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Secretaria de Saúde Pública

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Apresentação em tema: "Secretaria de Saúde Pública"— Transcrição da apresentação:

1 Secretaria de Saúde Pública
Secretário de Saúde Dr. Eduardo Dall’Acqua Secretário Adjunto Dr. Adriano Bechara

2 DEPARTAMENTOS Assistência à Saúde
Dr. Sergio Paulo de Almeida Nascimento Hospital e Pronto Socorro Enfª Marta Elisa Panarielo Saúde Pública A. Social Maria Cecília Gulo Cabrita Nogueira Avaliação e Controle Adm. Cleber Sucow Nogueira Administração Contab. Sidney Costa

3 Departamento de Assistência à Saúde
Coordenação EACS/ESF Enfª Ercília Truviz Gambini Drª Lúcia Helena Corte Alcântara Chefe de Divisão de Atenção Básica Jaime Gomes Travesso

4 Composta de 20 unidades de saúde (Unidade de Saúde da Família)
Rede de Atenção Básica Composta de 20 unidades de saúde 5 Multiclínicas Médicos: 13 Clínicos; 16 Pediatras; 11 Ginecologistas; 11 Dentistas; 06 Enfermeiros; 36 Auxiliares de Enfermagem; 67 Agentes Comunitário de Saúde. 15 USAFAS (Unidade de Saúde da Família) 042 Médicos Generalistas; 042 Enfermeiros; 014 Dentistas; 084 Auxiliares de Enfermagem; 210 Agentes Comunitário de Saúde. Laboratório de Saúde Pública – retaguarda de exames laboratoriais para toda rede de saúde municipal.

5 Divisão de Especialidades É composta por: CEMAS – Centro de Especialidades e Assistência Social.
Hematologista; Mastologista; Nefrologista; Neurologista; Nutricionista; Oftalmologista; Oncologista; Ortopedista; Otorrinolaringologista; Pneumologista, Reumatologista e Urologista. Alergista; Assistente Social; Cardiologista; Cirurgião Geral; Cirurgião Plástico; Cirurgião Vascular; Dermatologista; Fisioterapeuta; Fonoaudióloga; Gastroenterologista; Geriatra;

6 Divisão de Especialidades
São encaminhados, também, exames complementares solicitados pela rede, como: Audiometria; Colposcopia; Ecocardiograma; Eletrocardiograma; Eletroencefalograma; Endoscopia; Mapeamento de Retina / Fundoscopia; Teste Ergométrico, Ultra-som c/ doppler MMI e Ultra-som.

7 Divisão de Especialidades
A Divisão de Especialidades ainda é composta por: CRATH – Centro de Referência de Atendimento à Tuberculose e Hanseníase; SAE – Serviço de Assistência Especialidades(DST/AIDS) CTAP – Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção; HD – Hospital Dia; CAPS – Centro de Atendimento Psicoterapeutico; CAPSAD - Centro de Atendimento Psicoterapeutico Álcool e Drogas (em implantação), Saúde Mental e Núcleo HENRY - Atendimento à crianças e adolescentes com comprometimentos neurológicos.

8 Distribuição da Rede de Saúde de Praia Grande

9 Departamento de Hospital e Pronto Socorro
Unidades Pronto Socorro Boqueirão Unidade de referência emergencial e internação. Pronto Socorro Quietude Unidade de atendimento emergencial para crianças e adultos. Pronto Atendimento Samambaia Unidade de atendimento de urgência em geral. Hospital Municipal Unidade hospitalar de médio porte, com internações gerais. Em fase de implantação de Cooperação Técnica, Científica e de Assistência à Saúde entre a Secretaria de Saúde de Praia Grande e a Universidade Federal de São Paulo

10 Profissionais da Rede Hospitalar e Pronto Socorro
Dentistas Buco – Maxilo Enfermeiros Técnicos de Enfermagem Auxiliares de Enfermagem Recepcionistas Motoristas Operadores de Rádio

11 Departamento de Saúde Pública
Vigilância Sanitária – Trabalha pela harmoniosa adaptação do homem à natureza, pelo racional aproveitamento dos recursos naturais, pela proteção contra os riscos decorrentes do processo de produção e pela segurança no consumo de bens e serviços. Vigilância Epidemiológica – Atua como um alerta permanente em relação à ocorrência e distribuição das doenças e dos fatores que propiciem aumento no risco da transmissão. Controle de Zoonoses – Desenvolve um conjunto de ações de prevenção de doenças causadas por animais. Promove ações de relação com os animais, conforme os preceitos do “bem estar animal”.

12 Departamento de Avaliação e Controle
Avalia, controla e monitora as atividades desenvolvidas pela rede de saúde municipal. Gerencia o SAU/SUS - canal de acesso ao usuário do Sistema Único de Saúde para reclamações, denúncias, solicitações e elogios, sendo um instrumento de comunicação entre o usuário do SUS com o setor Saúde municipal

13 Departamento de Administração
Atividades: Controle e monitoramento administrativo e financeiro de todas as ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde Pública: Aquisição, estoque, distribuição e controle de todo material, insumos e medicamentos usados na rede, Controle dos recursos humanos e Acompanhamento e monitoramento dos processos, projetos, programas e contratos da Saúde.

14 Reorganização do Modelo da Atenção Básica
Saúde da Família Tônica do Atendimento: Atenção centrado na família; Foco na saúde; Ação pró ativa, atende à demanda de forma contínua e racional; Ênfase na integralidade da assistência; Indivíduo é sujeito integrado à família, ambiente e comunidade; Ação centrada na equipe Ação intersetorial. Profissionais compromissados; Humanização do Processo de Assistência; Qualidade do Atendimento, Vinculação dos profissionais com a população adscrita (carga horária estendida) e Equipe com maior número de pessoas

15 Estratégia Saúde da Família
Trabalhos Desenvolvidos: Grupos de Promoção da Saúde (palestras, passeios, dança, práticas corporais, trabalhos manuais, atividade física, etc.); Parcerias com associações de bairros, escolas, creches, PIC’s, unidades de esportes entre outras; É um serviço em constante evolução e aprimoramento, onde temos como fator fundamental a valorização do ser humano.

16 DESAFIOS Cultura imediatista da população;
Baixa alta estima de profissionais e população; Formação tradicional dos técnicos; Descompromisso de profissionais e população; Diferença salarial com os demais setores da rede de saúde; Alta rotatividade de profissionais, Interferência de lideranças e 85% da população SUS dependente

17 Resultados Institucional Aumento no quadro de funcionários da saúde;
Ampliação da coleta de exames laboratoriais com agilidade na entrega dos resultados; Disponibilização da aplicação de vacinas, realização de curativos e verificação de pressão arterial, em horário integral do funcionamento da unidade; Descentralização do teste do pezinho para todas as unidades; Duplicação dos exames preventivos e agilidade na entrega dos resultados; Enfermeiras em todas as unidades; Supervisoras em todas as unidades.

18 Resultados Trabalhadores Contratação por Concurso Público (Técnicos);
Contratação por Processo Seletivo (ACS); Remuneração diferenciada, Educação permanente e Desprecarização dos contratos de trabalho.

19 Resultados População Participação nos Conselhos de Usuários;
Vinculação da população com a Estratégia e as equipes de saúde, Estímulo à convivência social e Incorporação de hábitos mais saudáveis de vida.

20 Muito Obrigado!

21 Secretaria de Saúde Pública
Fone: 13 –


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