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Responsabilidade Social

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Apresentação em tema: "Responsabilidade Social"— Transcrição da apresentação:

1 Responsabilidade Social
Sempre ao lado da Responsabilidade Social

2 Visão Geral da Coelba Estado da Bahia Estado da Bahia
Extensão geográfica do Estado é equivalente a da França; Salvador têm 2,5 milhões de habitantes; Estado da Bahia Salvador Municípios: 415 de 417; Clientes: mil (52% Baixa Renda); Empregados: 2.860; Faturamento: R$ 2,2 bilhões; BRAZIL Dados do PIB retirados no site do SEI e estão sujeitos a alteração Desigualdade social até 1 salário mínimo 47,3% 2 salários mínimos 72,9% Datos abril Media salarial de las capitales de las regiones Brasil 722 R$/mês Sudeste 829 Sul 624 Centro Oeste 619 Norte 571 Nordeste 510

3 Fornecer energia elétrica e serviços relacionados, ...
Missão - Coelba Fornecer energia elétrica e serviços relacionados, ... ... atendendo as necessidades dos clientes, com qualidade e rentabilidade, ... ... utilizando a incorporação de tecnologias e a excelência de seus empregados, ... ... contribuindo com o desenvolvimento sustentável da sociedade.

4 Resp. Social - contextualização
Responsabilidade Social “Capacidade das organizações de ouvir, compreender e satisfazer as expectativas e interesses legítimos de seus diversos públicos.” Instituto Ethos a comunidade aos seus empregados aos seus fornecedores ao meio ambiente ao poder público aos consumidores ao mercado aos acionistas

5 Responsabilidade Social Empresarial
As empresas precisam estar conscientes de que seu crescimento está atrelado ao desenvolvimento da sociedade na qual estão inseridas. No longo prazo não se pode ter empresas bem sucedidas em sociedades fracassadas.

6 Responsabilidade Social Empresarial
Para a Coelba a Responsabilidade Social não se resume a um programa, ou a um simples projeto. A Responsabilidade Social corre nas veias da empresa como um verdadeiro Valor, servindo a seus Acionistas, Administradores e Colaboradores.

7 Aumentar o Valor da Empresa
M A C R O E S T R A T É G I A S AUMENTAR EFICIÊNCIA RENTABILIDADE ATIVOS AUMENTAR RECEITAS MELH.RELACIONAMENTO Aumentar o Valor da Empresa RESULTADO ECONÔMICO EVA,EBTIDA,Lucro Líquido e EBITDA/ROL INCREMENTAR CONSUMO E VENDA DE SERVIÇOS REDUZIR DESPESAS OTIMIZAR ATIVOS Clientes por Empregado Despesas por Cliente Lucro Líquido/Investimento Remunerado WACC ISODI Incremento Receita Novos Produtos e Serviços Incremento de Receita Operacional Líquida SATISFAÇÃO (Fidelizar,Reter) MELHORIA DA IMAGEM CORPORATIVA CLIENTE (PERCEPÇÃO) EXCELÊNCIA NA QUALIDADE SERVIÇO Índice de Satisfação da Qualidade Percebida Índice de Reclamações Posição IDAR Imagem GA Eficiência na Gestão da Rede CT Mudança Radical na Cobrança e Perdas CO Conhecer e Desenvolver nosso Mercado GA Transformar os Riscos Regulat. em Oportunidades CO Otimizar o Mix de Canais de Atendimento RH Ser Empresa Cidadã RH Ser Empresa Cidadã E S T R A T É G I A S VISÃO INTERNA DOS PROCESSOS / Cliente Custo Atendimento Índice Satisfação nos canais Nº Atendim./Cliente Custo O&M/Cliente Custo N. Lig./Cliente NCC TMA Custo (leit.+fat.+arrec .+ perdas+cobrança) ICR global, IPE Contas Retificadas Consumo Médio Resid. Consumo Médio Gr A Margem Comp/Venda E.Contratada/E.Vendida Receita Clientes P.Livre Universalização,B.Renda Revisão Tarifária, R.433 La metodología reconoce las interrelaciones existentes entre personas, procesos y tecnología. Para asegurar el éxito de la reingeniería deberán considerarse los tres factores. La mejora de los procesos deberá tener en cuenta aspectos como los siguientes: Cómo se alinean los elementos organizativos con el nuevo diseño Cómo se va a gestionar el cambio de la situación actual a la visión futura Cuál es la situación actual de la tecnología Qué habilitadores tecnológicos van a permitir el cambio Posição ETHOS SC Consolidação dos Sistemas CT Integração das Empreiteiras FI Otimizar Recursos Financeiros CO Melhorar a Comunicação e o Relacionamento RH Pessoas Satisfeitas e Capazes FACILITADORES e interface dos sistemas Índice de consolidação Nota média das Empreiteiras Clima Organizacional Agregação Competências Taxas de Acidentes LIDERANÇA/GESTÃO Ações de Comunicação NIV Liquidez Imediata ... Sistema de Gestão Reestruturação Organizacional Plano Estratégico Reengenharia no Orçamento

8 Programa de Responsabilidade
Foco externo Programa de Responsabilidade Social Coelba: Investimento 2002 R$ 25 milhões Meio-Ambiente Educação Cultura

9 Educação

10 produtivo e competitivo.
A falta de investimentos em educação gera Exclusão Pobreza Injustiça Violência A educação transforma o indivíduo em cidadão produtivo e competitivo.

11 Educação Programa Jovem Cidadão - Perfil de seleção;
Aprendendo a trabalhar - jovem aprendiz; Capacitação - informática, eletricidade e relações humanas; Idade de 15 a 17anos; Bolsa-auxílio e direitos trabalhistas; Convênio com ONG Sementes do Amanhã. -

12 Educação Alfabetização Solidária Municípios selecionados;
Atinge toda a população; Melhora a qualificação profissional; Resultado alcançado (2002): Belmonte - 40,8% ==> 29,1% Caravelas - 37,7% ==> 29,2%

13 Educação Objetivos: Projeto Agente Coelba
Utilização racional da energia elétrica; Segurança e prevenção de acidentes; Geração de empregos; Educação e capacitação. Conseqüências: clientes atendidos; Investimento de mais de R$4 milhões.

14 Educação Convênio SESI/SENAI. Projeto Eletricistas de Comunidade
Objetivos: Formação e qualificação de profissionais; Geração de empregos; Agilização do atendimento; Conseqüências: 1.200 pessoas treinadas (2002); Mais de 200 profissionais - Cajazeiras; Investimento de mais de R$

15 Educação Fala menino Objetivo:
Desenvolver junto ao público infanto-juvenil uma nova consciência sobre o uso da energia elétrica e os cuidados que devem ser tomados para aproveitar ao máximo todas as coisas boas que a energia elétrica pode proporcionar.

16 Educação - outras ações
Formação de Terceiros / Empreiteiros: 468 cursos horas; 5.762 profissionais; Cooperação com escolas públicas: Conhecimentos teóricos / práticos; Programa estágio curricular estagiários; Programa Trainee.

17 Meio-Ambiente

18 Meio-Ambiente Programa Faixa de Servidão Eficaz Hortas comunitárias;
Contrato de comodato; Cidades de Salvador, Ipiaú e Feira de Santana;

19 Meio-Ambiente Programa Arborização Urbana Criação do guia;
Orientação aos municípios; Qualificação das podas; Prevenção de acidentes; Plantio racional;

20 Meio-Ambiente Outras ações: 32 Programas Ambientais;
Fim da foto poluição em Porto Seguro - Tartaruga Marinha; Instalação de Redes Ecológicas - Ilha dos Frades - LT´s; Atuações urbanísticas; Programa de Educação Ambiental; Projeto Corrente da Vida - SOS Energia: 84 professores e alunos; Investimento de R$ ;

21 Cultura

22 Cultura FAZCULTURA Mais de 30 produções teatrais (2001 - 2003);
Programa de apoio à divulgação ao teatro divulgação em todo o estado da Bahia; Circo Picollino: Crianças de 5 a 12 anos; 4000 crianças por ano; Uso racional de energia e segurança;

23 Esporte FAZATLETA Ginástica Rítmica; Atletismo; Natação; Judô; Karatê;
Hipismo; Iatismo;

24 Proj. p/ comunidade e ações sociais
Segurança de Terceiros Obras Sociais de Irmã Dulce Instituto de Cegos da Bahia / Oficina Pedagógica Hospital Aristides Maltez - LBCC Caminho da Redenção/ Família Guardiã/Menor Carente Projeto Axé / Menores de rua Creche Alan Kardec / 179 crianças Organização de Auxílio Fraterno jovens carentes CAASAH - Prevenção e treinamento Programa Luz no Campo / novas ligações

25 Proj. p/ comunidade e ações sociais
Empresas Parceiras Implantação do Plano de Saúde e Segurança do Trabalho para Empresas Parceiras.

26 Instrumento de Gestão Acompanhamento  e avaliação das ações
implementadas em Responsabilidade Social;

27 Ações Implementadas Publicação do Balanço Social e Ambiental
2001/2002.

28 Ações Implementadas Implantação do Código de Ética em 2002:
Profissionais/Coelba; Clientes; Fornecedores; Concorrentes; Sociedade; Acionistas; Implantação do Código de Ética em 2002:

29 Reconhecimento Empresa Cidadã: Prêmio Procel 1998 / 1999 / 2000;
Melhor Gestão - Programa Luz no Campo 2001/2002; Selo Empresa Solidária - Alfabetização Solidária / 2001 / 2002; Câmara de Comércio Brasil-Espanha - Ação Social ; Selo Herbert de Souza - Balanço Social 2002; Líder Empresarial Estadual 2001 / Fórum de Líderes; Quarta empresa em RSE - ABRADEE.

30 Contato Antônio Pedro Gordilho Diretor de Recursos Humanos
Tel -


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