A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Energia Educação Tecnológica Prof.-Fernando Rui Campos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Energia Educação Tecnológica Prof.-Fernando Rui Campos."— Transcrição da apresentação:

1 Energia Educação Tecnológica Prof.-Fernando Rui Campos

2 Energia A energia é uma medida da capacidade de interacção de um Sistema. Para movimentar uma cadeira de um local para outro necessitamos de gastar uma determinada quantidade de energia, através do trabalho. A unidade do Sistema Internacional para a energia é o Joule, J. 1 Joule representa a energia de movimento ganha por uma maçã (0,1 Kg de massa) quando cai de uma árvore (duma altura igual a 1,02 m).

3 Propriedades de energia
A energia pode ser transferida ou convertida de uma forma para outra, mas nunca é criada ou destruída. Num sistema isolado (sistema sem troca de energia), a sua energia total não se altera.

4 “A energia não se cria, não se perde, tudo se transforma.”

5 Transformações de energia
1-Na transformação de energia é impossível que a energia transformada tenha o mesmo valor ou seja superior à energia que se pretende transformar (O rendimento é menor que 1). perdas Transformar Fornecer utilizar 2 - Se quisermos utilizar uma energia de 1000 W/h, a partir de gerador eléctrico a gasolina com um rendimento de 60%, o valor de energia a fornecer (a partir dos combustíveis fósseis será de: 1000/0,6=1666,6 W/h).

6 Tipos de Energia Energia potencial
Devido à altura em que se encontram os sólidos, líquidos ou gases, relativamente a uma determinada referência. (Por exemplo a altura da água de uma barragem). Epg= m . g . h . É a energia que está disponível para ser convertida em energia cinética. Energia cinética Obtida através da velocidade dos sólidos, líquidos ou gases . Está relacionada com a massa e o quadrado da velocidade (Ec=0,5 x m x v2 )

7 Tipos Energia Energia mecânica
São todas as formas de energia relacionadas com o movimento de corpos ou com a capacidade de colocá-los em movimento ou deformá-los. Energia cinética+ energia potencial = energia mecânica Energia química É a energia que está armazenada num átomo ou molécula. Energia nuclear É a energia produzida pelas reacções nucleares Energia radiante Energia ligada à radiação electromagnética, luz, ondas de rádio.

8 Transformações de energia
Para se obter a energia necessária, poderemos ter mais do que um tipo de transformação de energia. Exemplo: Para se obter energia eléctrica a partir de uma barragem (energia hídrica ou hidráulica). 1º processo de transformação Energia cinética+Energia potencial = Energia mecânica 2º processo de transformação Energia mecânica -> Energia eléctrica (turbina+gerador)

9 Fontes de energia Combustíveis
Fósseis – A partir do petróleo, gás (natural, metano) . Nucleares – A partir de materiais com radioactividade. Biomassa – A partir de restos da floresta. Solar – A partir da radiação do Sol. Geotérmica – Aproveitamento do calor mais próxima do centro da Terra. Hídrica – Aproveitamento a partir da diferença de altura a que se encontra a água.

10 O que são formas de energia
Energia química Por exemplo no processo de reacções químicas existentes nas pilhas. Energia nuclear Por exemplo quando o material radioactivo liberta calor Energia Calorífica Energia proveniente do Sol Energia mecânica Quando se movimenta uma turbina Energia eléctrica Movimentação de electrões nos condutores (bons condutores)

11 Tipos de Energias Energias renováveis Energias não renováveis
Fonte inesgotável de energia Encontra-se através da energia do Sol, movimento dos oceanos, Energia do vento Energias não renováveis Existem na natureza mas de forma limitada Dependendo do tipo de combustível (fósseis, gás natural, carvão) as reservas em termos de anos de utilização para o actual nível de consumo variam.

12 Fontes de Energia renováveis
Equipamentos Energia Solar Painéis solares (saída, água quente) Painéis foto voltaicos. (saída, energia eléctrica) Energia Eólica Aerogerador Parque eólico Energia hídrica Barragem com aproveitamento hidroeléctrico

13 Fontes de Energia Não renováveis
Material/Combustível Aplicação Carvão mineral Centrais termoeléctricas que convertem a energia do carvão em energia eléctrica. Gás natural Transformação do gás para produção de calor Petróleo Centrais termoeléctricas. Motores. Materiais plásticos.

14 Transformação de energia Hidráulica para eléctrica
Ver exemplo

15 Transformação de energia eólica para eléctrica
Utilização de Aerogeradores e montagem

16 Bibliografia http://www.e-escola.pt/topico.asp?id=483&ordem=2


Carregar ppt "Energia Educação Tecnológica Prof.-Fernando Rui Campos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google