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Controladoria Controller Controladoria Niveis. Controladoria Departamento responsável pelo projeto, elaboração, formatação e controle das informações.

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1 Controladoria Controller Controladoria Niveis

2 Controladoria Departamento responsável pelo projeto, elaboração, formatação e controle das informações operacionais financeiras e contábeisDepartamento responsável pelo projeto, elaboração, formatação e controle das informações operacionais financeiras e contábeis –Organizar e reportar informações para a tomada de decisão –Manter constantemente monitoramento sobre os controles das diversas atividades –Influenciar as decisões dos gestores

3 Controladoria Objetivo: Estudo e prática das funções de planejamento, controle, registro e divulgação dos fenômenos da administração econômica e financeira em geralObjetivo: Estudo e prática das funções de planejamento, controle, registro e divulgação dos fenômenos da administração econômica e financeira em geral

4 Controladoria Missão: otimizar os resultados econômicos da empresa por meio da definição de um modelo de informações baseado na forma de gestãoMissão: otimizar os resultados econômicos da empresa por meio da definição de um modelo de informações baseado na forma de gestão

5 Controladoria Uma empresa que possui controladoria consegue responder:Uma empresa que possui controladoria consegue responder: –Sabe-se as origens de cada ingresso de recurso? –Sabe-se o destino de cada item de saída? –As receitas e despesas estão dentro dos valores e limites esperados? –Os desvios nesses parâmetros são de rápido conhecimento? –Os SIC suprem as tomadas de decisão?

6 Controladoria - Estruturação: Contábil – FiscalContábil – Fiscal Contabilidade tradicionalContabilidade tradicional Relatórios com fins societários, fiscais, tributários, auditoriaRelatórios com fins societários, fiscais, tributários, auditoria Conciliação de contasConciliação de contas Controle patrimonialControle patrimonial Planejamento e Controle Orçamento e projeções Contabilidade gerencial Acompanhamento do negócio Medidas de Desempenho

7 Controladoria FunçõesFunções –Contribuir, Conhecer e acompanhar o plano de negócios –Controle das operações – analisar os sistemas operacionais –Medir performance –Medir eficiência dos objetivos do negócio –Proteção para os ativos da empresa –Redução de custos –Verificar objetivos traçados e realizados –Analisar causas de desvios e sugerir soluções –Analisar a adequação da utilização de recursos (materiais e humanos)

8 Controller Assessorar o CEO e os demais gestores na definição estratégica, fornecendo informações rápidas e confiáveis sobre a empresaAssessorar o CEO e os demais gestores na definição estratégica, fornecendo informações rápidas e confiáveis sobre a empresa Planejamento operacional baseado no sistema de informações atual, integrado para otimização das análisesPlanejamento operacional baseado no sistema de informações atual, integrado para otimização das análises Controle: Juiz ou perito - QualidadeControle: Juiz ou perito - Qualidade

9 Controller Finance controllerFinance controller Corporative ControllerCorporative Controller Planting ControllerPlanting Controller Controller para unidade de negóciosController para unidade de negócios Gerente de controladoriaGerente de controladoria Gerente Administrativo FinanceiroGerente Administrativo Financeiro Gestor do Sistema de Informações Gerenciais

10 Controller: técnicos ContabilidadeContabilidade FinançasFinanças Sistemas de InformaçõesSistemas de Informações Tecnologia da informaçãoTecnologia da informação Visão empresarialVisão empresarial Métodos quantitativosMétodos quantitativos Processos informatizados nas funções de bens e serviçosProcessos informatizados nas funções de bens e serviços

11 Controller Coletar informações para tomada de DecisãoColetar informações para tomada de Decisão Elaboração de relatóriosElaboração de relatórios Informações customizadasInformações customizadas Gráficos e formas visuais de informaçõesGráficos e formas visuais de informações Visão pro ativa e preocupada para o futuroVisão pro ativa e preocupada para o futuro

12 Relatórios automáticos, precisos e confiáveisRelatórios automáticos, precisos e confiáveis ConselheiroConselheiro Consultor – soluçõesConsultor – soluções ImparcialidadeImparcialidade Vender sua posiçãoVender sua posição Respeitar posicionamento dentro da empresaRespeitar posicionamento dentro da empresa Controller

13 Globalização Contabilidade SocialContabilidade Social Contabilidade AmbientalContabilidade Ambiental ÉticaÉtica Consultoria de Alto Nível – Business Plan - EstratégiaConsultoria de Alto Nível – Business Plan - Estratégia

14 Controladoria Estratégica Planejar as informações necessárias para o planejamento, implementação e controle das estratégias das empresasPlanejar as informações necessárias para o planejamento, implementação e controle das estratégias das empresas Elaborar e contribuir para o Business Plan – Planejamento EstratégicoElaborar e contribuir para o Business Plan – Planejamento Estratégico

15 Controladoria Estratégica Planejamento Estratégico – nível estratégicoPlanejamento Estratégico – nível estratégico Controle Gerencial - nível táticoControle Gerencial - nível tático Controle Operacional – nível operacionalControle Operacional – nível operacional

16 Planejamento Estratégico Início para estruturar o controle estratégico

17 Incerteza e Complexidade Desafio para qualquer organização... Sobreviver Se desenvolver ReagirProagir dar respostas rápidas e eficazes às mudanças impostas pelo ambiente planejar e agir sobre o ambiente para provocar mudanças que influenciem o ambiente a seu favor

18 Estratégia A estratégia é um plano, ou seja, um curso de ação deliberadamente e concebido para atingir determinados objetivos.A estratégia é um plano, ou seja, um curso de ação deliberadamente e concebido para atingir determinados objetivos. A estratégia é um pretexto, quando assume contornos de um blefe, uma manobra concebida para enganar um concorrente ou competidor.A estratégia é um pretexto, quando assume contornos de um blefe, uma manobra concebida para enganar um concorrente ou competidor. A estratégia é um padrão quando ações ou abordagens distintas se fundem, emergindo daí um padrão de comportamento o qual resulta na estratégia de uma empresa.A estratégia é um padrão quando ações ou abordagens distintas se fundem, emergindo daí um padrão de comportamento o qual resulta na estratégia de uma empresa. A estratégia é uma posição na medida em que é uma maneira de colocar ou posicionar a organização dentro do seu ambiente.A estratégia é uma posição na medida em que é uma maneira de colocar ou posicionar a organização dentro do seu ambiente. A estratégia é uma perspectiva, pois seu conteúdo exprime a forma da organização ver o mundo, enfatizando determinados aspectos do negócio, da cultura e da ideologia da organização.A estratégia é uma perspectiva, pois seu conteúdo exprime a forma da organização ver o mundo, enfatizando determinados aspectos do negócio, da cultura e da ideologia da organização.

19 Estratégia Estratégia: linha mestra de pensamento ou orientação para um grupo de atividades ou operações visando um objetivo comum. A estratégia fixa a direção A estratégia focaliza o esforço A estratégia define a organização A estratégia provê consistência Além de simples projeções de crescimento de vendas, produção ou lucros Dar forma a negócios e produtos de modo que eles possibilitem, os lucros e o crescimento almejados

20 Análise Externa SetorSetor PaísPaís MercadoMercado Matriz BCGMatriz BCG Ameaças e OportunidadesAmeaças e Oportunidades 5 forças de Porter5 forças de Porter

21 MATRIZ BCG Participação no Mercado ALTA BAIXA Taxa de Crescimento do Mercado BAIXA ALTA ? Alta participação num mercado com alta taxa de crescimento. Mercados com crescimento rápido tendem a atrair muita concorrência. Empresas necessitam gastar muito para proteger e ampliar a sua participação de mercado. O ideal é que as estrelas transformem-se em vacas leiteiras. Baixa participação num mercado de alto crescimento Obter participação neste mercado pode ser dispendioso, mas se os pontos de interrogação tiverem potencial de longo prazo para tornarem-se estrelas ou vacas leiteiras, vale a pena investir neles. Baixa participação num mercado de crescimento lento. Os abacaxis servem um grupo leal de clientes lucrativos, porém tendem a não ser uma fonte importante de receita para a empresa. Geralmente, são eliminados das empresas. Alta participação num mercado de crescimento mais lento. A concorrência é menos intensa associada a uma liderança no mercado geram vacas leiteiras, ou seja, unidades cujas receitas podem ir para outros negócios ou para pesquisas e desenvolvimento.

22 Análise Interna Pontos FracosPontos Fracos Pontos FortesPontos Fortes SWOTSWOT

23 Definição MissãoMissão ValoresValores VisãoVisão Objetivos de Longo PrazoObjetivos de Longo Prazo Objetivos de Curto PrazoObjetivos de Curto Prazo MetasMetas EstratégiasEstratégias

24 A melhor forma de prever o futuro é criá-lo (Peter Drucker) É mais importante adotar a estratégia correta do que o lucro imediato (Philip Kotler) Deve-se concentrar recursos onde a empresa tem uma vantagem competitiva significativa (Von Clausewitz) Há significativa vantagem para o primeiro que se movimenta (Sun Tzu) Estratégia

25 Plano Estratégico

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