A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Catástrofes Naturais Trabalho realizado por: António Teles Nº3 Carlos Francisco Nº5 Inês Borges Nº 9.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Catástrofes Naturais Trabalho realizado por: António Teles Nº3 Carlos Francisco Nº5 Inês Borges Nº 9."— Transcrição da apresentação:

1 Catástrofes Naturais Trabalho realizado por: António Teles Nº3 Carlos Francisco Nº5 Inês Borges Nº 9

2 Introdução Nós decidimos fazer este trabalho porque é um tema importante que devemos nos preocupar hoje em dia.

3 O poder do planeta Os Vulcões, Maremotos, Terramotos, furacões, fogos florestais, inundações a natureza é enfurecida. Tem a sua parte espectacular mas como também tem a parte aterradora. Em cada ano ficam pessoas feridas e algumas sem casa mas muitas delas acabam por morrer.

4 Catástrofes naturais Origem Geológica Origem climática

5 Origem Geológica Sismos Vulcões

6 sismos Os sismos (terramotos) é um fenómeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra. resulta de movimentos subterrâneos das placas tectónicas o movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas.

7 Antes,durante e depois de um sismo

8 Terramoto de Lisboa No dia 1 de Novembro de 1755 a capital de Portugal foi agitado por um violento sismo que causou a morte a milhares de pessoas e a destruição de centenas de edifícios. considerado um dos maiores sismos de sempre, com uma magnitude estimada de Os seus efeitos foram sentidos em Marrocos.

9 Prevenção do sismo Apesar dos progressos, é impossível determinar, com exactidão, a ocorrência de um sismo. No entanto, a prevenção é importante para minorar as consequências. Assim é importante que exista: - estudo geológico dos terrenos; - construções parassísmicas; - formação do pessoal; - planos de evacuação; - educação da população.

10 O que é o sismógrafo Sismógrafo é um aparelho que regista as ondas sísmicas, ou seja, a intensidade dos terramotos.

11 Perigosidade e Risco Sísmico em Portugal

12 Vulcões

13 Vulcão é uma estrutura geológica criada pelo magma. Os vulcões tipicamente apresentam formato cónico e montanhoso.

14 Consequências da erupção O magma no interior da crosta terrestre, tem tendência a subir originando uma erupção vulcânica. A erupção de um vulcão pode resultar num grave desastre natural.

15 Diferentes tipos de vulcões: Vulcão tipo havaiano: os vulcões tipo havaianos, relativamente aplanados, têm erupções efusivas: as lavas muito fluidas escoam rapidamente, nunca originado explosões, mas muito perigosas devido à rapidez com que a lava se desloca.

16 Diferentes tipos de vulcões: Vulcões tipo peleano: Este tipo de vulcões caracterizam-se explosões extremamente violentas em que a nuvem ardente se desloca a grande velocidade sobre o solo, queimando tudo o que encontra, por vezes, até vários quilómetros.

17 Origem climática

18 Tornados Secas Inundações

19 Tornados Um tornado consiste numa violenta coluna de ar, móvel e rotativa, que pode, ou não, entrar em contacto com o solo. A palavra tornado é de origem castelhana.

20 Inundações Uma inundação pode ser o resultado de uma grande tempestade que deixa cair uma chuva que não foi suficientemente absorvida pelo solo e outras formas de escoamento, causando transbordamentos.

21 Prevenção das Inundações É imprescindível que se leve em conta planos de acção de prevenção contra essas catástrofes Construção e manutenção de diques, barragens de defesa contra inundações, valas, tanques de contenção ou ainda obras de revitalização de rios. Cumprir as indicações dos técnicos da protecção civil

22 Maiores inundações no Brasil Santa Catarina, Paraíba, 2004 Minas Gerais, Acre, Rio de Janeiro, Blumenau, Santa Catarina, Rio de Janeiro, 1966 e 1967 Porto Alegre, Blumenau, 1911

23 Secas A seca é um fenómeno climático causado pela insuficiência de precipitação, ou chuva numa determinada região por um período de tempo muito grande.

24 Consequências da seca Escassez de água (potável e para a agricultura) A vida vegetal começará a morrer. Morte de seres vivos, incluindo vidas humanas Aumenta a concentração dióxido de carbono. Diminui a concentração de oxigénio provoca o aquecimento global.

25 Como evitar as secas Poupar água Evitar a poluição da água Evitar a poluição atmosférica Acatar as orientações da protecção civil e dos bombeiros.

26 Bibliografia: Naudin claude, lise marie e gautier yvesla terre une planéte activecampo de letras 1993.(este livro era Francês mas foi traduzido para Portugues pela escritora Cristina Cunha).

27 Conclusão Nós gostamos muito de fazer este trabalho porque aprendemos um pouco mais sobre as catástrofes naturais. Esperamos que tenham gostado.

28


Carregar ppt "Catástrofes Naturais Trabalho realizado por: António Teles Nº3 Carlos Francisco Nº5 Inês Borges Nº 9."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google