A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONFERÊNCIA Dr. Antonio Jesus Viana de Pinho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONFERÊNCIA Dr. Antonio Jesus Viana de Pinho"— Transcrição da apresentação:

1 CONFERÊNCIA Dr. Antonio Jesus Viana de Pinho
OS MALES DO FUMO CONFERÊNCIA Dr. Antonio Jesus Viana de Pinho

2 O TABACO 1. Produtos derivados: O fumo de cigarro, o fumo de cachimbo, o fumo de mascar e o fumo de aspirar (rapé). 2. Produtos secundários:Como inseticida, desinfetante e fertilizante. 3. Maiores produtores: EEUU, URSS, Brasil...

3 O TABACO 4. Estados produtores: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Alagoas, Bahia... 5. Estímulos a produção: Altos impostos 6. Fabricantes de fumo: Multinacionais. 7. Doenças do tabaco: A mela, o mofo azul, o mosaico, a pulguinha, a lagarta e o gafanhoto.

4 O TABACO 8. Controle das pragas do tabaco: Fungicidas e inseticidas.
9. Modo de secagem: Estufas a fogo baixo por lenha. 10. Conseqüência: Destruição da mata nativa. 11. Produtos adicionados: Adoçantes, aromatizantes artificiais, mentol, glicerina e outros.

5 O TABACO 12. Origem do tabaco: Américas.
13. Vício do fumo: Século XVIII. 14. Primeira reação ao fumo: Os puritanos nos EEUU que o consideravam um narcótico perigoso. 15. Compostos nocivos: A nicotina, o alcatrão e as partículas tóxicas.

6 A NICOTINA 1. É um óleo incolor e transparente; um alcalóide.
2. É encontrado no fumo na proporção de 2 a 7%. 3. Mais concentrada nos cigarros de menor preço (os dos pobres). 4. É extremamente venenosa.

7 A NICOTINA 5. Causa: Vômitos, fraqueza, pulsação rápida e fraca, até o colapso e a morte. 6. Provoca: Náuseas, indigestão, úlceras estomacais, ataques cardíacos e derrames cerebrais, etc.

8 O ALCATRÃO 1. É um composto oleoso escuro, produto da combustão.
2. É cancerígeno para os lábios, garganta, cordas vocais, pulmões e outros órgãos do corpo humano. 3. Aumenta em muito a morte, entre os fumantes.

9 AS PARTÍCULAS TÓXICAS 1. Ficam retidas nos alvéolos dos pulmões.
2. Destroem os cílios brônquicos, que servem para tirar as secreções. 3. São absorvidas pelas células alveolares. 4. Impedem a passagem de oxigênio por essas células.

10 AS PARTÍCULAS TÓXICAS 5. Causam cicatrizações nas paredes alveolares.
6. Provocam a diminuição da capacidade ventilatória pulmonar. 7. Facilitam as infecções pulmonares (DPOC, bronquite, bronquiectasias)

11 RESULTADOS DO HÁBITO DE FUMAR
1. Enfartes do miocárdio. 2. Câncer de pulmão e outras partes. 3. Bronquiectasias. 4. Enfisema. 5. Pneumonias.

12 RESULTADOS DO HÁBITO DE FUMAR
6. Tuberculose. 7. Cirrose do fígado. 8. Gastrites. 9. Úlceras do estômago. 10. Câncer do estômago. 11. Aumento das mortes em 57%.

13 AÇÕES DO FUMO SOBRE O CÉREBRO
1. Estimula o sistema nervoso. 2. Diminui a vontade de comer, levando a fraqueza. 3. Aumenta a arterioesclerose. 4. Aumenta as tromboses cerebrais. 5. Aumenta a demência senil. 6. Aumenta a Doença de Alzheimer.

14 POR QUE AS PESSOAS FUMAM?
1. Por imitação: Para imitar os pais, os empresários, os chefes e os ricos. 2. Por ignorância: Por acreditarem que não prejudica a saúde, que tira a fome, que raciocinam melhor, que se acalmem, que lhes dá ânimo.

15 POR QUE AS PESSOAS FUMAM?
3. Por vaidade: Nas reuniões sociais, para mostrem anéis e pulseiras. Para dizer que têm “estatus”. 4. Pela ânsia da masculinidade: Principal causa na infância entre homens. Para impressionais as garotas. Para dizer que já são adultos.

16 POR QUE AS PESSOAS FUMAM?
5. Por tédio e solidão: Pessoas que dão pouco valor a bondade, a inteligência, ao afeto e ao verdadeiro amor, tendo seu tempo vazio. Pessoas que se afastam dos demais.

17 POR QUE AS PESSOAS FUMAM?
6. Por medo, preocupações, insegurança e tristeza: Pessoas que sentem infelizes, que usam álcool, que gostam de jogo e desempregados.

18 POR QUE AS PESSOAS FUMAM?
7. Sentimentos de ambição, fracasso, inferioridade, desejos reprimidos: Por quererem ser poderosos, belos e ricos. Por causa de fracassos em suas vidas. Para compensar sentimentos de menor valia. Por desejo de vingança. Por repressão a que são submetidos.

19 POR QUE AS PESSOAS FUMAM?
8. A tensão nervosa, que incita a procura de estimulantes: Cargos com muita responsabilidade. Procura constante de maiores rendimentos. Vida irregular.

20 POR QUE AS PESSOAS FUMAM?
9. O prazer oral: A sensação infantil de ter algo entre os lábios. 10. A virilização da mulher: Os movimentos feministas. A procura da igualdade. A busca dos “privilégios” dos homens. Certa procura de vingança sobre os homens. A liberdade de ação.

21 DADOS SOBRE O FUMO 1) O consumo de cigarros no planeta, é de cerca de 5,3 trilhões de unidades. 2) A população de fumantes é de cerca de 1,8 bilhões de pessoas. 3) As projeções para 2020 são de mais 1,6 bilhões de fumantes. 4) O consumo nessa época, será de 10 trilhões de unidades.

22 DADOS SOBRE O FUMO 5) No Brasil morrem mais de 100 mil pessoas por ano pelo fumo. 6) O fumo causa 6% das mortes todas no mundo. 7) 50% dos fumantes têm suas vidas encurtadas de 20 a 25 anos.

23 AS INDÚSTRIAS DE FUMO 1. Movimentam mais de 3 bilhões de dólares por ano. 2. São grandes pagadores de impostos e geradores de publicidade. 3. Trazem uma falsa impressão de progresso para as regiões onde se implantam, porque:

24 PORQUE A - Destroem a vegetação nativa das regiões que produzem tabaco. B - Contaminam o solo com fortes defensivos agrícolas. C - Contaminam os rios pelas águas, deslocadas pelas chuvas. D – Contaminam as pessoas que manuseiam com os defensivos.

25 PORQUE E – Pagam o preço que querem pelo fumo.
F – Financiam os produtores de fumo, mantendo-os sob seu jugo. G - Exigem uma qualificação cada vez maior do fumo, tornando o produtor cada vez mais dependente.

26 PORQUE H – Exigem que construam estufas para a secagem do fumo, com o dinheiro que pagam aos produtores. I – Não têm responsabilidades de higiene, sanitárias, trabalhistas, de assistência médica ou de indenização aos produtores.

27 PORQUE J – Como estão sendo perseguidas nos países desenvolvidos, procuram os mais pobres, onde recebem apoio, muitas vezes, baseado na corrupção dos governantes. K – Entre os países mais pobres, escolhem aqueles em que a mão de obra é mais barata.

28 PORQUE L – Caso os custos aumentem, fecham as portas e partem para outras regiões, não se importando com o desemprego que causam. M – Pagam grandes campanhas publicitárias, onde juntam o fumo com o prazer e a riqueza, escondendo do povo, os males do mesmo e incentivando cada vez mais o seu uso.

29 TRATAMENTO DO FUMANTE 1- Já foram tentados, para ajudar a quem quer parar de fumar, desde a terapia intensiva até o raio laser, passando pelos chicletes, os adesivos, o spray e a piteira que absorve parte da nicotina e do alcatrão. 2 – Os melhores resultados...

30 Os melhores resultados...
O que melhor tem dado resultado é a decisão voluntária de deixar de fumar, auxiliado pelos CURSOS SOBRE OS MALES DO FUMO.


Carregar ppt "CONFERÊNCIA Dr. Antonio Jesus Viana de Pinho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google