A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Www.clickbio.pro.br Sucessão ecológica Profª Reisila Mendes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Www.clickbio.pro.br Sucessão ecológica Profª Reisila Mendes."— Transcrição da apresentação:

1 Sucessão ecológica Profª Reisila Mendes

2 É um fenômeno dinâmico onde as populações pioneiras são gradativamente substituídas até que se estabeleça uma comunidade estável e em equilíbrio com as condições do habitat.

3 A Comunidade pioneira (ECESE) é constituída por poucas espécies que formam uma cadeia alimentar simples e, por isto, muito vulnerável, instável.

4 As Comunidades em transição (SERES) surgem à medida que novas espécies passam a fazer parte da comunidade pioneira, aumentando a diversidade e a biomassa.

5 A Comunidade clímax se estabelece quando ocorre equilíbrio dinâmico natural (HOMEOSTASE) entre todas as populações e o ambiente. Ou seja: tudo que é produzido, é consumido. Nada sobra, nada falta.

6 AtributosSere(s) - Em desenvolvimento Climax (maduro) Condições ambientaisVariáveis e imprevisíveisConstante ou previsivelmente variável Populações Tamanho do indivíduoPequeno porteGrande porte Ciclo de vidaCurto e simplesLongo e complexo CrescimentoRápido/alta mortalidadeLento/maior capacidade de sobrevivência Estrutura da comunidade Estratificaçãopoucamuita Biodiversidadebaixaalta Energética PPBbaixaalta PPLaltaBaixa (tende a zero) Cadeia alimentarLinear (simples)Em rede (complexa) Continua...

7 AtributosEm desenvolvimentomaduro Nutrientes Ciclo dos mineraislentorápido Nutrientes inorgânicosExtrabióticosIntrabióticos Disponibilidade dos nutrientes altaBaixa (está nos corpos dos seres vivos) Possibilidade de exploração pelo homem Potencial de produçãoaltabaixa Capacidade de resistir à exploração GrandePequena Fonte: Odum, 1971

8

9 Classificação dos processos sucessionais: Sucessão primária : em substratos não previamente ocupados por organismos. Ex.: afloramentos rochosos, exposição de camadas profundas de solo, depósitos de areia, lava vulcânica recém solidificada)

10 Sucessão secundária: em substratos que já foram anteriormente ocupados por uma comunidade e, consequentemente, contêm matéria orgânica viva ou morta (detritos, propágulos). Ex: clareiras, áreas desmatadas, fundos expostos de corpos de água.

11 Exemplo de sucessão ecológica secundária

12

13

14

15

16


Carregar ppt "Www.clickbio.pro.br Sucessão ecológica Profª Reisila Mendes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google