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Gestão mais ágil e produto popular são armas da Nestlé para crescer

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Apresentação em tema: "Gestão mais ágil e produto popular são armas da Nestlé para crescer"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão mais ágil e produto popular são armas da Nestlé para crescer
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO Gestão mais ágil e produto popular são armas da Nestlé para crescer Aline Patrícia de Paula Sousa Caroline Bergonzi

2 Introdução Maior empresa de alimentos do mundo.
500 fábricas espalhadas em 5 continentes. Presente em 86 países. Crescimento de 16% em 2007 e lucro US$ 9,63 bilhões (dados comparados com 2006).

3 - Problema: - Resposta:
Os produtores locais são os principais concorrentes da Nestlé. - Resposta: O futuro presidente, Paul Bulcker, quer fazer a empresa funcionar como um frota de veleiros ágeis e eficazes.

4 Estratégias Estratégia de frota: separar unidades de negócio.
Ex: Divisão de nutrição, divisão de pet food e etc. Estratégia flexível e rápida: para evitar a burocracia de uma grande empresa, as unidades de negócio serão mais flexíveis. Economia de escala.

5 Capacidade Desvinculação da imagem de uma empresa alimentícia tradicional Inovação Lançamento de produtos Serviços com valor agregado

6 Áreas estratégicas para o crescimento
Setor de nutrição, saúde e bem estar - Aquisição da Gerber e Novartis Vendas anuais de US$ 9,8 bilhões Setor de produtos de preços populares Crescimento de vendas de 25% por ano Ex: lácteos, Nescafé, culinários Maggi Setor de “alimentação fora de casa” Ação mais agressivas e rendimento de US$ 6,4 bilhões Setor de produtos de luxo - Ex: Nespresso (café em cápsula) com expansão de 40 % em 2007em vendas.

7 Segmentação - Marketing local: venda de produtos populares no Nordeste
● crescimento de vendas é maior que nas outras regiões do Brasil - Características comportamentais: preço baixo, sabor diferenciado ● exemplo: Nescafé Dolca

8 Concorrência - Bauducco e Hershey’s: joint-venture provocou maior rivalidade no setor de chocolates ●faturamento de ambos soma quase R$1bi - Bauducco: disputa acirrada pelo mercado de biscoitos; agora, enfrenta a Nestlé para faturar no mercado de bebidas lácteas em pó. - M. Dias Branco: receita líquida de R$1,3 bi em 2006 ●principal mercado de biscoitos da companhia: região Nordeste

9 - A Nestlé entendeu que o mercado consumidor brasileiro não é homogêneo
● produtos específicos para determinadas regiões ● apelos diferenciados; ex.: “linha retro” - Identificou os segmentos que deseja atingir e se posicionou

10 - Elaboração de estratégia competitiva: expandir a participação no mercado de produtos populares no Brasil ● ampliação da fábrica da Nestlé na Bahia - Estratégia de ataque: preços menores e maior rede de distribuição

11 Linha de produtos da Nestlé
Abrangência: 16 linhas de produtos Ampliação: - mercado abaixo: investimento em produtos populares - complementação: mais produtos a partir dos leques já existentes

12 Caso Garoto A Garoto é maior que divisão de chocolate da Nestlé.
Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e Ministério Público Federal uniram-se contra a Nestlé e o processo foi reaberto. A Nestlé pode ser obrigada a vender a Garoto.

13 Referências bibliográficas
Jornal Valor


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