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Aline Patrícia de Paula Sousa Caroline Bergonzi UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO Gestão.

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1 Aline Patrícia de Paula Sousa Caroline Bergonzi UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO Gestão mais ágil e produto popular são armas da Nestlé para crescer

2 Maior empresa de alimentos do mundo. 500 fábricas espalhadas em 5 continentes. Presente em 86 países. Crescimento de 16% em 2007 e lucro US$ 9,63 bilhões (dados comparados com 2006). Introdução

3 - Problema : Os produtores locais são os principais concorrentes da Nestlé. - Resposta: O futuro presidente, Paul Bulcker, quer fazer a empresa funcionar como um frota de veleiros ágeis e eficazes.

4 Estratégias Estratégia de frota: separar unidades de negócio. Ex: Divisão de nutrição, divisão de pet food e etc. Estratégia flexível e rápida: para evitar a burocracia de uma grande empresa, as unidades de negócio serão mais flexíveis. Economia de escala.

5 Capacidade Desvinculação da imagem de uma empresa alimentícia tradicional Inovação Lançamento de produtos Serviços com valor agregado

6 Áreas estratégicas para o crescimento Setor de nutrição, saúde e bem estar - Aquisição da Gerber e Novartis -Vendas anuais de US$ 9,8 bilhões Setor de produtos de preços populares -Crescimento de vendas de 25% por ano -Ex: lácteos, Nescafé, culinários Maggi Setor de alimentação fora de casa -Ação mais agressivas e rendimento de US$ 6,4 bilhões Setor de produtos de luxo - Ex: Nespresso (café em cápsula) com expansão de 40 % em 2007em vendas.

7 Segmentação - Marketing local: venda de produtos populares no Nordeste crescimento de vendas é maior que nas outras regiões do Brasil - Características comportamentais: preço baixo, sabor diferenciado exemplo: Nescafé Dolca

8 Concorrência - Bauducco e Hersheys: joint-venture provocou maior rivalidade no setor de chocolates faturamento de ambos soma quase R$1bi - Bauducco: disputa acirrada pelo mercado de biscoitos; agora, enfrenta a Nestlé para faturar no mercado de bebidas lácteas em pó. - M. Dias Branco: receita líquida de R$1,3 bi em 2006 principal mercado de biscoitos da companhia: região Nordeste

9 - A Nestlé entendeu que o mercado consumidor brasileiro não é homogêneo produtos específicos para determinadas regiões apelos diferenciados; ex.: linha retro - Identificou os segmentos que deseja atingir e se posicionou

10 - Elaboração de estratégia competitiva: expandir a participação no mercado de produtos populares no Brasil ampliação da fábrica da Nestlé na Bahia - Estratégia de ataque: preços menores e maior rede de distribuição

11 Linha de produtos da Nestlé Abrangência: 16 linhas de produtos Ampliação: - mercado abaixo: investimento em produtos populares - complementação: mais produtos a partir dos leques já existentes

12 Caso Garoto A Garoto é maior que divisão de chocolate da Nestlé. Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e Ministério Público Federal uniram-se contra a Nestlé e o processo foi reaberto. A Nestlé pode ser obrigada a vender a Garoto.

13 Referências bibliográficas Jornal Valor /ult91u shtmlhttp://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro /ult91u shtml m html


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