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1 Plano de Contingência

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Apresentação em tema: "1 Plano de Contingência"— Transcrição da apresentação:

1 1 Plano de Contingência

2 2 Definições Plano de Contingência Resposta de emergência durante uma crise. Disponibilidade Estar acessível e utilizável sob demanda. Confiabilidade Contar com a credibilidade das pessoas envolvidas. Sobrevivência Continuar em operação apesar das condições adversas

3 3 Foco (Antigamente) Estava associado à sobrevivência das empresas. - Principalmente da marca. - Recuperação após o desastre. Os componentes eram tratados isoladamente. Não existia um plano que abrangesse toda a empresa. Conceito de desastre atrelado ao caos gerado por fatores naturais.

4 4 Foco (Atual) O que é que os clientes precisam? – Continuidade de serviços. – Continuidade de produtos. Conceito de incidente. – Concretização de uma ameaça previamente identificada. – Pode ser seguido de um desastre. – Monitoração antes que ocorra.

5 5 Estratégias de Contingência 1. Estratégia de Contingência Hot-site – Estratégia quente. – Pronta para entrar em operação assim que uma situação de risco ocorrer. 2. Estratégia de Contingência Warm-site – Aplicável a objetos com maior tolerância à paralisação. – Pode ficar indisponível por mais tempo. 3. Estratégia de Contingência Cold-site – Propõe uma alternativa a partir de um ambiente com os recursos mínimos. – Aplicável à situação com tolerância de indisponibilidade ainda maior.

6 6 Estratégias de Contingência A. Estratégia de Contingência de Realocação de Operação – Desviar a atividade para outro ambiente físico. – Existência de folgas de recursos. B. Estratégia de Contingência Bureau de Serviços – Transferência da atividade atingida para um ambiente terceirizado. – As informações são manuseadas podem ser terceiros e em um ambiente fora de controle. C. Estratégia de Contingência Auto-suficiência – Muitas vezes, é a melhor ou única estratégia possível para determinada atividade. – Ocorre quando nenhuma outra estratégia é Aplicável. A estratégia escolhida depende diretamente da tolerância da empresa!

7 7 Planos de Contingência Desenvolvidos para cada ameaça. É fator crítico de sucesso estabelecer adequadamente os gatilhos de acionamento para cada plano de contingência. Definir parâmetros de tolerância. Subdivididos em: Plano de Administração de Crise. Plano de Continuidade Operacional. Plano de Recuperação de Desastres.

8 8 Plano de Administração de Crise Tem o propósito de definir passo-a-passo o funcionamento das equipes: Antes, durante e depois da ocorrência do Incidente. Define os procedimentos a serem executados até o retorno normal das atividades. Exemplo: comunicação do fato à imprensa.

9 9 Plano de Continuidade Operacional Define os procedimentos para contingenciamento dos ativos que suportam cada processo de negócio. Reduz o tempo de indisponibilidade e os impactos potenciais ao negócio. Exemplo: as ações diante da queda de uma conexão à Internet.

10 10 Plano de Recuperação de Desastres Define um plano de recuperação e restauração das funcionalidades: Ativos humanos Ativos operacionais Ativos tecnológicos Ativos específicos a funcinalidade Restabelecimento do ambiente e das condições originais de operação.

11 11 Fases de Elaboração Análise dos ativos (escopo). Análise das vulnerabilidades. Análise das ameaças. Análise da probabilidade. Análise do impacto. Análise de risco. Análise de impacto em negócios. Desenvolvimento dos planos de contingência. Treinamento e teste dos planos. Implementação e manutenção.


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