A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Transportadores de Produtos Perigosos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Transportadores de Produtos Perigosos"— Transcrição da apresentação:

1 Transportadores de Produtos Perigosos
Inspeção de Veículos Transportadores de Produtos Perigosos CEL PM ADELSON GUIMARÃES DE OLIVEIRA

2 Introdução A instalação ou ampliação de grandes complexos químicos
e petroquímicos: COPEC, CIA e RLAM O desenvolvimento e o crescimento regional aumentam a possibilidade de riscos de desastres tecnológicos e ambientais A maior parcela dos produtos químicos ou matérias-primas são movimentadas através do modal rodoviário. Necessidade de atuação sistemática na prevenção de possíveis desastres e mitigação dos danos.

3 Objetivo A inspeção de veículos transportadores de produtos perigosos tem por objetivo: a avaliação da existência e/ou funcionamento dos equipamentos de segurança veicular obrigatórios; simbologia específica de identificação; extintores e o kit de emergência; Documentação de porte obrigatório do condutor, do veículo e da carga. Estabelecer provisões especiais para o transporte de determinados produtos, mantendo-se sob controle os riscos a eles inerentes; levantar dados confiáveis para adoção de procedimentos os casos de emergência e de estruturação de um sistema de ação entre os órgãos / entidades públicas e privadas.

4 Abrangência Os procedimentos específicos aqui descritos deverão ser observados por todos agentes públicos que sejam empregados na inspeção de veículos utilizados para o transporte de produtos classificados como perigosos .

5 Um Grave Problema Brasileiro
POLÍCIA RODOVIÁRIA CORPO DE BOMBEIROS ÓRGÃO AMBIENTAL SISTEMA DE INFORMAÇÕES SETOR SAÚDE DEFESA CIVIL EMPRESAS

6 Rede de Responsabilidades
FABRICANTE / IMPORTADOR (veículo/produto) ·   risco produto ·   especificações acondicionamento ·   especificações veículo (INMETRO) EXPEDIDOR / CONTRATANTE DO TRANSPORTE (operações de carga) ·  Acondicionamento ·  Identificação · Equipamento de emergência · Treinamento pessoal TRANSPORTADOR (Rodoviário / Ferroviário) - Veículos e equipamentos · Certificado do Veículo e equipamento (Granel) Vistoria técnica     Identificação veículo ·  Serviço técnico especializado ·  Transbordo · Treinamento pessoal / EPI DESTINATÁRIO (Operações de descarga)

7 Ação Fiscalizadora - Dec. 96.044/88
DOCUMENTOS DE PORTE OBRIGATÓRIO DO CONDUTOR, VEÍCULO E CARGA; APARELHOS EXTINTORES; ADEQUAÇÃO DOS RÓTULOS DE RISCO E PAINÉIS DE SEGURANÇA, BEM ASSIM DOS RÓTULOS E ETIQUETAS DAS EMBALAGENS, E AO PRODUTO ESPECIFICADO NO DOCUMENTO FISCAL; VERIFICAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE VAZAMENTO NO EQUIPAMENTO DE TRANSPORTE DE CARGA A GRANEL E, EM SE TRATANDO DE CARGA FRACIONADA, SUA ARRUMAÇÃO E ESTADO DE CONSERVAÇÃO DAS EMBALAGENS. EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA VEICULAR OBRIGATÓRIO; KIT DE EMERGÊNCIA

8 Dificuldades CAPACITAÇÃO TÉCNICA DO PESSOAL ENVOLVIDO;
RECEPTIVIDADE DO SETOR DE TRANSPORTE; PODER DE POLÍCIA PARA AUTUAR E APLICAR PENALIDADES E MEDIDAS ADMINISTRATIVAS; ÁREA SEGURA PARA CUSTÓDIA, CORREÇÃO DE PROBLEMAS E TRANSVASO DE SUBSTÂNCIAS DOS VEÍCULOS IRREGULARES (APRENDIDOS).

9 Propostas de Ações Interinstitucionais
A INFRA ESTRUTURA INSTITUCIONAL E AUSÊNCIA DE INTEGRAÇÃO ENTRE O PODER PÚBLICO E SOCIEDADE EXIGEM A ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE MAIS AMPLAS, INOVADORAS E PUNITIVAS; ESTABELECIMENTO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES ALIMENTADOS COM DADOS CRUZADOS ENTRES ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO, CORPOS DE BOMBEIROS E VIGILÂNCIA SANITÁRIA.

10 é só um sonho de quem sonha só. Mas sonho de quem sonha junto é
Conclusão “Sonho de quem sonha só é só um sonho de quem sonha só. Mas sonho de quem sonha junto é realidade.” Milton Nascimento


Carregar ppt "Transportadores de Produtos Perigosos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google