A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FILO DOS NEMATÓDEOS OS VERMES CILÍNDRICOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FILO DOS NEMATÓDEOS OS VERMES CILÍNDRICOS."— Transcrição da apresentação:

1 FILO DOS NEMATÓDEOS OS VERMES CILÍNDRICOS

2 CARACTERÍSTICA GERAIS
São vermes de corpo cilíndrico. São triblásticos (3 folhetos embrionários) e são bilatérios (simétricos bilaterais). Representante: Ascaris lumbricoides (lombriga, parasita)

3 CARACTERÍSTICAS GERAIS
Cutícula: Proteções as condições do organismo hospedeiro. Camada muscular: Sustentação e movimentação Pseudoceloma (falso celoma): É o tipo de animal que a cavidade de preenchimento não é revestida pela mesoderma.

4 SISTEMA DIGESTÓRIO Em características gerais, é um sistema digestivo completo, isto é, possui boca e ânus; constituído dos orgãos:  Boca Trilabiada (ascaris); Faringe Esôfago; Intestino Ânus para a fêmea e cloaca (ânus e órgão reprodutor) para o macho. Obs: são os primeiros animais a apresentar tubo digestivo completo Digestão extracelular, dentro da cavidade intestinal.

5 SISTEMA EXCRETOR É um sistema em H, isto é, se assemelha a um H. Constituído de 2 partes alongadas chamadas de Canal Longitudinal Superior e Inferior, e um orifício entre essas duas, chamado de Poro Excretor. Os excretas são recolhidos pelo pseudoceloma, passam pelo canal longitudinal e são eliminados pelo poro excretor na região ventral.

6 SISTEMA REPRODUTOR - Sexuada
·        Dimorfismo Sexual: macho menor que a fêmea; ·         Fecundação Interna; A fecundação é interna, os ovos são geralmente armazenados no útero até à altura da postura. ·        Desenvolvimento Externo (Larva= Indireto) ·        Macho possuí espículas quitinosas (forma de um V), que fixam o seu corpo no da fêmea e abrem a vulva da fêmea para que os espermatozóides possam nadar para o canal uterino. ·        As fêmeas são anfidelfas, isto é, possuem dois úteros.

7 DIMORFISMO SEXUAL Macho Fêmea Menor
Cauda encurvada ventralmente Possui espículas Maior Cauda reta Anfielfa Vulva ligada ao oviduto

8 SISTEMA NERVOSO É constituído de um anel nervoso em torno da faringe, que leva os pulsos por dois cordões para todo o corpo.

9 DOENÇAS CAUSADAS POR NEMATÓDEOS

10 PARASITOSES Podemos destacar três tipos básicos de infecção por nematelmintos: -          Fecal-oral através da ingestão de ovos contendo larvas de terceiro estágio -          Penetração ativa de larvas L3 pela pele ou mucosas -          Inoculação de larvas L3 através da picada de insetos ( é uma variação da penetração, já que na maioria das vezes a larva penetra ativamente mesmo sendo veiculada pelo artrópode).

11 Ascaridíase ou lombriguíase

12 Ancilostomose ou amarelão

13 Ancilostomose ou amarelão

14 Filariose ou elefantíase

15 Filariose ou elefantíase
Microfilárias adultas Mosquito adulto LARVA – CULEX sp.


Carregar ppt "FILO DOS NEMATÓDEOS OS VERMES CILÍNDRICOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google