesse estratégico em setores vinculados

15 Material complementar - Profª Janete Capel Ambiente interno Recursos da empresa, missão organizacional e objetivo

16 Material complementar - Profª Janete Capel Vantagem competitiva sustentada Recursos humanos Recursos físicos Recursos organizacionais Vantagem competitiva sustentada

17 Material complementar - Profª Janete Capel Recursos Humanos Estrutura funcional ( Organograma ) Política de Remuneração Plano de Benefícios Programas de Motivação Processos de Contratação e Demissão Programas de Desenvolvimento de Pessoal Avaliação de Desempenho

18 Material complementar - Profª Janete Capel Recursos organizacionais As estratégias são compatíveis com a missão e os objetivos gerais? As estratégias corporativas, de unidade de negócio e de unidade funcional são consistentes umas com as outras? A estrutura da organização é adequada a implantação de suas estratégias? Os processos de tomada de decisão são eficazes na implementação de suas estratégias? A cultura da organização é compatível com sua estratégia? Existe processo de controle estratégico?

19 Material complementar - Profª Janete Capel Recursos físicos A empresa possui tecnologia adequada? A empresa possui capacidade adequada? A rede de distribuição e eficaz e atinge os clientes? A empresa possui fontes de suprimentos confiáveis? A localização geográfica é ótima?

20 Material complementar - Profª Janete Capel Missão organizacional Serve de balizador para a fixação de objetivos e estratégias. Deve ser conhecida por todos os empregados, e mesmo pelos fornecedores e parceiros de negócios. Deve ser ampla o suficiente para permitir o crescimento criativo da empresa. Define a razão de ser da empresa MISSÃO

21 Material complementar - Profª Janete Capel O papel da missão organizacional Objetivos Missão da empresa. Setor Oportunidades Ameaças Oportunidades Ameaças Macroambiente

22 Material complementar - Profª Janete Capel Objetivos gerais e específicos Enquanto a missão é a razão de existir da empresa, os objetivos gerais representam fins genéricos desejados, para os quais são orientados os esforços da empresa. Já os objetivos específicos são versões mais restritas e freqüentemente quantificada dos objetivos gerais, que de certa forma se confundem com a meta.

23 Material complementar - Profª Janete Capel Estratégias funcionais Cada área funcional é inter-relacionada e estas são obrigadas a mesclar suas atividades com ouros departamentos. Uma mudança em um departamento afetará o funcionamento das inter-relações

24 Material complementar - Profª Janete Capel Inter-relações funcionais Administração de compras e materiais Pesquisa e desenvolvimento Administração de sistemas de informação Marketing Administração de recursos humanos Finanças Administração de Produção/ operações

25 Material complementar - Profª Janete Capel Atividades a serem desenvolvidas

26 Material complementar - Profª Janete Capel 1.ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO AO DEPARTAMENTO 1.1-FORÇAS ( Aspectos Positivos ) a) Recursos Humanos ( distribuição de pessoal, qualificação) b) Relacionamento Interpessoal c) Comunicação interna d) Motivação da equipe e) Atendimento ao cliente ( interno e externo) f) Procedimentos Operacionais g) Tecnologia /Equipamentos h) Estrutura física i) Visão da empresa QUESTÕES NORTEADORAS DO PLANEJAMENTO

27 Material complementar - Profª Janete Capel 1.ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO AO DEPARTAMENTO 1.2-FRAQUEZAS ( Aspectos a serem melhorados ) a) Recursos Humanos ( distribuição de pessoal, qualificação) b) Relacionamento Interpessoal c) Comunicação interna d) Motivação da equipe e) Atendimento ao cliente ( interno e externo) f) Procedimentos Operacionais g) Tecnologia /Equipamentos h) Estrutura física i) Visão da empresa QUESTÕES NORTEADORAS DO PLANEJAMENTO

28 Material complementar - Profª Janete Capel QUESTÕES NORTEADORAS DO PLANEJAMENTO 2. ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO AO DEPARTAMENTO ( Dentro da organização ) 2.1 – AMEAÇAS a) Procedimentos Operacionais b) Relacionamento Interpessoal e c ) Interdepartamental d) Políticas de negociação e) Fornecimento de material f) Comunicação inter-departamental g)Recursos tecnológicos ou equipamentos

29 Material complementar - Profª Janete Capel QUESTÕES NORTEADORAS DO PLANEJAMENTO 2. ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO AO DEPARTAMENTO ( Dentro da organização ) 2.1 – OPORTUNIDADES a) Procedimentos Operacionais b) Relacionamento Interpessoal e c ) Interdepartamental d) Políticas de negociação e) Fornecimento de material f) Comunicação inter-departamental g)Recursos tecnológicos ou equipamentos

30 Material complementar - Profª Janete Capel QUESTÕES NORTEADORAS DO PLANEJAMENTO 3 - ANÁLISE DO MERCADO ( Ambiente externo à empresa ) 3.1 – AMEAÇAS a) Intensidade da rivalidade entre os concorrentes existentes b)Pressão de serviços substitutos entrando no mercado c) Poder de negociação dos fornecedores d) Poder de negociação dos clientes e) Ameaças de entrada de novos concorrentes no mercado f) Mudanças político-legais g) Forças econômicas h) Forças sociais i )Forças tecnológicas

31 Material complementar - Profª Janete Capel QUESTÕES NORTEADORAS DO PLANEJAMENTO 3 - ANÁLISE DO MERCADO ( Ambiente externo à empresa ) 3.2. OPORTUNIDADES a) Intensidade da rivalidade entre os concorrentes existentes b)Pressão de serviços substitutos entrando no mercado c) Poder de negociação dos fornecedores d) Poder de negociação dos clientes e) Ameaças de entrada de novos concorrentes no mercado f) Mudanças político-legais g) Forças econômicas h) Forças sociais i )Forças tecnológicas

32 Material complementar - Profª Janete Capel ANÁLISE DAS CAUSAS DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO PROBLEMA ESPAÇO FÍSICO PESSOAS MATERIAL OU MÁQUINA MÉTODO

33 Material complementar - Profª Janete Capel

34 MISSÃO

35 Material complementar - Profª Janete Capel VISÃO

36 Material complementar - Profª Janete Capel VALORES

37 Material complementar - Profª Janete Capel OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS


Carregar ppt "Material complementar - Profª Janete Capel ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA UM MODELO DE DECISÃO E COMPETITIVIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google